No limiar do silêncio e da letra

No limiar do silêncio e da letra Clarice Lispector
Maria Lucia Homem




Resenhas - No Limiar do Silêncio e da Letra


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
No livro "No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice", a autora Maria Lucia Homem busca desvendar a singularidade da obra de Clarice Lispector. Para isso, ela faz uma análise de diversos elementos que compõem a escrita da autora, como o uso da linguagem, as influências literárias, a relação com a filosofia, a intertextualidade e a construção da personagem.

Ao longo dos capítulos, Homem apresenta uma interpretação crítica das principais obras de Clarice, como "A Hora da Estrela", "Água Viva", "A Paixão Segundo G.H." e "Perto do Coração Selvagem". A autora também analisa a correspondência de Clarice e faz uma análise minuciosa de trechos de seus livros, em busca de elementos que possam contribuir para a compreensão da autoria da escritora.

Homem se utiliza de conceitos filosóficos e literários para embasar suas reflexões, mostrando como a obra de Clarice Lispector é complexa e rica em significados. A autora também discute questões de gênero, apontando como a escrita de Clarice pode ser vista como uma forma de resistência às normas e convenções sociais que oprimem as mulheres.
Ao finalizar a leitura de "No limiar do silêncio e da letra Traços da autoria em Clarice", de Maria Lucia Homem, é possível compreender melhor a complexidade e singularidade da obra da escritora brasileira Clarice Lispector. Através da análise minuciosa dos elementos literários presentes em seus textos, Homem consegue desvendar as particularidades da escrita clariceana, que mistura o silêncio e a palavra de maneira única.

O livro não se limita a uma análise literária, mas também contextualiza a vida e a época em que Clarice viveu, contribuindo para a compreensão da autora enquanto ser humano e artista. Através de reflexões sobre a relação entre a autoria, a escrita e a subjetividade, Homem convida o leitor a refletir sobre as múltiplas possibilidades de compreensão da literatura e da própria vida.

Assim, "No limiar do silêncio e da letra" se apresenta como uma obra fundamental para todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a escrita e a vida de Clarice Lispector, bem como para aqueles que buscam refletir sobre a complexidade da experiência humana e literária.
Por; Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur Pacheco 07/11/2019

Para os entusiastas em conhecer trabalhos relacionados a Clarice Lispector. Este é sem dúvida uma parada necessária. Uma análise completíssima, altamente recomendável.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR