1942: O Palestra Vai à Guerra

1942: O Palestra Vai à Guerra Celso De Campos Jr

Resenhas - 1942: O Palestra Vai à Guerra

Allan Diego 11/03/2023

História emocionante
Certamente um livro que deve ser lido por todos os palmeirense, e também pra quem gosta de história e futebol. O livro conta a saga vivida na época da 2a Guerra mundial em que devido aos acontecimentos, obrigaram o Palestra a mudar de nome e se tornar PALMEIRAS. Relata história de heróis que lutaram bravamente para honrar e manter viva a história do nosso Palestra.

Raphael 31/12/2020

História viva
Este exemplar conta a história da mudança de nome do então Palestra Itália para Palmeiras. O clube com raízes ítalo-brasileiras tinha um elenco fantástico à época e batia de frente com grandes clubes do cenário nacional. Ocorreu que no início da década de 1940 o Palestra começou a sofrer com ataques ideológicos graças à ditadura nacionalista de Getúlio Vargas. Além disso, o fato da Itália ter feito parte do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial fez com que a mídia e torcedores de outra clubes fizessem uma pressão na diretoria e membros do clube Palestrino. Além do conteúdo futebolístico, a leitura recompensa os aficionados por história, com uma redação divertida e impecável.

albertoscerri 14/12/2023

Um excelente trabalho de pesquisa
Celso de Campos Jr. fez um trabalho primoroso de pesquisa neste livro. Há diversas fontes, de grandes jornais a pequenos periódicos de meados do século 20. Para quem gosta de Palmeiras, de história e de futebol, é um prato cheio.

Henry__ 20/03/2024

Leitura fundamental para palmeirenses
A arrancada heróica de 1942 contada em detalhes e explica bem o "Corinthians é rival, São Paulo é inimigo": tricolores tentaram ligar o Palmeiras ao facismo e tomar nosso estádio. Em vão, pois o Palestra saia de cena invicto e o Palmeiras nascia campeão, em cima do São Paulo, que ainda desistiu do jogo antes do apito final.