O Fracasso da Psicanálise

Resenhas - O Fracasso da Psicanálise

Jonas 05/06/2014

Uma leitura necessária
Excelente livro!

Sou estudante de psicologia e procuro ler de tudo. Antes mesmo de entrar na universidade, já estudava sobre psicanálise. Li alguns livros do Freud (e pretendo ler mais) e inclusive li a biografia dele, escrita pelo Peter Gay.

O fato é que "O Fracasso da Psicanálise" não traz muitas novidades, até porque ele é um livro antigo, mas ele compila uma série de questões que são abafadas pelos psicanalistas. O Harry Wells discute o inatismo na teoria freudiana e é exatamente o que eu aprendo na universidade. Meus colegas não suportam mais psicanálise, alguns colegas conseguem perceber as contradições existentes na psicanálise, mas os professores sempre inventam uma desculpa para explicar o que não faz sentido (isso também é discutido no livro).

Qualquer aluno minimamente instruído e crítico consegue perceber as contradições existentes na psicanálise. Se você estuda um pouco sobre biologia, neurociência, sociologia e antropologia, além de psicologia, consegue perceber que as teorias freudianas caíram há muito tempo.

O livro compila apenas questões relacionadas ao inatismo biológico da teoria freudiana, mas existem outros vários aspectos contraditórios na teoria que achados posteriores ao livro demonstram. Há sim um mérito de Freud nas descobertas feitas na época, mas atualmente possuímos ferramentas muito mais eficientes, mais baratas e melhores do que a psicanálise.

Eu recomendo a leitura do livro por todos aqueles que estudam psicologia, que se interessam por ela e, principalmente, pelos que se interessam pela psicanálise. Certamente você não ouvirá isso em nenhum outro lugar.