Só o amor explica

Só o amor explica Roberto Diógenes...

Resenhas - Só o amor explica

Phyetra0 08/01/2024

Transformador
A leitura foi ótima, me emocionei bastante ao decorrer da história, e também pude refletir bastante em determinadas situações? a maldade do povo me entristeceu muito, e repensei minhas atitudes para me certificar que não sou e nem serei como aqueles personagens. Já os ?bonzinhos? me serviram de muita inspiração. No começo fiquei demasiada triste pelos acontecimentos que ocorriam com eles, mas depois fui entendendo o porquê deles acontecerem. A leitura me rendeu muita empatia, reflexões e muito choro. Também pude compreender mais sobre o processo de reencarnação e outros questionamentos meus? LEIAM

Carla.Parreira 06/11/2023

Só o amor explica
O livro, cuja história é muito bela e romântica, deixa claro que os nossos protetores só interferem nas nossas atitudes quando pedimos ajuda através da prece. Caso contrário se portam apenas como observadores e, algumas vezes, como conselheiros. Enquanto deixam-nos com o livre-arbítrio, eles só podem ajudar rezando por nós. É por isso que nos momentos difíceis de nossa vida devemos evitar o desespero e buscar forças na prece. Isso é tão enfatizado no livro que dá vontade de ficar metade do dia só rezando, rs.
Achei válido ler que os espíritos evoluídos são os que mais sofrem quando encarnados, pois assim ensinam aos demais que o sofrimento é uma grande lição de vida. É um livro emocionante que nos demonstra amplo exemplo de força moral perante as dificuldades e diante dos ?inimigos? a quem devemos amor e perdão. Sem pestanejar digo que é uma leitura muito marcante e deixa uma lição: devemos amar de todo o coração quando não encontrarmos solução para muitas coisas que nos acontecem. Amando, descobriremos que existem muitas coisas que só o amor explica. É daí que advém a explicação de alguém que ama a todos e, independente do que lhe seja feito, deseja a todos que sejam felizes.

izzy 29/05/2021

Confesso que subestimei muito esse livro, no começo não estava tão interessada e por isso ate pausei a leitura por quase dois meses. É uma história muito sofrida, e por vários momentos quis desistir de vez, são tantos acontecimentos tristes que chega a ser repetitivo e maçante, mas de qualquer forma não tira o mérito de ser excelente livro sobre aprendizado de vida. O desfecho já era esperado e na minha opinião não teria sentido se não fosse de tal forma, mesmo que no fundo eu não quisesse esse fim, mas o livro é sobre exatamente isso, muitas coisas acontecem não porque queremos mas sim por ser necessário, e por fim pude entender que realmente, só o amor explica.

Amauri.Santos 22/01/2019

SÓ O AMOR EXPLICA
erminei mais uma leitura.
Só o amor explica, do Roberto Diógenes, pelo espírito Sulamita!
Uma estória que narra o amor de dois jovens que foram predestinados para viverem esse romance tão precoce!
Tarcísio e Rebeca, juntos com outros personagens movimentam a trama.
Amor, ódio, inveja, ambição, crimes, ciúmes, segredos, desejos, e uma boa dose de aprendizagem da Doutrina Espírita é o que deixa a gente querer saber tudo que vai rolar nos próximos capítulos!
Através de Tarcísio, o Espiritismo se faz presente, e vai mostrando que é na prática que sabemos se uma pessoa é Espírita mesmo, ou não!
Muitos acontecimentos, e reviravoltas vão acontecendo, e confesso que em alguns momentos achei um pouco previsível o final do livro..
É claro que isso não tira o mérito da mensagem que o autor e o espírito quis passar, que é sobretudo uma estória de superação, fé e esperança!
Ressalto que mais uma vez, o autor não teve muito cuidado, ou preocupação com a força que o livro dá ao preconceito com as religiões de matrizes africanas, e por mais que muitos não gostem, eu vou sempre bater nessa tecla, quando perceber essa "falha"..
Todos nós sabemos que o Espiritismo, não é a mesma coisa que a Umbanda e o Candomblé, são religiões completamente diferentes, mas em hipótese alguma, uma é inferior ou superior a outra, todas caminham de um jeito próprio, procurando sua evolução...
Em alguns trechos do livro, um determinado personagem, que é um espírita praticante, é acusado de ser "macumbeiro", ele se defende dizendo ser "espírita kardecista", e em nenhum momento, fazem questão de desmistificar essa ideia errada, que a umbanda ou candomblé é o mal, que os adeptos praticam o mal. Também não conseguem explicar, que o Espiritismo não tem ramificações, ou seja quem é espírita, não precisa afirmar que é kardecista, esse termo é "errado", e muita gente continua falando, assim como alguns umbandistas e candomblecistas dizem que são espíritas.
Embora na espiritualidade essas separações não sejam necessárias, pois os espíritos que trabalham no Doutrina codificada por Allan Kardec, podem perfeitamente trabalhar nos terreiros, espírito não tem religião, essa separação é nossa, enquanto encarnados!
A obra não perde seu valor por isso, mas também não dou nota 10 a este livro, que como disse se tornou previsível em alguns momentos, em outros momentos, achei o protagonista muito chato, e por mais evoluído que alguém seja , achei que determinadas atitudes eram "forçadas" por assim dizer..
Só o amor explica tem sua força sim, os mais românticos e também os que gostam de uma trama agitada vão se identificar, eu particularmente esperava um pouquinho mais do livro, mas algo de positivo eu sempre levo comigo...

Patty 02/11/2016

Super recomendo!
Amei o livro para aqueles que gostam de leituras espíritas é uma ótima pedida !

Romance e drama ao mesmo tempo !
Superados com os ensinamentos da doutrina....
Li ele super rápido pois é uma leitura fácil e ao mesmo tempo que prende sua atenção e vc não quer mais parar.

Suely 06/09/2015

Incrível!
Recomendo a todos que leiam esse livro incrivel! Uma história bela, cheia de amor, revolta, inveja, superação... enfim, uma lição de vida!
É uma história de amor onde o amor entre os protagonistas, supera tudo!

jack 15/09/2010

Excelente
Um livro que te emociona do inicio ao fim.
Mostra como o amor ainda é a coisa mais importante que temos e que devemos analisar nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Ana Ferraz 18/12/2009

Muito viajado, apesar dos principios espíritas estarem bem explicados, achei em alguns momentos cansativos, e muito irreal.

Foggia 22/08/2009

Acontece por aqui!
Só o amor explica relata a história de um grupo de pessoas que tem a oportunidade de vivenciar a vida através da visão espírita do personagem principal, que procura segui-la com todo cuidado e perseverança. Me pareceu cansativo em alguns trechos, chegando inclusive a quase parar a leitura. É uma leitura trivial e longa em alguns momentos, mas mantém desejo do leitor de acompanhá-la em função da qualidade dos princípios espíritas e da expectativa do desfecho da história, além de se passar na minha terra natal, o que, por se tratar de algo que pode ser verídico, causa o desejo de tentar acompanhar os acontecimentos e assim localizar na vida real as referências contidas no texto. (Acredito que o Centro fundado por Tarcísio seja o “André Luis”, no Guará.)