Vitor Hugo 15/03/2016Uma boa leitura, mas deve ser lido com bastante cuidado!!!O autor Bob Fifer, aparenta ser um empresário no estilo moda antiga, que foca todos os seus esforços e cultura empresarial nos lucros.
O livro possui boas dicas de como implementar o corte de custos na cultura da empresa, enxugando gastos desnecessários, aumentando as vendas e investindo em marketing.
A parte sobre meritocracia, benefícios e salários, foi sem dúvidas a melhor de todo o livro!!!
Mas nem tudo são flores...
Algumas lições do livro, não são mais adaptáveis ao mundo atual, ou melhor dizendo, aos novos empreendedores, funcionários, clientes e fornecedores:
- Bob, é bastante apoiador do modelo onde os colaboradores precisam passar por várias burocracias internas até que suas ideias e sugestões sejam aprovadas pelo gestor da empresa. É justamente esse tipo de organização, que cada vez mais, perde espaço para pequenas empresas revolucionárias, chamadas startups.
- Empresas com bastante hierarquia e dificuldade do funcionário para conseguir recursos financeiros para desenvolver projetos internos, estão morrendo para negócios ágeis, com estilo de gestão bem mais moderno e inovadores Ex: Google, Amazon, Facebook, Zappos, Uber, Airbnb, etc.
- Em outra passagem do livro, o autor cita que atrasar os pagamentos aos fornecedores, ajuda e muito na hora de conseguir ganhar um pouco mais de lucro. Sério que isso foi passado como um dica? A dica que vou deixar aqui é: Se coloque no lugar do outro, antes do lucro, tenha VALORES bem claros e mantenha sempre a ÉTICA profissional.
Você gosta que um cliente seu atrase o pagamento? Aposto que respondeu não. Então, se negociou o prazo junto ao fornecedor em 30 dias, pague dentro dos dias que foram dados. Se quiser prazos mais longos, negocie!
- Vender é mais importante que atender o cliente com qualidade. Vender o mesmo produto/serviço, à preços diferentes. Na era da informação, é praticamente impossível tomar tais atitudes... Se quer vender mais caro, trabalhe melhor a sua marca e ofereça melhores benefícios concretos aos clientes. O cliente de hoje é quem aponta para onde sua empresa deve ir. Empurrar uma venda sem um bom atendimento, até adianta em um primeiro contato(curto prazo), mas para estabelecer relações maiores(fidelização e longo prazo), isso se torna inviável!!!
Apesar de vários pontos negativos, dei 3 estrelas, pois ainda é possível tirar boas lições durante a leitura...
site:
https://www.youtube.com/watch?v=6zNvBhPOUH8