Dobre seus lucros

Dobre seus lucros Bob Fifer

Resenhas - Dobre seus lucros

Vitor Hugo 15/03/2016

Uma boa leitura, mas deve ser lido com bastante cuidado!!!
O autor Bob Fifer, aparenta ser um empresário no estilo moda antiga, que foca todos os seus esforços e cultura empresarial nos lucros.
O livro possui boas dicas de como implementar o corte de custos na cultura da empresa, enxugando gastos desnecessários, aumentando as vendas e investindo em marketing.
A parte sobre meritocracia, benefícios e salários, foi sem dúvidas a melhor de todo o livro!!!

Mas nem tudo são flores...
Algumas lições do livro, não são mais adaptáveis ao mundo atual, ou melhor dizendo, aos novos empreendedores, funcionários, clientes e fornecedores:

- Bob, é bastante apoiador do modelo onde os colaboradores precisam passar por várias burocracias internas até que suas ideias e sugestões sejam aprovadas pelo gestor da empresa. É justamente esse tipo de organização, que cada vez mais, perde espaço para pequenas empresas revolucionárias, chamadas startups.
- Empresas com bastante hierarquia e dificuldade do funcionário para conseguir recursos financeiros para desenvolver projetos internos, estão morrendo para negócios ágeis, com estilo de gestão bem mais moderno e inovadores Ex: Google, Amazon, Facebook, Zappos, Uber, Airbnb, etc.
- Em outra passagem do livro, o autor cita que atrasar os pagamentos aos fornecedores, ajuda e muito na hora de conseguir ganhar um pouco mais de lucro. Sério que isso foi passado como um dica? A dica que vou deixar aqui é: Se coloque no lugar do outro, antes do lucro, tenha VALORES bem claros e mantenha sempre a ÉTICA profissional.
Você gosta que um cliente seu atrase o pagamento? Aposto que respondeu não. Então, se negociou o prazo junto ao fornecedor em 30 dias, pague dentro dos dias que foram dados. Se quiser prazos mais longos, negocie!
- Vender é mais importante que atender o cliente com qualidade. Vender o mesmo produto/serviço, à preços diferentes. Na era da informação, é praticamente impossível tomar tais atitudes... Se quer vender mais caro, trabalhe melhor a sua marca e ofereça melhores benefícios concretos aos clientes. O cliente de hoje é quem aponta para onde sua empresa deve ir. Empurrar uma venda sem um bom atendimento, até adianta em um primeiro contato(curto prazo), mas para estabelecer relações maiores(fidelização e longo prazo), isso se torna inviável!!!

Apesar de vários pontos negativos, dei 3 estrelas, pois ainda é possível tirar boas lições durante a leitura...

site: https://www.youtube.com/watch?v=6zNvBhPOUH8
Jota.Potiguar 26/01/2023minha estante
A receita do rombo:
´´Um método fácil de favorecer o balanço de sua empresa este ano (embora só funcione uma vez) é atrasar seus pagamentos. A maioria dos fornecedores prefere esperar para receber a perdê-lo definitivamente como cliente. Passe a pagar suas contas em 45 dias, depois sessenta dias, depois em três ou seis meses, no caso dos fornecedores mais tolerantes. Nunca pague uma conta até que o fornecedor pergunte por ela pelo menos duas vezes. Certos fornecedores chegam a levar até dois anos para reclamar o pagamento de uma conta.´´

MauricioTiso 10/12/2014

Um livro focado em ações pontuais para aumento de lucro via corte de custos e via aumento de receita/margem.
Traz exemplos práticos de ações que não demandam implementação de tecnologia ou grandes investimentos por parte da Cia, porém, essas ações pedem um Ativo muito mais difícil de adquirir: CULTURA e PERFIL dos colaboradores.
Cultura no sentido de o modo como se faz as coisas, pois o modo como Fifer sugere demanda uma postura que vai contra a nossa cultura latina e vai contra as mais recentes correntes de desenvolvimento de pessoas. Não que a cultura latina ou as correntes de desenvolvimento de pessoas sejam grilhões contra o lucro, mas é um caminho menos direto do que o sugerido pelo autor.
Lembro de um vídeo (Disponível no Youtube) onde o Carlos Brito, atual CEO da ABInbev, é questionado como sua Cia, conhecida pela austeridade nos custos e nas metas, poderia ser uma empresa voltada para Gente e um bom lugar para se trabalhar. Sua resposta foi simples e direta: Algo como que sua Cia era a melhor empresa do mundo para as pessoas que tinham o perfil para trabalhar lá e que se essas pessoas trabalhassem em qualquer outro lugar que não exigisse tanto delas, elas com certeza seriam pessoas infelizes.
Esse, na minha avaliação, é o verdadeiro preço que as ideias de Fifer irão cobrar do Executivo/Empresario que for implementa-las.
O livro aborda desde ações e posturas para se reduzir e melhor alocar os gastos, classificando-os em Estratégicos e Não Estratégicos, até ações e posturas para aumentar a Receita e a Margem Bruta que passa inevitavelmente pelo Time de Vendas e pelas estratégias de precificação.
Esta ultima é, na minha opinião, a melhor etapa mencionada no Livro (Etapa 66).
Recomendo a todos os gestores que lidem com P&L ou Planejamento, porém, oriento que não deixem de ponderar a Cultura de sua Cia e Perfil de seus colaboradores e comecem pelas etapas mais aplicáveis.

Larissa Barbosa 14/08/2016

Extraordinário!
Eu passei dois meses estudando esse livro. Considerando que não sou de passar muito tempo com uma obra, deve-se entender daí quanto conteúdo ela oferece. E o melhor: De forma direta, sem enrolação. Ele é todo dividido em lições curtas (2-3 páginas no máximo), mas nenhuma poderia ter sido retirada do texto. Todas são extremamente relevantes. Sim, há quem defenda que o Bob é radical em algumas coisas ou que outras lições já não são tão efetivas pra realidade atual de startups e etc., mas não importa. Mesmo que você não concorde aqui e acolá, você vai gostar do livro e ele vai te abrir muito a cabeça. Mais que recomendo!

Luis Fernando 01/09/2018

Dobre Seus Lucros
Se você quer dobrar seus lucros, preocupe-se principalmente com esses três aspectos da sua empresa: a cultura, a redução de custos e o aumento de vendas. Para isso, é muito importante que seus funcionários também enxerguem a importância desses pontos e se sintam motivados a ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e metas. Trabalhar em um ambiente meritocrático é essencial. Busque reconhecer os melhores e aqueles que se esforçam mais pelo objetivo coletivo e comunique claramente o que você espera de cada profissional.

Eduardo Maldaner 27/12/2018

Foco no Resultado! Vale a pena ler! Um dos melhores livros que já li.
Livro bem objetivo! Foco total em dar resultados. Promove muitas reflexões, claro que é necessário ponderar algumas coisas, mas é bem provocativo. O livro foi escrito em 1993 por isso também é importante refletir, mas todos conceitos são bem atualizados. Simplificar, reduzir burocracia, saber dizer não é ser trazer muita produtividade para o negócio. Foco, determinação e disciplina. A parte de vendas também é excelente! Vale a pena ler!

Richard.Lima 19/09/2019

Deve ser lido com olhar de administrador
Este é um excelente livro, com linguagem simples e que vai direto ao ponto. Leitura fácil, grande parte das dicas podem e devem ser aplicadas por empreendedores brasileiros (há algumas poucas exceções que não se aplicam ao Brasil). No entanto o livro só será aproveitado por aqueles que entendam tecnicamente os termos usados pelo autor, que apesar de simples, guardam seus segredos que não podem ser acessados pelo leigo em administração (e muitos dos que se formaram sem se comprometerem a aprender o que deveriam como administradores). Recomendadíssimo.

Jorge Lavagnoli 17/07/2021

Conceito necessários
O livro, apesar de ser antigo, apresenta conceitos necessários para um administrador se aprimorar, porém não é um conteúdo indispensável e tampouco exclusivo.
Vale a pena por reforçar ideias e comportamentos que nós, administradores de negócios, não podemos negligenciar.

Alex Souza 04/07/2013

Recomendo!
Gostei. Um livro direto, objetivo, aborda sem rodeios pontos importantes para a administração de uma empresa, enfim, um verdadeiro curso pode-se assim dizer!

Sem dúvidas que será a partir daqui o meu livro de cabeceira, usarei-o sempre que precisar de bons conselhos.

Um abraço!

sidneimiranda 20/10/2013

Leia e aprenda a dobrar seus lucros.
Eu adoro livros verdadeiramente impactantes, de conteúdo relevante, que faz a diferença, sem o mesmo de sempre, sem repetição.
Quando o autor é realmente independente e não tem amarras com o sistema, com o mercado, com hábitos viciados do mercado, então podemos ter um livro como esse que não tem medo de falar o que, de fato, pode aumentar os lucros. São quebras de paradigmas. Mas não deviam ser, porque as empresas deveriam pensar assim desde sua fundação.
É por causa de comportamentos oriundos de vícios formados a partir da zona de conforto que esse autor consegue proporcionar informações que fazem a diferença e nada mais que isso.
E é excelente, inclusive pela abordagem corajosa que demonstra através das palavras bem escolhidas e isentas de frescura ou do uso de terminologias do ambiente dos executivos ou empreendedores, o que facilita ainda mais sua absorção.
Só me assustei com o capítulo onde ele sugere não pagar os fornecedores. Mas isso você vai ter que conferir.
Leia e aprenda a dobrar seus lucros.

Handerson 13/11/2013

Aplicações da Lei de Parkinson e macetes para negociação de preços com clientes e fornecedores
Livro interessante. Contém muitas aplicações da Lei de Parkinson para redução de custos e muitas estratégias e "macetes" para negociação de preços com fornecedores e clientes. Ensina a ter mais foco no resultado (lucro) e menos perda de tempo com "processos". Vou reler.

Marcus 14/09/2014

Custos, Custos e Custos!
Excelente livro para quem busca uma visão simplista da redução de custos e da meta de atingir o lucro (Meta que deve ser a de qualquer tipo de organização).
Leitura fácil e direta, indico a todos aqueles que buscar um novo olhar sobre maximização do lucro.

diego 06/01/2016

Resenha
Dobre seus lucros
Não é atoa que esse é o livro de cabeceira do Marcel Telles -Inbev Ambev (Exame).
Em sua obra Bob Fifer mostra como qualquer empresa, desde pequena até as gigantes, podem dobrar seus lucros a partir de atitudes e métodos estratégicos e sem um pingo de vaidade.
Ele também da dicas e fala sobre vendas.
Curti bastante o livro, por isso recomendo a leitura!

Cesar Marcondes 10/02/2016

Básico, mas fundamental
O livro Dobre Seus Lucros é um livro básico, de fácil leitura e com dicas bem práticas, porém não é detalhista na solução. Porém, vale a pena a leitura pois há muitos pontos que podem ser adotados na sua empresa. Antes de virar empresário, fui funcionário e vejo que realmente o que ele cita no livro é o que ocorre no mundo corporativo. Com dicas para reduzir os custos, baseado no modelo da Ambev de gestão, é possível a empresa obter mais lucro. Por outro lado, em algumas dicas sou contra, como atrasar pagamento de fornecedor.

ThaAs209 20/02/2024

Bem aplicável
Esse é aquele tipo de livro de páginas marcadas pra consultas futuras, consegui aplicar na minha empresa cerca de 40% dos ensinamentos do livro e alcancei um excelente resultado. Cabe ao leitor saber extrair as informações e adaptar para seu tipo de negócio. Muito bom