Empresa de Corpo, Mente e Alma

Empresa de Corpo, Mente e Alma Roberto Adami Tranjan

Resenhas - Empresa de Corpo, Mente e Alma

Alê 21/06/2010

Esse é um daqueles livros difíceis de digerir, não pela leitura, que é fácil e prazeiroza, mas pela forma como o livro incomoda e instiga a reflexão.

A leitura desse livro por um líder e os coloca em "xeque": qual o limite para que a empresa caminhe com o corpo, mente e alma?
Atender as necessidades dos colaboradores é importante (o episódio festa de confraternização) mostrou isso, mas será que devemos fazer isso sempre? O caso "intoxicação x leite" gera essa discusão, será necessáro atender as vontades mesmo quando o outro não tem razão?

Uma coisa que poderia ter sido explorada no livro é essa fórmula mágica, como faço então para ter corpo, mente e alma? Lidar com profissionais maduros realmente torna o trabalho mais fácil, mas e quando nossos colaboradores não são maduros?

Tornar a empresa eficaz e lucrativa: isso é o que queremos ter (e isso todos nós sabemos), mas como chegar lá?
Quero a receita do bolo!!!

ANA 31/05/2010

Empresa de corpo, mente e alma
A leitura do livro, “ A empresa de corpo, mente e alma, nos apresenta justamento a tríade necessária em uma empresa. As empresas precisam trabalhar, tendo o corpo a mente e a alma. O corpo; é a empresa, em suas funções e partes financeiras, a mente; trabalha a imagem da empresa, visando o cliente, e a alma; trabalha a parte interna de uma empresa, cuida dos colaboradores, motivando-os dentro da empresa. O livro mostra aos empresários, e a todos nós que a empresa não é apenas o corpo, ou mente, ou a alma, é o conjunto dos três elementos que a torna uma empresa de sucesso. Cada um tem um função determinante dentro da empresa, cuidando de um aspecto em suas particularidades.
Na minha opinião,esse é um bom livro, porém , não me senti tão atraída por essa leitura, quanto me senti por metanóia.Acredito que seja um tipo de leitura que não seja tão agradável para se fazer, quando não há um grande interesse pelo tema.
Em relação ao livro, gostei de uma frase, do escritor de um grande livro, “ o pequeno príncipe”, que diz;
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”
( Antonie de Saint – Exupéry)
Somente o coração, os sentimentos são capazes de ver, o que os olhos não são.Muitas vezes, é necessário, seguir o que nos mostra o coração, e ter a alma,para compreender os sentimentos dos colaboradores, da equipe. Assim, fica clara, que a Tríade. Corpo, mente e alma, são os alicerces de uma empresa.

RU 19/05/2010

O livro fala como conduzir uma organização, conta historias para que o líder possa agir
da melhor maneira,a parte que me chamou a atenção foi quando ele diz que,os liderados precisam saber o porque das tarefas ,qual a finalidade de executar os retornos que ambos terão, mostrando assim a importância de cada liderado.O líder precisa conhecer sua organização num todo!
“Quando não se conhece o todo reduz –se ao mínimo “

Renata Ribeiro 03/05/2010

Empresa de Corpo, Mente e Alma
Este livro é ideal para todo aquele que possui ou deseja ter uma empresa, já que apresenta situações que acontecem em inúmeras empresas e que podem causar o fracasso destas, dando ao líder a chance de perceber como uma verdadeira empresa deve ser para ter um total aproveitamento.
Logo no início do livro, já se pode conhecer um dos tipos mais comuns (a meu ver) de empresas: empresa-objeto. Nesta empresa, a única preocupação é o lucro, onde cliente e funcionário são considerados apenas números.
A seguir, existe a empresa-desnorteada, que não é capaz de agir de improviso, não se adapta a mudanças.
Já na empresa-sensível existe uma supervalorização das pessoas, que são recompensadas não por suas habilidades, e sim de uma maneira assistencialista.
Outra característica citada no livro, é o conjunto corpo-mente-alma, que garante uma empresa plena.
O corpo é a parte mais vísivel da empresa, que organiza, cria, controla.
A mente é a ideia, o pensamento, o 'gene' da empresa.
A alma é a dedicação, a vontade, os valores.
E, por fim, a grande empresa, aquela que prospera, que lucra, é definida como empresa plena, onde corpo, mente e alma se encontram em harmonia, em dosagens certas.

LALA 19/04/2010

Resenha do livro.
O livro trata de três tipos de empresa, sendo elas, a empresa-objeto, a empresa desnorteada e a empresa sensível, sendo que os interesses de uma é totalmente diferente da outra. A primeira está sempre preocupada com os lucros, a segunda nunca sabe muito bem como lidar com mudanças e como agir diante de diversas situações e na última, a preocupação maior são os seus funcionários (até mais do que seus clientes).
O livro explica também essa divisão que faz parte de todas as empresas, o corpo (que conclui como tudo que é material na empresa), a mente (as idéias, os planejamentos) e a alma (a relação do ser humano).
É um bom livro, principalmente para aqueles que possuem empresa ou estão a caminho de ter uma. Ele não te indica o que fazer, mas apresenta situações que qualquer um não gostaria de passar, e assim, faz com que você saiba de qual maneira deve conduzir seus negócios.