Arsenio Meira 14/05/2014
Entre a Carne e a Cruz : o embate entre a Fé e a vaidade
Padre Sérgio (1890) resulta da crise (chamada grande crise, de tão famosa que ficou) por que passou Tolstói nos anos anteriores ao lançamento desta pequena obra-prima. Nesse período, o velho Leon condenou toda a sua obra pretérita, cujo acento misógino é nitidamente visível. Essa novela realça um tema que há muito vinha angustiando o genial escritor russo: o amor carnal, visto como nocivo pelo protagonista, porquanto surge como entrave para consumar a necessidade de se reprimir as tentações da carne em prol da força moral existente no homem.
E o Padre reflete: seu impulso de aderir a uma vida monástica teria sido resultado de uma desilusão amorosa. É neste ponto, em particular e sob minha ótica, que Tolstói construiu magnificamente o dilema da vaidade. O padre só tornara-se padre para corroborar uma falsa altivez, uma superioridade inexistente perante os seus iguais. Como se a renúncia se prestasse a diminuir as outras pessoas. Não é por aí, e Tolstói dinamitou esse prurido que até hoje, acho, acomete vários homens voltados diretamente para o Sacerdócio. Não é à toa a analogia tecida e que antagoniza a mulher fatal à imagem do diabo, sempre que o pobre Padre Sérgio se confronta com a tentação. E mais: não deixa de ser um romance de tiro curto a serviço de um grande ajuste de contas com a Igreja ortodoxa; Tolstói já havia denunciado as iniquidades do Templo Ortodoxo, e em Padre Sérgio desmistifica a vida monacal, e expõe com destreza a mercantilização da fé, a ideia cartesiana e castradora incutida pela Igreja ortodoxa segundo a qual o homem pode salvar-se das tentações da vida renunciando a tudo, mediante o ato de confinar-se em um mosteiro. De que adianta a clausura, se o pensamento não permite a morte do desejo sexual?
Padre Sérgio é um personagem do nosso tempo. No livro, ele percebe um profundo elo paradoxal entre a pregação da fé e da moral cristã e os atos reais e sub-reptícios de alguns pregadores. Além de não conseguir fugir a tais tentações, ele acaba fugindo mesmo é do mosteiro por não suportar a hipocrisia dos stáriets; passa, então, a descrer totalmente dos ensinamentos e da prática da Igreja e até a duvidar da existência de Deus. Não foge da religião em si mas daquela religião timbrada, oficial. Termina por buscar a resposta às suas torturantes dúvidas na religião do povo, em quem, segundo Tolstói, está o sentido da própria vida. Procura a prima Máchenka, que já foi rica, sofreu, e agora vive numa pobreza quase extrema. Ela é o elo que o liga ao povo, à sua experiência, e após o encontro com ela Padre Sérgio assume definitivamente a vida de peregrino entre outros miseráveis, consumando na prática a condição tolstoiana para alcançar a salvação da alma.
Padre Sérgio sente todo o sangue do corpo estancando no coração, perde a respiração, mas acaba abrindo a porta, ou pelo menos, deixa uma fresta aberta, e fresta ou não, já não há mais muro ou porta capaz de estancar o sangue que escorre da artéria amorosa da luxúria, essa velha senhora assanhada e sagaz...