Father Sergius

Resenhas - Padre Sérgio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juliana 23/04/2024

Coitado do padre sergio
Confesso que senti pena do protagonista , viveu uma vida inteira para atender expectativas que estavam predeterminadas antes dele nascer, viveu uma vida para ser o melhor e ter orgulho, porém quando aparentemente conquistou tudo decide largar tudo e começar a carreira no mosteiro ( que ao meu ver não fica mto bem explicada sua vocação ) e por medo de pecar continua não podendo ser ele mesmo, ter seus próprios desejos e no final continua sendo escravo do orgulho de ser " mais humilde "

Lukas 18/04/2024

O Pecado do Orgulho
Eu achei uma boa experiência, foi minha segunda leitura de Tolstoi, o que gostei muito nesse livro foi toda a dualidade do padre como figura santa, mas no fundo consumido pelo pecado do orgulho.

fonsecsa 12/03/2024

Muito diferente de qualquer expectativa minha, mas muito bom. Dá pra entender porque Tolstói é um autor tão renomado.

GG 12/03/2024

Escrito num período de conturbação religiosa do autor, Padre Sérgio é um livro sobre se encontrar com Deus. Onde Ele está, como se conectar com ele?

Além disso, trata da vaidade e das reais motivações pessoais para tomada de decisões de vida, se elas são genuínas ou um pretexto para angariar admiração ou inveja alheia como modo de autopromoção.

Particularmente eu gostei dessa novela, dá pra sentir esse conflito espiritual e as críticas feitas à igreja e, principalmente, aos homens.

Maria11725 11/03/2024

Primeira leitura do Tolstói
O Padre Sérgio, em minha concepção, se tornou padre devido a sua própria natureza de vaidade, orgulho e soberba... passando por diversas fases da vida, nunca se sentira satisfeito, almejando frequentemente mais. entretanto, acredito que ao chegar em um patamar de quase santo, esta persona se aproximava do mais sublime que rodeia os seres humanos: Deus. Mas, enfim, ao tomar de si, compreende que ele é apenas um pecador em constante construção e desconstrução do seu ser.

Biankóvisk 10/03/2024

Se o pecado existe, devemos renunciar a ele?
"Páchenka, não sou uma homem santo, não sou nem mesmo um homem simples e comum: sou um pecador torpe, abjeto, um pervertido, um pecador orgulhoso e, se não sou o que há de pior na raça humana, estou entre os piores dos piores."

Padre Sérgio é uma obra que fala sobre como Kássatski, um príncipe com uma carreira militar em ascensão e um importante noivado a espera, decide simplesmente largar tudo e se tornar um monge.

Apesar de curto, o livro é bem conciso e foca apenas no Padre Sérgio (Kássatski), de forma que os personagens secundários aparecem e somem rápido após executarem sua função na história sem que tudo pareça corrido, então é bem consistente e fecha bem os pontos de cada situação, a gente não sente que ficou faltando algo.

Ainda assim, achei uma história bem fraquinha comparada a outra obra que li de Tolstói ("A Morte de Ivan Ilitch), tanto que achei a resposta de Tolstói ao Sínodo muito mais interessante do que o próprio livro.

Mas é tão curtinho que prende a atenção, vale a pena ler para passar o tempo, mas particularmente não gostei tanto.

Steffany4 04/03/2024minha estante
Resenha impecável como sempre, amor! ? ????

Géss 29/02/2024

Livro que resume bem os dilemas e preocupações de Tolstói no final da vida, através do personagem Padre Sérgio. É fácil sublinhar aqui os muitos ecos e opiniões do autor. Pra mim é uma novela que figura entre as obras primas de Tolstói.

Wolpim 27/02/2024

Uma análise filosófica INCRÍVEL sobre Deus, fé e reclusão!
?Não há Deus para aqueles que, como eu, vivem para a vaidade humana.?

Não consigo resumir em um parágrafo o impacto - outra vez - que foi essa leitura. Tolstói é um gênio no quesito análise filosófica comportamental do ser humano. Assim como a ?Morte de Ivan Ilitch?, o mestre Tolstói, me causou um reboliço profundo ao contar às dificuldades internas da jornada do Padre Sérgio.

Se você gosta dos temas fé, Deus, sem soar piegas, com uma mensagem filosófica intensa, leia!

?Quanto menos importância dava à opinião das pessoas, mais fortemente sentia a presença de Deus.?

RaquelSales17 13/02/2024

O padre de Tolstoi
Trata-se da história de Stiepán Kassátski que teve uma grande desilusão amorosa às vésperas de seu casamento, de maneira que ao confrontar a noiva, abandonou tudo e foi seguir a vida de celibato, enfrentando e sofrendo todas as tentações e limitações do então Padre Sérgio

Gerson91 07/02/2024

Uma história muito bem contada com profundidade e muita sabedoria. Aqui o mestre Tolstoi expõe a alma de um escravo em sua luta contra a natureza. Apesar de poucas páginas, a história traz toda a complexidade que necessita.

Filipe 22/01/2024

Padre Sérgio é uma narrativa muito gostosa de se embarcar, aqui entendemos a psique dos personagens sem necessidade de muita explicitação e verbalização sobre. Tolstói desenhou excelentemente os personagens sem muitos rodeios.

A íntegra da resposta do autor ao sínodo que queria o excomungar ao final do livro certamente é a cereja do bolo. É fascinante ler seus posicionamentos religiosos após uma história que tanto se valeu disto. Vale a pena apontar que a edição é muito bem executada pela Companhia das Letras.

Carol França 21/01/2024

Uma novela curta, mas não corrida. Tem poucas personagens, é corrente e tem uma delicadeza sobre a Igreja e a vida monástica que se misturam em críticas e salvação. Muito me fez refletir.

JanaAna90 11/12/2023

Novela escrita por Tolstói que nos apresenta um profundo mergulho na psicologia humana e nas questões morais que permeia a vida do seu personagem principal, o padre Sérgio.
Na história Tolstói explora temas profundos e universais, como a busca da verdadeira felicidade, os conflitos entre as exigências do mundo material e as aspirações espirituais, e a natureza da redenção pessoal. Percebo, que o autor questiona a validade das estruturas sociais, religiosas e morais da época, destacando as contradições existentes entre a religião e a prática genuína da fé.
Em muitos momentos, como leitura, me senti instigada a questionar as minhas escolhas e aspirações, movida pelas dúvidas e inquietações do personagem, muito bem? caracterizado por Tolstói.
Um livro de poucas páginas mas grandioso conteúdo. Um dos livros possíveis de si iniciar a leitura para conhecer a escrita de Tolstói, o único problema será se apaixonar pelo autor. ?

jota 03/11/2023

MUITO BOM: tentação, misoginia, orgulho e epifania são os destaques desta novela do mestre russo
Que Padre Sérgio (1898) era uma história curta, maior do que um conto, uma novela, eu já sabia, porém desconhecia que terminasse de modo abrupto, que fosse tão breve. Penso que daí foi que a Companhia das Letras, além da narrativa de Tolstoi (1828-1910), incluiu também no exemplar alguns textos, dois deles trazendo interessantes reflexões sobre a obra, além de um terceiro, do próprio autor defendendo suas posições sobre fé, religião, igreja (ortodoxa russa, no caso), moral etc. Eles são: O brilho da contradição, por Samuel Titan Jr., Uma novela a ferro e fogo, por Boris Schnaiderman e o último, de Tolstoi, Resposta à resolução do Sínodo de 20-22 de fevereiro de 1901 e às cartas recebidas nessa ocasião. Há ainda uma nota Sobre o Autor e várias sugestões de leitura finalizando o volume.

Da importância de Tolstoi na literatura russa e universal não é necessário falar nada. Quanto a Padre Sérgio, obra do final da vida, que tem muito a ver com o que Tolstoi pensava no momento sobre diversas coisas, muitas delas que diziam respeito à religião, a sinopse da Companhia das Letras esclarece bem o que o leitor terá pela frente ao lê-la. O personagem, um membro da nobreza russa abandona tudo depois de uma decepção amorosa, tornando-se então um religioso – o que, no caso não parece ser e de fato não é uma boa decisão –, luta ferozmente contra o desejo da carne (decepa um dedo para não cair em tentação), torna-se misógino por fim. Também, aos poucos vai ficando bastante popular (milagreiro) e acaba se descobrindo bastante insatisfeito com sua vida.

Pois embora acredite estar servindo a Deus, na verdade o que ele faz é servir as outras pessoas, aquelas que o procuram em busca de cura, de conforto para suas dores, problemas etc. A partir de certo momento, por conta de seu orgulho ferido, começa a sentir repulsa por elas, torna-se um eremita, tal como vai acontecer de verdade no final da vida de Tolstoi. Mas nas derradeiras paginas padre Sérgio encontra a segunda personagem mais importante do livro, Páchenka, uma velha conhecida que não via há mais de trinta anos, a quem, junto com os coleguinhas de escola, havia maltratado em criança.

Páchenka vive na pobreza com sua família, mas trabalha, luta para sobreviver e pratica a caridade: faz o bem sem olhar a quem. Encontrá-la agora, conhecê-la melhor, ficar na companhia dela por algumas horas produz nele uma epifania. Padre Sérgio reflete então: “Páchenka é o que eu deveria ser e não fui. Vivi para os homens a pretexto de viver para Deus; ela vive para Deus achando que vive para as pessoas.” Esta revelação vai lhe permitir sair pelo mundo, caminhar livremente como um andarilho, até ser parado pela polícia. Sentenciado como vagabundo, é enviado para a Sibéria e lá vive agora. Mas isso não é exatamente o fim.

Lido entre 30 de outubro e 02 de novembro de 2023.
Paulo Sousa 04/02/2024minha estante
grande Jota: achei fraco o livro. tomei por base outros do russo, o Ivan Ilicht, o A sonata a Kreutzer, o Anna Kariênina, o Guerra e paz??????

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6