Ter e Não Ter

Ter e Não Ter Ernest Hemingway

Resenhas - Ter e não ter

Vanessa.Mariano 03/03/2024

Após ler o O velho e o mar , quis procurar outras obras do autor para ler, e acabei pegando esse.
Apesar do autor ser um contador de historias e escrever muito bem, esse livro não funcionou muito bem pra mim, não consegui me conectar com a historia e não consegui colocar um ritmo para ler, acho que a mudança ao longo , com tramas paralelas me pareceram confusas.
Porém quero continuar insistindo em outras obras do autor.

estante_fleur 01/02/2024

Reflexivo e atual
Em um dos diálogos, levantou-se a questão: "Porque as pessoas não são honestas e decentes? Porque não podem ganhar a vida de forma decente e honesta?"
Harry faz o possível para prover a família. Fez escolhas erradas ao longo da vida para ter o sustento. Pereceu em duas delas. No fim, devagou buscando motivos para entender: Por que, simplesmente, não aproveitou por mais tempo a família ou os bens que conseguiu?
Simples. Precisamos sempre de mais!
Essa obra retrata a modernidade, nosso tempo ou, até, a falta dele.
J. Silva 03/02/2024minha estante
???

Jão 17/01/2024

Eu gosto de Hemingway, mas é um livro diferente. Aqui temos uma história principal e várias outras contadas no decorrer, inclusive com narradores distintos.

Josy.Ribeiro 13/01/2024

Gostei bastante do autor, fiquei bem impressionada! Tem bastante personagem com sua própria história mesmo que o Harry seja o principal.

Mari 09/04/2023

Nem tudo é bem ou mal
Ernest escreve sobre um homem real, que luta para sobreviver e cujas escolhas trazem desdobramentos não previstos, já que nossa existência não é isolada, nem o são as consequências de nossas escolhas.
Um livro com muitas camadas, muitas histórias e muitas vidas que se cruzam.
As vezes penso que gostaria de conhecer mais sobre alguns personagens, mas talvez tenha sido intenção do autor nos mostrar pequenos fragmentos de vidas alheias, e como eles podem se cruzar, sem que conheçamos a história de vida dessas pessoas, assim como muitas relações da vida real.

@somegood.books 03/02/2023

Harry tem muito do autor, muito de nós
Tentando não se deixar envolver por questões ideológicas, o capitão Harry Morgan, protagonista deste livro, torna-se ele mesmo um defensor ferrenho de sua própria ideologia: Sempre às voltas com o custo que a vida vai impondo, cada vez mais alto, ele dá passos audaciosos em sua jornada para sobreviver e viver da melhor forma possível. Com coragem. Com amor. Com confiança em si mesmo e em um futuro melhor, mesmo diante de tantos motivos para duvidar.

Mais um livro curto e contundente, onde o não dito fala mais que os diálogos concisos, já que os sentimentos estão intrínsecos às ações, como é comum nesse autor que se mantém entre os meus preferidos.

Mesmo com as maçantes visões equivocadas, como infelizmente era comum em homens brancos e privilegiados como ele décadas atrás, o livro te pega pela mão e te conduz por situações e sentimentos que mexem profundamente com elas, as nossas convicções, nossas ideologias. Afinal, é tudo na vida é, e sempre será, sobre ter e não ter, defender ou se abster, de cada uma delas.

Raul 20/07/2022

Tudo e nada...
Eu não daria nada pra esse livro se só tivesse lido a sinopse. Mas, bom, é Hemingway.
O livro começa com um típico ambiente americano: uma região entre Cuba e os Estados Unidos. Nele, são retratadas várias questões, preconceitos e desigualdades da época e do local.

Em primeira análise, você vê um ambiente de aventuras e é até legal. Porém, a posteriori, como em todos os livros, você percebe que não é só sobre um cara num barco e o que ele faz pra tentar botar comida na mesa.

Recomendo bastante a leitura. Algumas partes podem parecer bem jogadas, mas no final tudo se encaixa maravilhosamente.

Fabricio268 07/02/2022

O mundo não para.
O capitão Harry Morgan luta diariamente para sustentar sua família a bordo do seu barco, transportando entre Key West e Havana pessoas, contrabando e qualquer outra coisa que valha a pena financeiramente. Depois da metade do livro, perto do fim, alguns personagens entram em cena com tramas paralelas e ficam lá por muitas e muitas páginas tirando o foco da história central. Aparentemente não precisariam estar lá, mas, lá no fim, o leitor acaba percebendo o sentido delas.
No geral é um bom livro. Seco, duro e forte em alguns momentos.

Antonio.Brito 18/11/2021

Narrativa rica e interessante
Hemingway usa de suas experiências e aventuras para dar um sabor realista sobre o contexto pré-revolução em Cuba, uma leitura instigante e forte.

Michelle 09/11/2021

Outro ótimo livro desse autor
Adoro como Hemingway criou personagens tão reais que, às vezes fica difícil aceitar o destino de alguns deles, mas também é uma leitura muito prazerosa e a cada livro lido eu gosto mais e mais.

gabenones 04/10/2021

Ernest Hemingway é impecável
Esse livro tem uma dinâmica diferente das outras obras de Hemingway, mas continua sendo uma obra incrível

Marcos Aurélio 31/05/2021

Um clássico
Ler Hemingway é como dirigir um carro clássico.

Lembro de quando era criança, estar sento no banco de couro de um Galaxy, verde escuro. Fechei os olhos e me imaginei dirigindo numa estrada sem fim, braço apoiado na porta, vento no rosto e ouvindo Gordon Lighfoot cantar Sundown.

Hemingway é fantástico até mesmo quando dá indícios daquele que seria o seu fim, o suicídio. O que para o escritor era uma saída: "a simples pressão de um dedo, abre uma porta de fuga de posições intoleráveis".

Harry Morgan é um sujeito que faz tudo ao seu alcance, para sustentar a família. A história se passa em Havana (Cuba) e Key West (Estados Unidos). Muito bem escrita, simples e intensa. Dá impressão de que Harry aprendeu a pescar com Manolin e Santiago.

Indico, sugiro, o livro é maravilhoso. Para mim, está entre os favoritos escritos pelo autor.

Fer Paimel 12/05/2021

Ok
Depois de ler O Velho e o Mar, é difícil não criar grandes expectativas com Hemingway.
Esse livro tem a pegada de narrativa do básico. A história é simples e bruta, imagino que não deva agradar a geral.
Achei alguns personagens meio aleatórios, mas os principais foram legais e fáceis de imaginar.
A ambientação perto do mar parece ser tema comum ao autor? eu gosto, principalmente por ser tão diferente do que estou acostumada?
Terceiro livro do Hemingway que eu leio e apesar de não ter achado espetacular, aumentou minha vontade de ler mais obras do autor.