Ter e não ter

Ter e não ter Ernest Hemingway

Resenhas - Ter e não ter

Sena 27/04/2024

Harry Morgan é um homem que faz tudo para manter o bem estar da família de maneira lícita ou não. Nesse livro temos suas tentativas de ganhar dinheiro a qualquer custo e as consequências das suas escolhas (o velho sonho americano que com o tempo se torna o pesadelo americano?). Achei desnecessária as muitas histórias paralelas que aparecem no decorrer do livro. Também achei estranho que lá pro final do livro ao narrar as histórias paralelas surgem do nada pensamentos suicidas nos personagens.

Vanessa.Mariano 03/03/2024

Após ler o O velho e o mar , quis procurar outras obras do autor para ler, e acabei pegando esse.
Apesar do autor ser um contador de historias e escrever muito bem, esse livro não funcionou muito bem pra mim, não consegui me conectar com a historia e não consegui colocar um ritmo para ler, acho que a mudança ao longo , com tramas paralelas me pareceram confusas.
Porém quero continuar insistindo em outras obras do autor.

estante_fleur 01/02/2024

Reflexivo e atual
Em um dos diálogos, levantou-se a questão: "Porque as pessoas não são honestas e decentes? Porque não podem ganhar a vida de forma decente e honesta?"
Harry faz o possível para prover a família. Fez escolhas erradas ao longo da vida para ter o sustento. Pereceu em duas delas. No fim, devagou buscando motivos para entender: Por que, simplesmente, não aproveitou por mais tempo a família ou os bens que conseguiu?
Simples. Precisamos sempre de mais!
Essa obra retrata a modernidade, nosso tempo ou, até, a falta dele.
J. Silva 03/02/2024minha estante
???

Jão 17/01/2024

Eu gosto de Hemingway, mas é um livro diferente. Aqui temos uma história principal e várias outras contadas no decorrer, inclusive com narradores distintos.

Josy.Ribeiro 13/01/2024

Gostei bastante do autor, fiquei bem impressionada! Tem bastante personagem com sua própria história mesmo que o Harry seja o principal.

Mari 09/04/2023

Nem tudo é bem ou mal
Ernest escreve sobre um homem real, que luta para sobreviver e cujas escolhas trazem desdobramentos não previstos, já que nossa existência não é isolada, nem o são as consequências de nossas escolhas.
Um livro com muitas camadas, muitas histórias e muitas vidas que se cruzam.
As vezes penso que gostaria de conhecer mais sobre alguns personagens, mas talvez tenha sido intenção do autor nos mostrar pequenos fragmentos de vidas alheias, e como eles podem se cruzar, sem que conheçamos a história de vida dessas pessoas, assim como muitas relações da vida real.

@somegood.books 03/02/2023

Harry tem muito do autor, muito de nós
Tentando não se deixar envolver por questões ideológicas, o capitão Harry Morgan, protagonista deste livro, torna-se ele mesmo um defensor ferrenho de sua própria ideologia: Sempre às voltas com o custo que a vida vai impondo, cada vez mais alto, ele dá passos audaciosos em sua jornada para sobreviver e viver da melhor forma possível. Com coragem. Com amor. Com confiança em si mesmo e em um futuro melhor, mesmo diante de tantos motivos para duvidar.

Mais um livro curto e contundente, onde o não dito fala mais que os diálogos concisos, já que os sentimentos estão intrínsecos às ações, como é comum nesse autor que se mantém entre os meus preferidos.

Mesmo com as maçantes visões equivocadas, como infelizmente era comum em homens brancos e privilegiados como ele décadas atrás, o livro te pega pela mão e te conduz por situações e sentimentos que mexem profundamente com elas, as nossas convicções, nossas ideologias. Afinal, é tudo na vida é, e sempre será, sobre ter e não ter, defender ou se abster, de cada uma delas.

Raul 20/07/2022

Tudo e nada...
Eu não daria nada pra esse livro se só tivesse lido a sinopse. Mas, bom, é Hemingway.
O livro começa com um típico ambiente americano: uma região entre Cuba e os Estados Unidos. Nele, são retratadas várias questões, preconceitos e desigualdades da época e do local.

Em primeira análise, você vê um ambiente de aventuras e é até legal. Porém, a posteriori, como em todos os livros, você percebe que não é só sobre um cara num barco e o que ele faz pra tentar botar comida na mesa.

Recomendo bastante a leitura. Algumas partes podem parecer bem jogadas, mas no final tudo se encaixa maravilhosamente.

Fabricio268 07/02/2022

O mundo não para.
O capitão Harry Morgan luta diariamente para sustentar sua família a bordo do seu barco, transportando entre Key West e Havana pessoas, contrabando e qualquer outra coisa que valha a pena financeiramente. Depois da metade do livro, perto do fim, alguns personagens entram em cena com tramas paralelas e ficam lá por muitas e muitas páginas tirando o foco da história central. Aparentemente não precisariam estar lá, mas, lá no fim, o leitor acaba percebendo o sentido delas.
No geral é um bom livro. Seco, duro e forte em alguns momentos.

Antonio.Brito 18/11/2021

Narrativa rica e interessante
Hemingway usa de suas experiências e aventuras para dar um sabor realista sobre o contexto pré-revolução em Cuba, uma leitura instigante e forte.

Michelle 09/11/2021

Outro ótimo livro desse autor
Adoro como Hemingway criou personagens tão reais que, às vezes fica difícil aceitar o destino de alguns deles, mas também é uma leitura muito prazerosa e a cada livro lido eu gosto mais e mais.

gabenones 04/10/2021

Ernest Hemingway é impecável
Esse livro tem uma dinâmica diferente das outras obras de Hemingway, mas continua sendo uma obra incrível

Marcos Aurélio 31/05/2021

Um clássico
Ler Hemingway é como dirigir um carro clássico.

Lembro de quando era criança, estar sento no banco de couro de um Galaxy, verde escuro. Fechei os olhos e me imaginei dirigindo numa estrada sem fim, braço apoiado na porta, vento no rosto e ouvindo Gordon Lighfoot cantar Sundown.

Hemingway é fantástico até mesmo quando dá indícios daquele que seria o seu fim, o suicídio. O que para o escritor era uma saída: "a simples pressão de um dedo, abre uma porta de fuga de posições intoleráveis".

Harry Morgan é um sujeito que faz tudo ao seu alcance, para sustentar a família. A história se passa em Havana (Cuba) e Key West (Estados Unidos). Muito bem escrita, simples e intensa. Dá impressão de que Harry aprendeu a pescar com Manolin e Santiago.

Indico, sugiro, o livro é maravilhoso. Para mim, está entre os favoritos escritos pelo autor.

Fer Paimel 12/05/2021

Ok
Depois de ler O Velho e o Mar, é difícil não criar grandes expectativas com Hemingway.
Esse livro tem a pegada de narrativa do básico. A história é simples e bruta, imagino que não deva agradar a geral.
Achei alguns personagens meio aleatórios, mas os principais foram legais e fáceis de imaginar.
A ambientação perto do mar parece ser tema comum ao autor? eu gosto, principalmente por ser tão diferente do que estou acostumada?
Terceiro livro do Hemingway que eu leio e apesar de não ter achado espetacular, aumentou minha vontade de ler mais obras do autor.