Ter e não ter

Ter e não ter Ernest Hemingway

Resenhas - Ter e não ter

Anderson916 24/07/2020

Que personagem fantástico é o Harry Morgan... sensacional!
"Hoje em dia não temos oportunidade de escolha. Poderia abrir mão disso tudo, mas o que aconteceria depois? Não pedi nada disso, mas quando se tem de fazer uma coisa é melhor fazer logo."

Thais CardBeg 20/03/2020

As personagens e sua estrutura de pensamento absurdamente racional e rigido. Mostram a aridez da trama, mesmo dentro de cenários de aventura e cenas agitadas. É um contraste louco de se perceber. A praticidade em apenas sobreviver.

Antonio.Brito 18/11/2021

Narrativa rica e interessante
Hemingway usa de suas experiências e aventuras para dar um sabor realista sobre o contexto pré-revolução em Cuba, uma leitura instigante e forte.

@somegood.books 03/02/2023

Harry tem muito do autor, muito de nós
Tentando não se deixar envolver por questões ideológicas, o capitão Harry Morgan, protagonista deste livro, torna-se ele mesmo um defensor ferrenho de sua própria ideologia: Sempre às voltas com o custo que a vida vai impondo, cada vez mais alto, ele dá passos audaciosos em sua jornada para sobreviver e viver da melhor forma possível. Com coragem. Com amor. Com confiança em si mesmo e em um futuro melhor, mesmo diante de tantos motivos para duvidar.

Mais um livro curto e contundente, onde o não dito fala mais que os diálogos concisos, já que os sentimentos estão intrínsecos às ações, como é comum nesse autor que se mantém entre os meus preferidos.

Mesmo com as maçantes visões equivocadas, como infelizmente era comum em homens brancos e privilegiados como ele décadas atrás, o livro te pega pela mão e te conduz por situações e sentimentos que mexem profundamente com elas, as nossas convicções, nossas ideologias. Afinal, é tudo na vida é, e sempre será, sobre ter e não ter, defender ou se abster, de cada uma delas.

Henrique Fendrich 02/10/2019

Fiquei com a sensação de que Hemingway estragou um ótimo livro. Harry Morgan é um grande personagem e a sua história é bastante envolvente, mas na segunda parte do livro o escritor se perde em meio às histórias secundárias e totalmente desconexas da trama principal (e, ainda por cima, histórias com enredos fracos). Em relação à mensagem da obra, sintetizada na conclusão do Harry Morgan de que "um homem só não consegue nada", eu não pude deixar de me lembrar da conclusão do personagem de Ibsen em "Um Inimigo do Povo", que é a de que "o homem mais forte do mundo é o mais solitário".

Julio.Argibay 21/04/2018

O velho no mar.
Mais um bom livro de Ernest Hemingway. Tendo o mar como cenario, nosso autor conta uma estória de um homem de personalidade forte, que tenta sobreviver da forma que dá. O mais importante eh levar comida para casa. Em suas idas e vindas de Key West a Havana, ele topa qualquer parada. E assim nosso personagem vive muitas aventuras até o desfecho final. Muito bom.

Vanessa.Mariano 03/03/2024

Após ler o O velho e o mar , quis procurar outras obras do autor para ler, e acabei pegando esse.
Apesar do autor ser um contador de historias e escrever muito bem, esse livro não funcionou muito bem pra mim, não consegui me conectar com a historia e não consegui colocar um ritmo para ler, acho que a mudança ao longo , com tramas paralelas me pareceram confusas.
Porém quero continuar insistindo em outras obras do autor.

Sena 27/04/2024

Harry Morgan é um homem que faz tudo para manter o bem estar da família de maneira lícita ou não. Nesse livro temos suas tentativas de ganhar dinheiro a qualquer custo e as consequências das suas escolhas (o velho sonho americano que com o tempo se torna o pesadelo americano?). Achei desnecessária as muitas histórias paralelas que aparecem no decorrer do livro. Também achei estranho que lá pro final do livro ao narrar as histórias paralelas surgem do nada pensamentos suicidas nos personagens.

gabenones 04/10/2021

Ernest Hemingway é impecável
Esse livro tem uma dinâmica diferente das outras obras de Hemingway, mas continua sendo uma obra incrível

Raul 20/07/2022

Tudo e nada...
Eu não daria nada pra esse livro se só tivesse lido a sinopse. Mas, bom, é Hemingway.
O livro começa com um típico ambiente americano: uma região entre Cuba e os Estados Unidos. Nele, são retratadas várias questões, preconceitos e desigualdades da época e do local.

Em primeira análise, você vê um ambiente de aventuras e é até legal. Porém, a posteriori, como em todos os livros, você percebe que não é só sobre um cara num barco e o que ele faz pra tentar botar comida na mesa.

Recomendo bastante a leitura. Algumas partes podem parecer bem jogadas, mas no final tudo se encaixa maravilhosamente.

Mari 09/04/2023

Nem tudo é bem ou mal
Ernest escreve sobre um homem real, que luta para sobreviver e cujas escolhas trazem desdobramentos não previstos, já que nossa existência não é isolada, nem o são as consequências de nossas escolhas.
Um livro com muitas camadas, muitas histórias e muitas vidas que se cruzam.
As vezes penso que gostaria de conhecer mais sobre alguns personagens, mas talvez tenha sido intenção do autor nos mostrar pequenos fragmentos de vidas alheias, e como eles podem se cruzar, sem que conheçamos a história de vida dessas pessoas, assim como muitas relações da vida real.

GH 22/04/2015

Não ter

Me decepcionei um pouco com o livro, pois vim muito empolgado pra ler o autor, que, de quebra, inspirou um dos meus favoritos: Charles Bukowski.
O ponto forte do livro são os diálogos e os monólogos, são bem interessantes, sempre (ou quase) irônicos, sarcásticos e até engraçados. Porém o enredo deixa muito a desejar. Gostei da aparição de todos os personagens, mas sei lá, falta algo.
Gostei do final também, o monólogo da mulher do Harry pesadíssimo, pra refletir.
Enfim, vou ler mais do autor pra ver se simpatizo.