Dez Dias de Cortiço

Dez Dias de Cortiço Ivan Jaf

Resenhas - Dez Dias de Cortiço

thomas 28/02/2023

ótimo
Muito engraçadinho e super cativante. adorei os personagens, os diálogos, cenários, tudo! recomendo bastante, principalmente para quem acabou de ler O cortiço e não consegue pensar sobre outra coisa!

p.s.: fiquei muito emocionado com a relação do eduardo e do sérgio mudando sutilmente.

mari1515 05/01/2023

Não funcionou para mim.
A proposta do livro é boa, gostei do que ele retratou. Mas ficou meio chato de ler depois de um tempo? Parecia que eu estava me esforçando.
Comprei porque é um paradidático da escola, eu não acho que valeu a pena, mas é bom para você aprender sobre o modo de vida de outras pessoas.

Maysun 25/12/2022

No começo achei meio confuso, mas dps fui entendendo, é um livro muito bom gostsi muito, traz apenas realidades de muitos

alice 23/11/2022

vem aí 10 em literatura
achei o começo insuportável mas é rápido de ler. todos os personagens são maravilhosos menos o eduardo ainda bem que depois da metade ele parou de emitir opiniões

Raianna 19/10/2022

O erro que deu certo
O título do livro na verdade é "Aluísio de Azevedo e o Cortiço" mas, como não encontrei na lista desse autor, resolvi colocar um com a quantidade de páginas e titulo parecidos.
Bom, foi um pedido para leitura em sala que a editora mandasse "o cortiço" entretanto, mandaram um livro que retrata a vida do autor de forma romanceada, retratando a escrita de livros como "O mulato" e "O cortiço".
Muito legal!

Mii 06/10/2022

O livro é bom
Logo depois de completar 50 anos, Eduardo, entediado editor de um grande jornal carioca, entra em crise e abandona tudo para realizar um sonho de juventude - escrever um livro-reportagem a partir do romance ´O cortiço´, de Aluísio Azevedo. Aluga pordez dias o apartamento de um dos porteiros do prédio onde mora, levando seu filho Sérgio. No prédio, Sérgio conhece uma realidade social diferente da sua e se aproxima do pai, praticamente um estranho até então. Eduardo, por sua vez, redescobre um idealismo que há muito lhe parecia perdido

Isa 28/08/2022

Li por causa da escola, e geralmente eles são muito chatos, mas acabou sendo bem mais legal que o esperado, eu gostei.

giovanna.miriel 25/08/2022

ivan jaf traz a temática do clássico "o cortiço" pra um contexto atual, com novos personagens e uma nova história, provando sua relevância atemporal.

uma crítica social ao classicismo, ao capitalismo e à ganância, com escrita simples e fluída- li no oitavo ano e consegui curtir a leitura sem que a linguagem afetasse em nada- e que também expõe partes da história original.

é fácil gostar dos personagens, o que torna o livro mais divertido e intrigante, e a forma com que as coisas se desenrolam é extremamente satisfatória (especialmente no final).

little freak 16/06/2022

A proposta do livro é realmente muito boa, e foi um dos melhores paradidáticos desse ano, mas a leitura simplesmente não fluiu pra mim do jeito que deveria.

Pietra66 07/06/2022

Tudinho
Os pontos dessa história me encantaram, a mudança dos personagens com a realidade mostrada foi incrível, a percepção na questão ?urbanística? mostra muito sobre a sociedade que vem se construindo dês de muitos anos atrás.
Eu gostei muito, o modo como se termina a história, os sonhos sendo expostos e buscando ser alcançados foi lindo!! Um dos primeiros livros da escola que gosto, esse ano deve ter sido o único.

Gisele.s 30/03/2022

Livro bom, uma releitura simples, mas que aborda bem a ideia principal de retratar as vivências de um grupo social.

Ana Paula Hoffmann 27/02/2022

Livro bastante problemático. Pelos termos racistas e preconceituosos utilizados e também pela romantização da pobreza.

milla 16/12/2021

Um livro que trás um despertar sobre nossa realidade, a realidade de muitos. Tantas pessoas que só se importa e conhecerem seu próprio ninho, que não imaginam a dificuldade e dor do outro, é incrível como esse livro relata histórias diferentes de um jeito em que envolve o leitor é perfeito!! leiam e se surpreendam! ?

Lara 07/08/2021

Fui surpreendida...
Esse é uma dos livros didáticos que a minha escola passou, não esperava muita coisa, mas é realmente muito bom!!
Me identifiquei com os personagens, a história é cativante e bem desenvolvida.
Cynthia.Sales 09/03/2022minha estante
tem em pdf

vischoepping 24/07/2021

Dez dias de cortiço (Reescrita O Cortiço)
O livro em si e bom e não tem a leitura arrastada como o livro O Cortiço. A trama é rápida e simples, além de contarmos com uma grande descoberta nas últimas páginas.

Pontos positivos: como já citado, a leitura é rápida e tranquila, sem grandes contextos sexuais ou grande ênfase em crimes, todavia não deixa de abordar as críticas sociais.

Pontos negativos: Aluísio Azevedo defende o naturalismo, mas no livro, encontramos MUITAS citações machistas e ofensivas que se contradizem com o que é criticado no livro.

Enfim, é um livro muito bom para quem gostaria de ler O Cortiço mas acha muito difícil de interpretar ou até mesmo, ler.
Gabi 28/07/2021minha estante
Olá, você teria o PDF ou link para baixar o livro? Por favor