Eu, Wolverine

Chris Claremont

Resenhas - Eu, Wolverine

Matheus.Soares 09/10/2023

Finalmente li
Finalmente fiz a leitura desse clássico das hqs, o qual sempre tive curiosidade de conhecer. Gostei, achei uma história legal, mas não achei essa coisa tão maravilhosa que todos falam.

Andreas.Caycedo 27/03/2023

Wolverine Gado D+
Fiquei com pena do Carcaju no final, toda aquela treta pra ainda ser rejeitado no puro final. Fiquei curioso pra ver se ele consegue se resolver com a Mariko depois.

Edson 30/01/2023

Bom e rápido de ler!
Uma ótima leitura sobre Wolverine e principalmente sobre Logan. A começar por ser desenhada pelo lendário Frank Miller. A história começa mostrando o lado selvagem de Wolverine, caçando um urso enlouquecido e posteriormente do caçador irresponsável que o deixou daquela maneira. E logo depois mostra a história de Logan e seu amor por Mariko Yashida, mostrando a interessante dicotomia entre o selvagem Wolverine e o apaixonado Logan.

Infelizmente, para Logan, Mariko foi obrigada por seu pai a casar-se com outro homem, e Wolverine embarca para o Japão para obter explicações e tentar fugir com sua amada, porém, há muitos percalços na história.

O pai de Mariko, Lorde Shingen, é o chefe de um império do crime que busca o controle de todo o Japão, é confrontado por Wolverine, o envenena e o derrota numa luta, para humilhá-lo perante Mariko e o joga pra fora de sua fortaleza. Ao mesmo tempo, ordena à assassina ronin Yukio que mate um chefe do crime rival, e quando descobre que Wolverine não morreu, ordena tbm a sua morte. Yukio se apaixona por Logan e não cumpre a ordem, fazendo com que a organização marque os dois para morrer.

A trama tem a participação especial (e breve) dos X-Men, e duas das melhores participações são da Vampira e da Tempestade. A Vampira pelo fato de ser a primeira vez que trabalha junto com Wolverine após sua saída da Irmandade dos Mutantes, liderada por sua mãe adotiva Mística e por seu acolhimento nos X-Men, além de explicar o motivo da grande amizade que se forma entre Wolverine e Vampira. Já a Tempestade trabalha junto com Yukio e se influencia com a paixão da assassina pela aventura e seu jeito radical.

Tenho que falar de outras grandes virtudes da obra, em primeiro lugar a arte de Frank Miller, com a disposição fluida dos quadros, fugindo da disposição tradicional, dividindo a página em duas, na vertical, e trabalhando de formas diferentes, algumas vezes usando um painel único de um lado e dividindo em quatro quadros na vertical do outro lado. Em outros momentos, utilizando quadros na horizontal para dar profundidade às cenas de luta, o que possibilita uma ótima transição entre os quadros, além dos movimentos de luta interessantíssimos.

Interessante, também, a inclusão do clã de Ninjas, O Tentáculo, criado pelo Frank Miller, vindo das páginas de O Demolidor, e principalmente a forma com que foi desenhada pela primeira vez as garras do Wolverine como Katanas, com as lâminas tendo aspecto de extremamente afiadas e letais e não mais como espetos, como era o costume dos desenhistas anteriores.

Essa obra é a grande obra de Wolverine/Logan, por ser sua primeira publicação solo, e principalmente por aprofundar-se não só na história pregressa do caçador Wolverine, como no lado sentimental de Logan, que influencia sua vida a partir de então.

Tico Menezes 29/08/2022

A lenda do Gaijin Wolverine
Na moral, Chris Claremont e Frank Miller juntos. Cês acham mesmo que não ia sair algo épico?
"Eu, Wolverine" é um conto sobre o cuidado. Isso mesmo, uma história do Wolvie sobre cuidado. A sensibilidade está nos pensamentos que levam às atitudes do X-Man, em seu sentimento por Mariko, em sua disposição a entender diferenças culturais, em seu respeito e na sua coragem de se confrontar para encontrar verdades sobre si longe da violência. O roteiro é coeso, respeita os personagens, brilha nos pensamentos do Wolverine e tem MUITA ação.

E é aqui que a arte brilha. Diversos confrontos em cenários diferentes, lutas intercaladas, adversários com um visual bacanudo e close-ups belíssimos!

Um clássico incontestável, mas que com a chegada da Saga dos X-Men (vale muito ler o volume 1 da Saga antes desse aqui) fica ainda mais interessante e acaba completando um buraco na coleção. É tudo o que eu esperava e mais.

Emerz 02/06/2021

Esse é um daqueles gibis que sempre entram na lista de "melhores gibis do Wolverine" ou ainda "melhores gibis dos X-Men" claro conta com uma penca de nomes importantes na produção, além de hoje ser um "clássico".

Em si foi interessante revisitar esse gibi depois de tantos anos. Na verdade eu nunca cheguei a ler ele completo, já que meu primeiro contato com ele, foi a partir do capítulo dois ou três, já que quando criança não tinha tanto acesso a gibis, a maioria que chegava a mim, vindo dos meus primos, eram os X-Men.

Assim eram uma revistinha ou outra perdida que nem sempre faziam parte do mesmo arco, mas me lembro muito bem desse capítulo que li quando criança, pois era o Wolverine, no Japão, lutando contra ninjas. Isso para uma criança era o máximo que o entretenimento poderia entregar.

Agora falando do gibi em si, é uma história realmente muito boa, que aborda bem o mental do personagem, você não imaginaria de vê o Wolverine envolvido em um webnamoro com uma mulher do outro lado do mundo.

Pedro 19/09/2020

Essencial para fãs do Wolverine
Faz uns anos que li os numerosos volumes de Uncanny X-Men (e conhecidos aqui no Brasil como FABULOSOS X-MEN) escritos por Chris Claremont e lembro de ter sido uma leitura de altos e baixos. Momentos divertidos e importantes para a construção do imaginário dos mutantes misturados com uma escrita que não resistiu bem ao teste do tempo. Mas foi esperando o melhor que decidi ler esse encadernado e acabei terminando bastante satisfeito.

A história é nada excepcional e o Japão é representado por meio de estereótipos claros. Mas o conflito de identidade sentido por Logan foi bem retratado, me empolgando ao ver ele reafirmando sua humanidade. A escrita de Claremont, que enfatiza bastante os diálogos internos, auxilia bastante nisso. A arte de Frank Miller também me impressionou, principalmente considerando o garrancho produzido por ele nas últimas décadas. Os desenhos são limpos sem perder detalhes, a coreografia de combate é empolgante o bastante para manter vivo o interesse na leitura. Mesmo que não seja tão interessante para quem não é fã do personagem, esse é um quadrinho que envelheceu surpreendentemente bem.

Teo 11/08/2013

História que serviu de base - pelo menos foi divulgado dessa forma - para o filme Wolverine: Imortal, 'Eu, Wolverine', de Chris Claremont (roteiro) e Frank Miller (arte), é um excelente ponto de partido para qualquer leitor que deseje conhecer mais a fundo, só que de maneira objetiva, as características que compõem o personagem Logan/Wolverine.

Ambientado no Japão e explorando a dualidade animal/homem de Logan, a trama de 'Eu, Wolverine' é agil e instigante, mas sem deixar de aprofundar a discussão acerca do personagem título, tratando toda a desventura de Logan pela fechada e ímpar cultura japonesa como reflexo da natureza do personagem. Há ação e aventura, mas também filosofia e estudo social. Não que esta minissérie seja totalmente cerebral, mas há uma discussão inteligente na obra e esta é sustentada aparte da trama em si.

As duas últimas partes deste encadernado - a edição envolve os quatro primeiros números da revista Wolverine, mais duas edições de Uncanny X-Men - podem ser tidas como o ponto fraco do volume, pois não mais enfocam apenas na personagem Wolverine, até por que se trata de uma história dos X-Men. Sendo assim, não há um desfecho bacana, pois a intenção de uma série mensal é a continuidade em cima de continuidade, portanto, o fechamento de uma história marca o início de outra e, de certa forma, o caminho sugerido ao final da história dos X-Men se afastam um pouco do desfecho mostrado na última das quatro edições de Wolverine. Não estraga, mas também não acrescentam.

No fim das contas, eis então uma história bacaníssima do baixinho canadense, que realmente inspira (levemente) a trama do mais novo filme do personagem, mas este não traz tanta profundidade quanto a versão em quadrinhos, que também não é tão profunda assim (como dito acima). No mais, uma leitura recomendadíssima para os fãs do personagem em qualquer uma das mídias na qual ele está presente.

Nataniel 31/07/2013

Eu achei sensacional a miniserie Wolverine q vem nessa edição que reune os capitulos de 1 a 4, Tendo um começo meio e fim muito bom fora da média.vc começa a ler e nao consegue parar, nao tem leitura ruim ai. e pelo preço vale mto apena. só nao dei nota maxima pq depois da pag 100 + ou - no final eles colocaram 2 capitulos dos x-men 172 e ,173 q complementam essa historia, e nao achei tão bom assim, não é ruim mais poderia ser melhor.