Os Bruzundangas

Os Bruzundangas Lima Barreto

Resenhas - Os Bruzundangas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Herica.Kalyne 15/01/2023

Lima Barreto foi genial ao tratar de assuntos do Brasil de sua época de uma forma tão única. Tão genial que sua forma de ver e explicar o país em sua época vale ainda para os dias atuais em que vivemos, principalmente no quesito que se refere a política nacional e ao cinismo e hipocrisia da população.

clara 26/11/2022

Li por causa da escola, mas quando se entende o verdadeiro assunto é como se tivessem me prendido nesse livro, comecei a me questionar mtt mais sobre assuntos sobre o Brasil e consegui entender os questionamentos e sentimentos mesmo muitas vezes tendo a dificuldade de não entender pelas palavras extremamente formais

Alexia 07/11/2022

a leitura foi boa
gostei mt, o próprio brasil e autoridades brasileiras descritas em um livro só será q rio ou choro ???

CSK 12/10/2022

Super recomendo. Escrito em 1922 e nos mostra o quão pouco evoluímos como nação. Em 2022 e ainda assim, infelizmente, super atual!!
Um soco no estômago que nos é dado rs com um livro leve e sarcástico e que, claro, nos faz refletir muito.

Maria14065 07/10/2022

Qualquer semelhança é mera coincidência
Surreal a forma como essa obra lançada em 1922 simplesmente se encaixa perfeitamente no cenário brasileiro atual. Na realidade, visto a condição de sátira do livro a um Brasil de décadas atrás é até preocupante que a crítica social se mantenha ainda tão atual.

Admito que tive um pouco de dificuldade com a linguagem, obviamente em decorrência da época em que foi escrita. Lima Barreto foi objetivo e altamente perspicaz quando escreveu as crônicas desse pequeno país fictício tão similar ao Brasil de 2022.

Marcelo Marques 04/10/2022

De uma coisa não tenho dúvida nenhuma, o Lima divertiu-se pra cacete escrevendo essas crônicas.

De um olhar profundamente apurado, foi capaz, através do escárnio, tirar uma onda com sua própria nação, escancarando a mediocridade e profunda hipocrisia que transbordava ( e ainda transborda) na elite do Brasil.

Natan M. 25/09/2022

Estados unidos da Bruzundanga ou Brasil?
Embora tenha sido publicado em 1922, é um livro muito atual. Não tive nenhuma surpresa lendo, pois a ?política?, que é muito bem retratada no livro, ainda é mesma coisa.

Larissa2526 14/08/2022

Os Bruzundangas
Lima Barreto, desculpa ter falado mal do livro nas primeiras 10 páginas, eu não sabia o que estava fazendo! Você é genial e eu imploro pelo seu perdão.

Esse livro>>>

Tudo bem, agora sério.
O estilo de escrita dele é satírico e irônico, então tem muitos xingamentos eruditos e expressões de descaso e depreciamentos incríveis. Alhos com bugalhos!!

Os capítulos também são bem pequenos, os maiores devem ter 4 ou 5 páginas, e cada um é um assunto diferente. Por exemplo, tem um capítulo especialmente para os mandachuvas da Bruzundanga, que no caso seriam os presidentes, e ele menciona que a única coisa que eles precisam saber é ler e escrever e não ter nenhuma opinião própria (palavras dele) e que aquilo, desde o início do governo em formato de república vinha sendo seguido de forma quase religiosa.

Há capítulos para falar o quanto a sociedade é medíocre e a nossa incapacidade de manter um teatro nacional e não apreciar as artes do próprio país. Lima Barreto, eu te venero, genial.

Posso contar o plot Twist??? A BRUZUNDANGA É O BRASIL!!! bummm, destruição, choro, gente em pânico.

Sim, L.B, 1922, plenos século XX fazendo críticas sociais, raciais e históricas, como é caso do capítulo dedicado a Anita Garibaldi e o capítulo para os secretários dos mandachuvas (nunca ri tanto em tão poucos parágrafos).

Assim, eu particularmente recomendo muito esse livro, não imaginava que seria tão bom, super transformador, me fez pensar em muitas coisas e refletir sobre muitas outras.
Roberta 14/08/2022minha estante
Gostei da sua resenha

alex 29/07/2022

Os bruzundugas, de Lima Barreto (1923)
Lima Barreto, excepcional, mostra, mais uma vez, que é um dos escritores mais indevidamente desprestigiados do país.

Trata-se de histórias contadas sobre um país fictício (Bruzunduga) nas quais o autor se esbalda em ironizar a sociedade brasileira do início do século XX.

Engraçado e triste, pois se nota como evoluímos menos do que gostaríamos enquanto nação.
Monique 29/07/2022minha estante
A escrita é difícil?

alex 31/07/2022minha estante
Monique, achei de boas, mas acho q essa percepção pode variar dependendo do leitor. De todo modo, é algo que dá para acostumar depois se algumas páginas.

Monique 31/07/2022minha estante
Faz muito sentido, cada um tem uma percepção. Nunca li nada do Lima Barreto, mas tenho vontade.

amanda 16/06/2022

Bruzundanga ou Brasil?
Uma leitura obrigatória da escola que me fez refletir muita coisa. Lima Barreto escreveu uma obra atemporal que é capaz de fazer o brasileiro acordar para a vida!

Marcos774 23/05/2022

Parece que esse livro é dos dias atuais.
Um livro que pela sinopse eu estava muito afim de ler. Na verdade, gostei do que li. Parecia que estava lendo assuntos na nossa atual sociedade. Bom, recomendo a leitura dessa obra que mostea, através de metáforas, o que se passava na sociedade brasileira daquela época, que não é muito diferente da atual.

Laryssa Barros 04/05/2022

Gostei, porém não amei...
Eu amo a escrita do Lima, mas nesse livro o fato de não termos personagens para acompanhar ou diálogos para dar mais fluidez ao texto, o livro se arrasta um pouco. Eu marquei o livro quase todo, ele derrama inúmeras críticas aos " Estados Unidos da Bruzundanga" e a sociedade vigente lá, tem muitas tiradas engraçadas e inteligentes.

poor_lizzy 26/04/2022

Mesmo que seja um livro que eu li para a escola, gostei bastante. Não achei a leitura travada e Lima Barreto explica muito bem cada ponto da Bruzundanga.
Achei as sátiras muito boas e ele faz críticas sociais muito bem elaboradas.

Danilo 25/01/2022

Doutores...
"Quando, em geral, vão estudar medicina, não é a medicina que eles pretendem exercer, não é curar, não é ser um grande médico, é ser doutor."

O livro simplesmente acerta perfeitamente o alvo que mira, o qual é ser uma crítica à elite da época. Infelizmente, essas críticas estão em imensa parte corretas até hoje.

Alberto 26/12/2021

Não leia em público, é impossível não gargalhar.
Hilário, não recomendado para ler em público. Lima Barreto fazendo o que faz melhor, traçar com ironia e às vezes sarcasmo uma caricatura das pessoas e do Brasil da sua época. Para quem não leu outras resenhas, trata-se de uma coleção de crônicas ou historietas onde Barreto, fingindo descrever um país imaginário, ridiculariza e denuncia a corrupção, o mau-caratismo e indigência cultural e moral da política e da sociedade do Brasil dos primeiros anos da República. Muito engraçado, muito instrutivo e muito atual, há coisas ali que parecem tratar da Bruzundanga atual. Sei que se tivesse maior conhecimento da história e dos personagens do Brasil daquele tempo teria aproveitado ainda mais a leitura. A edição da Martin Claret deixa a desejar na qualidade editorial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5