Os Bruzundangas

Os Bruzundangas Lima Barreto

Resenhas - Os Bruzundangas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thaís 03/11/2011

Uma boa sátira que foi e continuará sendo a analogia literária perfeita para representar o Brasil de ontem e, inclusive, o de hoje.
Em "Os Bruzundangas", Lima Barreto apresenta situações tão incomuns, tão exageradamente irônicas e engraçadas que é impossível não traçar um paralelo com "um país que conhecemos".

Pedróviz 21/05/2011

Aquarela Bruzundanga
Lima Barreto expressa sua insatisfação com a situação política, social e econômica de sua época nesse livro. Usando um humor irônico e sarcástico, o autor descreve A República dos Estados Unidos da Bruzundanga nos seus mais variados aspectos. A semelhança com o Brasil não é mera coincidência, assim como não é coincidência a semelhança com algumas personalidades históricas que vão se configurando ao longo das narrativas.

No capítulo especial "Os Samoiedas", o livro aborda o único movimento literário de Bruzundanga, baseado unicamente nas aparências e não no mérito.

O capítulo 1, sobre economia, mostra Bruzundanga como palco de economistas e do que em nome dessa "ciência" se chega a propor a uma nação. Tendo a natureza sido desvendada pela ciência, teve o homem de criar outros mistérios a fim de poder criar novos feiticeiros. Nada mais anômalo do ponto de vista estatístico do que os modelos econômicos e explicações dadas por economistas.

Os capítulos 2 e 3 falam sobre duas formas de nobreza: a nobreza obtida pelo estudo, a nobreza do doutor, do engenheiro e a nobreza "inventada" dos marqueses, condes e afins com seus títulos comprados. Enfim, conclui serem ambas dignas de ironia e piedade.

No capítulo 4, sobre a política e os políticos, Lima Barreto diz que a função dos políticos de Bruzundanga é, ao contrário do que deveria ser, fazer os povos infelizes. Nepotismo, favorecimentos e tudo o mais que encontramos aqui pertinho.

No capítulo 5, sobre as riquezas de Bruzundanga, vemos como a má política resulta no péssimo uso dos recursos de um país. Logicamente que para os oligopólios beneficiados com isso não se trata de má política. As coisas não acontecem por acaso.

No Capítulo 12, sobre heróis de Bruzundanga, há uma opinião do autor acerca de uma personalidade histórica gaúcha. Admito que concordo com Lima Barreto, sempre pensei da mesma forma. As escolas empurram falsos heróis a nossas crianças.

No capítulo 15, "Uma consulta médica", relata-se o endeusamento de um médico à época. Nos dias de hoje pode-se esperar ainda mais do que "alguns dias" por uma consulta com um especialista.

E, por falar em políticos, no capítulo 21, "Pancôme, suas idéias e o amanuense", desdobra-se um relato desse personagem e suas peripécias na cena bruzundanga. Quanto mais avacalha com o país, mais aclamado é. Coincidências.

Enfim, o livro é um retrato de uma época e interessantíssimo para se fazer um contraponto com a atualidade. Não aconselho que seja lido de uma só tacada, mas aos poucos, pensadamente.

JIMWauters 04/02/2010

Bruzundangas?
Lima Berreto, com o seu estilo satírico e sarcástico retrata os descasso políticos e cotidianos de um país que muito se parece com O Brasil de hoje, de ontem e quem sabe até de sempre...
Vale a pena conferir.

Hebson 03/12/2009

Bem,achei o livro um pouco tedioso devido a linguagem usada pelo autor.Mas como em todo livro:você sempre aprende algo novo!Neste livro dá para comparar bem a velha Bruzundanga como o nosso atual Brasil!Por que será?!

1 | 2 | 3 | 4 | 5