O Capital - Livro #I

O Capital - Livro #I Karl Marx

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Letioli 12/03/2024

O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
Os críticos de Marx frequentemente falham ao refutá-lo de maneira profunda e empírica, ignorando as categorias fundamentais analisadas em "O Capital". A dicotomia simplista de "capitalismo x socialismo" é ultrapassada, e o pensamento conservador brasileiro muitas vezes carece da capacidade de explorar nuances além dessa polarização. Embora Marx não seja isento de falhas e preconceitos, sua análise econômica, política e filosófica em "O Capital" continua relevante e não foi devidamente superada. Enquanto aguardamos críticas substanciais, mergulhar na obra e formar suas próprias conclusões é uma abordagem enriquecedora.

mluisad 28/01/2024

Um clássico
Realizando um dos meus sonhos em ler esse físico, felizmente encontrei ele na biblioteca, um grande achado.
uma leitura essencial que todos deveriam ler... colocam muito terror na leitura, é uma leitura meio pesada mesmo principalmente se esse não for o tipo de leitura que você não está acostumado mas acho que lendo aos poucos você consegue tirar um bom aproveito.
várias citações importante para o conhecimento da formação do trabalho e como vc trabalhador se relaciona nessa imensidão de conceitos capitalistas. um grande aprendizado que poderia ser mais distribuído em sociedade (tem disponível gratuito no e-books gratuito da Amazon pelo kindle, para quem tiver interesse)
não tem como um livro resolver todos problemas da exploração do prorietariado mas muitos acham que esse livro tinha que fazer isso, pela época e tudo mais acho ele muito a frente do seu tempo dando ótimos pensamentos nessas questões. o motivo de não ter dado 5 estrelas é só uma questão que poderia ser pensada melhor mas acho que é mais de um ponto de vista meu. sobre a questão de pessoas negras escravas que é pouco abordada, talvez... acho que pela imensidão dos acontecimentos poderia ter trazido uma melhor abordagem. e a segunda a questão das mulheres, não sei... achei meio misógino em algumas partes...
mas é um ótimo livro, não precisa ser uma mente brilhante em economia para ter esse tipo de conhecimento.

Midois 09/01/2024

"Não li, mas vi a adaptação em filme"
Esses extratos são realmente incríveis. Apesar de que algumas vezes senti que estava bastante condensado, o Lafargue consegue extrair partes do primeiro volume do Capital extremamente essenciais para a compreensão do capitalismo. Senti falta também das muitas prováveis notas que Marx deve fazer na obra original, mas acredito que isso seja omissão do Lafargue e não da editora (mas sem certeza). Farei releitura futuramente, visto que é impossível absorver 100% dessa obra picotada - ainda mais com o nível de maturidade intelectual que tenho atualmente.
O pouco - e um "pouco" que já me fez enxergar a realidade que vivo de outra forma - extraído da obra original é suficiente para entender que estudar Marx e a Crítica à Economia Política não é coisa que se faça com uma rápida leitura de início de ano de um adolescente de 17 anos e, tenho certeza disso, muito menos com uns trechos que professores universitários te mandam estudar em alguns períodos de curso. A crítica marxista e marxiana é complexa e profunda, deve ser levada a sério e ser estudada com honestidade e até mesmo humildade.

custodiovitoria 29/12/2023

Clássico de imprescindível leitura.

É uma leitura densa. Cada vez que retomava algum trecho, tinha a impressão de algo que não havia captado em uma primeira leitura.

De qualquer forma, uma excelente leitura necessária.

@bibliotecagrimoria 15/12/2023

Jornada concluída. Finalmente posso dizer que li (e pretendo fazer releituras, dada a densidade da obra) o famigerado "O Capital", a obra da vida de Karl Marx, a crítica da economia política, o primeiro livro que colocou o trabalho e o trabalhador no centeo da produção de toda a riqueza mundial, embora seja o mais espoliado nesse sistema injusto.
A obra de Marx se mantém atual, sua teoria do valor e a Lei geral da acumulação, bem como seu famoso capítulo da chama Acumulação Primitiva, vão no cerne da questão das desigualdades sociais e exploração da classe trabalhadora e dos mais pobres. Marx demonstra que o que se acredita ser "fruto da natureza humana", é resultado de um processo constituído historicamente e que, portanto, superável.
Poucos livros na história da humanidade têm o impacto e relevância que esda obra tem. Nela, como disse o próprio Engels, Marx desvendou a lei que move a sociedade humana.
Odei-o quem o odiar, impossível é ignorá-lo ou não reconhecer sua genialidade presente em sua obra máxima, aquela pela qual ele deve ser julgado.

LuAza 01/12/2023

O capital
Pra quem quer se adentrar ao comunismo é uma leitura muito importante pra se entender como se cria o material de opressão e o início do pensamento comunista em si

lelê 26/09/2023

Posso ler e reler esse livro quantas vezes for, sempre vou encontrar algo que me abre mais os olhos. É bizarro o quão estamos tão adaptados a um sistema falho, sujo e que, ainda no século vinte e um, escravize tantas pessoas que nem mesmo percebem que são vítimas de escravidão. A mão de obra, a ideia de um dia tornar-se mais que um meio de trabalho, levar uma vida tranquila, alcançar a riqueza através dos estudos. Há quanto tempo esse idealismo foi derrubado? Quem nasce rico, permanece rico. Quem nasce pobre, está fadado à pobreza eternamente. Existem exceções? raras. Raríssimas. Quase distintas. Mas a internet engana a todos. Deus, aonde fomos parar?

simplesane 18/09/2023

Creio que conforme vamos se aprofundando nas perspectivas de Karl Marx, certa melancólica nos aflige. Achei interessante sua visão sobre a capital, e sobre os temas que ele abordou, os relatos de como funcionava antigamente me deixou deprimida e reflexiva sobre a sociedade atual na qual faço parte. Foi um livro que demorei duas manhãs para finalizar, porem é uma obra tão profunda e característica que tenho certeza que vai me marcar conforme essa minha caminhada em busca do conhecimento.

VictAria109 15/09/2023

Conhecido e não lido
"O Capital" é muito conhecido, mas bem pouco lido. Acredito fortemente que mais pessoas deveriam ler essa obra - sendo comunistas, capitalista ou anarquistas.
Neste livro, Marx aborda a definição de "Capital", do capitalismo, de "Mais-valia" e disserta sobre as relações burguesia X proletariado.
É um livro crítico, um livro necessário, um livro construtivo, um livro rico.
Não li a versão antiga, li a versão atualizada, então a linguagem foi bem tranquila e consegui acompanhar bem a linha de raciocínio, mas também, Marx foi bem didático em seu livro, praticamente desenha suas reflexões estruturadas.
Leia e tire suas conclusões!

Lacerda 14/09/2023

Raquel958 08/09/2023

A obra mais inteligente sobre o assunto do capitalismo. É impressionante como todo esse conhecimento não envelhece, só se torna mais atual e necessário

Trapp 30/07/2023

O capital é, sem sombra de dúvidas, a obra mais completa e mais detalhada de Karl Marx.
Nesse primeiro volume, Marx expõe de forma clara e direta os mecanismos que a burguesia utiliza para extrai mais-valia a partir do trabalho alheio, além das mazelas do trabalho infantil, impulsionadas pela sanha capitalista de se obter mais lucros e de como a indústria da época, a partir da revolução da maquinaria moderna, levou uma população empobrecida à miséria absoluta enquanto alguns ricos acumulavam mais e mais riquezas.

Magne 15/07/2023

Um livro marcante
Para quem gosta de ler, de pensar, de ciência, de lutar, de viver etc será contemplado. Esse é um livro muito bem construído, para dar atenção e degustar cada detalhe. Uma obra de uma vida, sem dúvida deixa uma marca naquele leitor atento.
Leio muito, jamais encontro outro livro tão completo. O autor é abrangente mesmo e acurado aos extremos.
Vale a leitura, viva a revolução!

Yury.Batista 28/06/2023

Ótimo para estudos ADM
Como um bom aluno de administração esse livro trata de assustos muito relevantes não só do capitalismo em si, mas, também de assuntos acadêmicos que são constantemente abordados em sala de aula. O pensamento marxista fica totalmente em segundo plano e o livro tem uma leitura acadêmica muito relevante e satisfatória e muito vasta na época da revolução industrial e com muitas dicas ainda para o mundo atual.

BeatrizFonseca1 12/05/2023

Marx e´formado em Direito , em 1842, Marx trabalhou na gazeta de Renana uma revista , em 1843 ele casa-se com Jenny, ele salientou que o proletariado eram os indivíduos que mais trariam mudanças significativas na sociedade e que deveria abolir o sistema de classes é a propriedade privada que gera a alienação ,Heges foi uma espécie de tutor para Karl Marx, na qual critica e orientava seus trabalhos e obras.
Marx escreveu além do “O capital” divido em quatro livros, toda via ele escreveu odois primeiros completamente, o terceiro parcialmente e o quarto foi concluído por seus amigo Engles.
Ele escreu outras obras como o 18 do Brumário e as lutas de classes na França, Engles ajudou financeiramente Marx, para que ele não parasse de produzir, as forças produtivas iriam perder força e se tornar insignificante perante aos meios de produção, o livro “o capital” é divido em três livros , todavia Marx não fez as parte e II III, da obra devido a doenças crônicas e foi seu amigo Engles que concluiu seu trabalho, ele faleceu em 1883 .
O capital une ascptos políticos,historiografricos sociais e econômicos, é histórico porque argumenta que a produção capitalista nasceu de determinadas situações sociais e que ele próprio criara as motivações de sua extinção ,os estudos sobre população e imigração estão veiculadas as áreas geográficas, eles eliminam o geodeterminismo do comportamento do homem.
Marx defendia que a burguesia destruía os recursos naturais, em nome do lucro e que o trabalho modificava o homem e a natureza e ontologia tem características especulativas, o trabalhador é explorado ,ele defende que o capitalismo é um sistema de produção interrupta dos meios de produção principalmente tecnologia, ele defende que os trabalhadores devem tomar o poder e fazer uma revolução socialista, a luta de classes econômica é defensiva enquanto a politica é ofensiva, a força de trabalho se tornou mercadoria, o estado intervém na economia, mas na sua fase mais madura o liberalismo supostamente se autorregula e não depende do estado . A produção da agricultura, do mercado , na indústria uma anula a outra e não são polarizados.
As mercadorias se tornam fetichistas, ou seja são representadas como objeto de valorização extremo, o valor é uma substancia enganosa , as relações entre burgueses e trabalhadores se dá através de dominação(burguesa) perante os dominados trabalhadores, quando o sistema feudal da Idade media entrou em declínio a força de trabalho começou a ser analisada como mercadoria, porque você trabalha em troca de capital(lucro) que vem do burguês, nas grandes navegações o lucro se dava entre o preço do material comprado distante da sua venda de consumo.
“Marx afirma que toda história e´a historia de luta de classes” (p.100)
A revolução Russa sofreu influencias do marxismo, e os economistas analisam outros ascptos como os graus de demanda das mercadorias a satisfação do consumidor e os custos da produção , a produção capitalista possui suas próprias leis que quando são danificadas geram crises econômicas , as fabricas da Inglaterra são insalubres e os proletariados desenvolveram estratégias de revolução para buscar melhores salários e melhores condições trabalhistas.
Varias colheitas ruins fizeram o preço do tribo abaixar na Inglaterra, os preços de mercado se alteram de acordo com a lei da oferta e da procura e a oferta excede a procura os salários aumentam significativamente , os preços das mercadorias são relativos , toda mercadoria é construída através do trabalho e os trabalhas são dividos em setores que se diferenciam por ascptos como a forma da produção, todas as mercadorias devem possuir equilíbrio entre a oferta e a procura , o valor da força de trabalho está vinculado a quantidade de trabalho para a sua reprodução , os proletariados tentaram reduzir sua carga horaria de trabalho todavia não conseguiram obter, eles eram vistos pelos capitalistas como burros de carga e só tinham tempo para dormir e se alimentar , o escravo possui fixos ascptos como alimentação e o trabalhador não , por isso ele sempre busca aumento dos salários, os proletariados buscam o legislativo para alçarem redução da jornada de trabalho .
Adam Smith argumentava que a, industrialização em sua fase inicial tenderia a dar maior vantagem ao trabalhador e a acumulação do capital provoca uma progressiva na composição do capital , a mercadoria safitaz necessidades humanas de qualquer espécie , seja veiculada a alimentação ou a fantasia , na Inglaterra depois da revolução industrial e das maquinas de tecelagem a produção aumentou e o número de horas de trabalho diminui , o tempo de trabalho varia de acordo com fatores como a força produtiva que depende de outros elementos como o grau de tecnologia e ciência da sociedade e grau de habilidades e conhecimentos do proletariado .
titio Marx defende que o trabalhador é alienado e que a estrutura(Capital) interfere significativamente) na superstrutura( religião, relações humanas, cultura, etc)
Obs: o livro que estou lendo tem só 475 paginas e não 896

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6