A Arte de Escrever

A Arte de Escrever António Albalat

Resenhas - A Arte de Escrever

lucas.pinheiro.5815 27/01/2021

A arte de escrever.
Antoine Albalat traz algumas valiosas lições para aqueles que querem se aprimorar na arte da escrita. Sem tratar de um estilo literário específico, ele destaca alguns pontos que são comuns a todos aqueles que se destacam nessa arte.

- ser um bom leitor;

- fazer o uso adequado das palavras;

- evitar “frases feitas”, “expressões batidas”;

- concisão: escrever “menos possível” para transmitir a ideia desejada;

- não repetir as palavras;

- muito cuidado com o uso excessivo dos “ques”;

- as palavras têm que ter harmonia, uma dinâmica fluida;

- mesclar períodos curtos e períodos longos;

- ler, reler e melhorar o que fora escrito sem economias.

Apesar de essas dicas não constituírem ideias inovadoras (muitas delas são até intuitivas) é muito importante que o escritor as tenha em mente quando estiver escrevendo e, principalmente, quando estiver revisando o seu texto (independentemente de qual gênero seja).

Márcio 14/12/2020

O melhor...
O melhor e mais completo livro sobre a arte de escrever que já li até hoje. Traz lições a respeito de detalhes que nunca vi reunidos em outros livros do gênero. Fala sobre dom, estilo, frases, etc. Ótima leitura!

Gianny 20/09/2020

Muito útil
É um livro que desmistifica a arte de escrever, ensina diferentes formas para escrever e para observar a escrita.
A leitura é um pouco lenta por causa das referências que são bem clásicas e até desconhecidas para nós, o interessante deste livro é que vamos analisando os textos junto com o autor desta forma nosso olhar é refinado.
Achei bem interessante.