O Jardineiro Noturno

O Jardineiro Noturno George Pelecanos




Resenhas - O Jardineiro Noturno


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Fernando.Lovato 05/04/2021

Recomendado apenas para entusiastas de romances policiais
Se você é um iniciante na leitura de romances policiais e gostaria de ter uma experiência no gênero. Existem outras opções melhores no mercado.

Se você é um fã hardcore do gênero de romances policiais e já leu todos os clássicos, essa obra poderá lhe agradar.

--> Pontos positivos:

. Detalhes das descrições
. Atenção em diferenciar o que o leitor sabe do que o personagem sabe. Ex: a narrativa alterna muito entre vários personagens e em determinados trechos da obra você sabe o que aconteceu de importante para a trama maior. Entretanto, o autor mostra como outros personagens descobrem as informações estando longe do foco narrativo.
. Tenta se assemelhar ao máximo possível a investigações policiais reais.
. Uso de linguagem adulta. Outras obras omitem o uso de expressões ou palavras de baixo calão em prol de um suposto decoro; entretanto, isso as afasta de uma fidedignidade com a realidade.
. Trata de assuntos que a maioria das pessoas tenta esconder como racismo, homofobia e preconceitos policiais.

--> Pontos negativos:

. O romance tenta ser o mais realista possível de uma investigação policial, porém isso torna o ritmo bastante lento. Esse fato pode tornar o livro tedioso.
. Excesso de desenvolvimento das personagens. Existe um ponto ótimo entre personagens rasos e sem “background” e um excesso de “background” que acabam sendo irrelevantes para a trama. O livro aproxima-se muito do excesso de background. Em determinados momentos o autor gasta páginas e páginas para explicar detalhes de personagens totalmente desnecessários para o desenvolvimento da trama.
. Excesso de arcos narrativos. Existe a história principal (descobrir quem matou Asa Johnson) e várias histórias paralelas (estilo side quests de videogame). Essas histórias paralelas muitas vezes são irrelevantes para a trama principal e para piorar a situação interrompem o fluxo da história principal. Ex: o drama escolar do personagem Diego e até a história paralela do Romeo Brock poderia ser suprimidas da obra.
. Excesso de nomes de ruas.
. Expressões em inglês que não foram traduzidas nem explicadas em notas de rodapé.
. História principal da obra demora muito para começar. Ela se inicia depois de 1/3 da obra já lida (só desenvolvimento de background nas primeiras 100 páginas do livro).
comentários(0)comente



Sandra 20/05/2016

20 maio
Fraco. Policial mas ....mal escrito, confuso , misturado. Nao vale a leitura
comentários(0)comente



thirtywishes 02/11/2011

Err...
Tentei, mas depois de 112 páginas, não consegui relevar a escrita truncada e a trama monótona. Desisti.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3