Missa do galo

Missa do galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do galo

Marcinhow 17/06/2021

Inocência
Machado de Assis, pelas entrelinhas nos conta nesse conto o valor de se ser ingênuo, e como isso pode nos salvar a pele em muitas situações.

I. de Rohan @izabelderohan 15/06/2020

Machado, né
Com sua escrita impecável, é impossível não se apaixonar por todas as letras de Machado de Assis.

Maria 05/09/2022

legal!
mais um conto do machado de assis que leio esse ano e já estou com vontade de ler um romance completo... a escrita é bem fluída e as histórias são originais! estou gostando bastante!
quero ouvir uma análise mais detalhada desse conto pra entender melhor, mas no geral eu gostei!

Lore 16/01/2023

Para mim Machado de Assis nunca decepciona, amo os livros dele que li até agora, fiquei muito curiosa com esse conto, então resolvi ler, e que maravilha, muito fluido , muito rápido, juro q esperava outro desfecho, mas gostei bastante.
Gabriella (: 16/01/2023minha estante
Muito booom ??

Lore 19/01/2023minha estante
Demais

Beatriz Rosa 25/04/2020

O que fica é a sensação saudosa de recordar uma conversa tão boa que não queremos que acabe, e a vontade de concretizar o desejo implícito que movia o interesse por àquela conversa.

Renata Rocha 30/04/2024

Fazia tempo que não lia nada do autor e de fato é muito bom, a maneira em que ele escreve, o palavreado antigo utilizado é tudo muito bom, a forma que tu se envolve, mas enfim, chegou no final achei que iria acontecer alguma coisa, demorei para entender que era pra ficar aquela pulga atras da orelha se aconteceu algo ou não

felpssssssssss 09/05/2021

machado de assis não erra.
outro conto curto mas que prende.
uma história impecável.
conforme leio mais do autor, fica nítido suas marcas de escrita.
nessa história o tema adultério foi predominante.
dei cinco estrelas e com certeza disso.

Beto Trindade 28/01/2022

Detalhes:
Achei muito interessante a riqueza dos detalhes das emoções envolvidas neste conto. Não era o que eu esperava, mas não significa que foi algo ruim, muito pelo contrário. É um conto simples de uma situação que qualquer um pode se envolver.

ana 02/05/2023

Dai que eu li Missa do galo
Os contos curtinhos do Machado são sempre a dose certa!
ah não sei muito o que ler por agora... Machado
não mas é que eu estou com ressaca literária... Lê Machadão que passa rapidinho
ah sabe o que é, é eu não estou acostumada com clássicos, tenho medo.... Pois pegue um conto curtinho do Machado e tome

É universal!

Geovana 06/05/2023

Realismo em ação
Li o conto por ter sido mencionado na minha aula de literatura portuguesa do séc 19, em que o professor visa propor uma comparação dos contos do Machado com os contos do Eça de Queiros, como o “No moinho”. Machado e Eça representam o realismo, sendo Machado no Brasil e Eça em Portugal.

O conto apresenta o encontro de uma senhora casada e um jovem hospedado em sua casa, perto da meia noite, em que o rapaz esperava o horário para sair e ir a Missa do Galo. A senhora apresenta uma situação peculiar de, apesar de ser bem apessoada e simpática, era tolerante com as traições regulares do marido. Uma vez por semana ele dizia ir ao teatro.

Nesse encontro dos dois na sala de estar, a senhora se mostra empolgada e parece flertar com ele, meio que cogitando a possibilidade de dar o troco no marido ou não. No entanto, próximo ao fim do conto, ela resigna-se ao lembrar de sua vida como dona de casa (e não da paixão pelo marido) e decide ir dormir. É possível ver os traços do realismo ao questionar o papel da mulher no casamento, o adultério feminino, a falta de amparo masculino como maridos, etc. Dá para perceber que a vivacidade dela foi apagada pela resignação do papel do casamento (com a pessoa errada, claro).

bibi 26/07/2022

missa do galo
esses contos do machado são muito melhores que o esperado,uma história curtinha já faz a gente se envolver e ficar pensando sobre o final.

Natalha Neves 28/09/2022

A missa do galo - Machado de Assis.
Essa edição é linda. A história é bem legal, já li várias obras de Machado de Assis e simplesmente amo.