Steelheart

Steelheart Brandon Sanderson

Resenhas - Steelheart

Valquíria 28/02/2024

Em alguns aspectos lembra a série The boys, só que melhor, pelo fato dos humanos não idolatrarem os Épicos.
A história começa contanto a história do David e dando uma introdução ao universo, no decorrer da história mostram a correção dos fatos com as pesquisas do David sobre os Épicos e os Executores, sempre com o cuidado de não deixar pontos abertos.
Os plot twist são muito bem feitos e acontecem na hora certa, tendo sempre as explicações do que acontece e até mesmo mostrando a teoria dos personagens sobre como as pessoas ganharam poderes e o que leva a elas serem tão ruins.

O desenvolvimento de cada personagem na história é bem contado, principalmente o do David.

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Após um evento conhecido como Calamidade algumas pessoas adquiriram poderes (e passaram a ser chamadas de Épicos), mas com eles não vieram grandes responsabilidades, pois os Épicos querem tomar o poder de tudo e de todos. Coração de Aço é o Épico que detém o poder sobre Nova Chicago (antiga Chicago) e ele é invencível, a prova de balas, facas e explosões. Em meio a esse caos não poderia faltar a resistência, os Executores, pessoas comuns que lutam contra domínio exercido pelos Épicos. David, que viu Coração de Aço matar seu pai na sua frente, agora quer vingança e para isso ele pretende se juntar aos Executores. Mas David viu uma coisa que ninguém mais viu, ele viu Coração de Aço sangrar.

O QUE ACHEI...

E o Sanderson não tem erro! É ação do início ao fim, tiroteios e fugas alucinadas para todos os lados, o ritmo é frenético. Hahaha

Fui novamente surpreendida pela trama e história. Achei muito boa essa ideia de pessoas comuns ganhando superpoderes e de repente o mundo está de pernas para o ar, com uma nova ordem mundial. Eu sei que isso parece meio batido, x-man demais, mas a abordagem do Sanderson torna tudo diferente. Queria muito saber de onde o cara tira ideias tão geniais. É a forma como ele conta, eu acho. Os capítulos são escritos de um jeito que sempre te deixa querendo ler só mais um e quando tu percebe, lá se foi metade do livro.

É um livro curto, quase 300 páginas, não tem muito que eu possa dizer sem estragar a surpresa. Então vou apenas sugerir fortemente que vocês leiam, porque é muito bom!

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br

Sophia.Cueto 19/01/2015

Steelheart por Brandon Sanderson
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Acho que todos já sabem o quanto que eu sou apaixonada pelo trabalho do Brandon Sanderson à essa altura do campeonato, não é mesmo? Então nada mais do que esperado da minha parte para o iníco de 2015 como fazer uma maratona com Steelheart e Mitosis para começar a ler Firefight assim que o livro foi oficialmente lançado nos Estados Unidos. E como ele foi oficialmente a minha primeira leitura do ano, hoje decidi fazer ela aqui pra vocês.

Steelheart é totalmente diferente dos outros livros que eu já li do Sanderson, primeiramente por ser o seu único young adult – mesmo que muitas pessoas e editoras vendam Mistborn como YA, ele é uma fantasia adulta -, até onde eu tenho conhecimento, e outra coisa é que ele é um livro um pouco difícil de se categorizar em termos de gênero, ao mesmo tempo que ele tem elementos distópicos e de ficção científica, pra mim ele é um livro anti-herói.

O livro começa com um pouco do passado do nosso personagem principal, David, vendo o não apenas o seu pai, como todas as pessoas que estavam dentro daquele banco, sendo mortas por Steelheart quando ele tinha apenas oito anos de idade, mas ele conseguiu ver Steelheart sangrar; e por causa deste evento, ele se tornou fascinado, digamos assim, pelos Épicos e estuda de uma forma quase que doentia todos os seus pontos fracos, com o principal objetivo de ter vingança de Steelheart e de todos os Épicos que vivem em Newcago.

Os Épicos são pessoas que receberam poderes especiais quando o Calamity chegou a dez anos atrás, só que ao invés deles se tornarem a esperança de uma nova sociedade sem violência, eles são corrompidos ao ponto de serem obcecadas pelo próprio poder, se tornando pessoas muito violentas que tentam se impor dentro de uma determinada cidade ou região, como se eles fossem os donos daquilo tudo e matam qualquer outro Épico ou pessoa que tente contrariá-lo. Por causa disto, a população morre de medo dos Épicos, tirando um grupo de pessoas chamado Reckoners, que tem como objetivo irem de forma oculta eliminando aos poucos todos os Épicos existentes, começando pelos mais fracos. E foi quando David acaba encontrando com o grupo de Newcago que a história deste livro começa de fato.

Uma das coisas que eu gostei bastante desse livro é a constante ligação das ações que estão ocorrendo ao longo da história com os estudos que o David fez ao longo de toda a sua vida, já que, como eu falei ali em cima, ele praticamente ficou obcecado pelo os Épicos e os estudava sempre que tinha um tempo livre, tudo isso para poder vingar a morte do seu pai. Sanderson não nos decepciona em hora alguma de nos mostrar esses e outros detalhes da trama, além de mostrar o desenvolvimento do personagem, o quanto que ele conseguiu evoluir como pessoa em um curtíssimo espaço de tempo, inclusive tendo dúvidas sobre se algumas de suas teorias são certas de fato ou não.

O livro é simplesmente viciante, você não consegue parar de ler! É elétrico, intenso e tem alguma coisa acontecendo a todo o momento, sem contar que ele tem uma pintada de humor que é muito comum nos livros do Sanderson que foi um dos poucos momentos que eu tive que parar de ler o livro, porque eu simplesmente não conseguia parar de rir nem por decreto! HAHAHAHAHA!

O livro terminou com um enorme plot twist que me fez ficar desesperada esperando pelo lançamento de Firefight, mesmo que eu tive que esperar apenas por quatro dias para poder tê-lo no meu kindle… Eu TIVE que ficar até dar meia noite nos EUA para poder começar a ler um pouco de Firefight na madrugada do dia seis porque eu não estava me aguentando mais. Então deu pra ver que eu realmente recomendo esse livro pra vocês, né? Agora tenho que aguentar a tortura de esperar mais um ano (ou mais) para o lançamento de Calamity, mas eu juro que vou tentar me aguentar….

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: https://lepaperwings.wordpress.com