Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra Mia Couto

Resenhas - Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Paulinha 21/12/2023

Não foi pra mim
Eu e essa leitura não estivemos sincronizados, não gostei, não deu certo
Achei que foi passado muito pano pra um abusador que traiu e só trouxe sofrimento para a esposa, espancou a amante até ela ficar louca e cega, engravidou a outra a amante, não assumiu o filho e fez ela doar.
Enfim, um embuste que só fez todos ao redor sofrer e na hora da morte quer o perdão e ficar "limpo"
Gi 21/02/2024minha estante
Amei o seu comentário! Estava achando a mesma coisa do livro mas vi a nota tão alta e tanta gente elogiando q achei que eu que estava lendo errado - além de estar sendo uma leitura chata e massante. Agora já posso abandonar o livro com mais tranquilidade hahahahahaha e seguir com a minha meta de leitura

Teca Dabul 26/10/2009

As fotos
Mia Couto é sempre surpreendente em suas descrições.É um mestre das palavras,faz delas suas aliadas para transmitir suas idéias de maneira poética e inusitada. É sempre um bálsamo ler o que ele escreve!
"...Não passe as mãos pelas fotos que se estragam. Elas são o contrário de nós: apagam-se quando recebem carícias."

Rafa.Dulce 15/05/2022

"A sua mão, a sua letra, me deu voz."
Em meio à cultura africana, linguística africana, meio ambiente africano, historia africana, conta-se a história de um meio-morto que se recusa a morrer de fato até descortinar todos os segredos de sua existência e de sua família. Somente quando todos os mistérios são resolvidos, é que a vida de todos os personagens se ajeita... A busca pela identidade de Marianinho se confunde aos enigmas de Luar-do-Chao. É uma narrativa única e bastante peculiar.

Lohania 01/08/2018

Após anos longe de sua ilha natal, Luar-do-Chão, o estudante Marianinho retorna até lá por soturno motivo: recebe a notícia de que seu avô, Dito Mariano, morreu.
Já instalado em Nyumba-Kaya, a mágica casa onde reside sua família, Marianinho começa a receber cartas de um missivista misterioso que tem uma caligrafia idêntica à sua. Nestas cartas, recebe orientações acerca do que deve fazer durante o período fúnebre. Outros acontecimentos inusitados, para ele sem cabimento – já havia se acostumado aos costumes aportuguesados da cidade –, começam a se mostrar ao longo de sua estadia em Luar-do-Chão. Nesse ínterim, Marianinho relembra e revive cheiros, gostos e memórias de sua infância. O retorno às suas raízes desperta o lar nele há muito adormecido.
“O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, a casa mora.”
Em “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, Mia Couto humaniza a natureza: a terra, detendo todo o direito e tendo suas prerrogativas para isto, se fecha; o rio, por meio de um silencioso sussurro, concede permissão para que o homem se afunde em sua correnteza. Os nomes adjetivados de alguns personagens expressam a grandeza de suas histórias de vida, destinos cruzados e marcados por mistos de amor, ciúmes, segredos, amarguras e dor. A escrita de Mia é metaforizada e extremamente prazerosa. A beleza da mulher africana é enaltecida e suas formas são descritas com ingenuidade e pureza de sentimentos. O misticismo, as crenças e lendas populares africanas arrebatam o leitor de si, o levando a um novo universo. Mia Couto me encantou e enredou, e, por isso, posso dizer decididamente: repetirei a dose.

site: https://www.instagram.com/p/Bl8WLOTHr_P/

Tati 07/02/2023

Que surpresa boa
Gostei demais de ler Mia Couto. Eu já tinha escutado falar que o cara era bom, mas eu achei maravilhoso. Recomendo demais

Kel Cesar 30/12/2021

Realismo animista (fantástico) de primeira categoria! Um Rio Chamado TempoUma Casa Chamada Terra" tem um pouco de García Marques, Saramago, João Ubaldo Ribeiro e até mesmo Zafón, porém em solo Moçambicano.

Mia couto escreve sobre a vida, a morte e além dela. Sobre terra, casa, lar e família. Sobre herança, gerações e lembranças.

"Há um rio que nasce dentro de nós, corre por dentro da casa e desagua não no mar, mas na terra. Esse rio uns chamam de vida."

Essa e outras resenhas completas no Instagram: @kel.cesar

Mari 30/08/2021

Como minha intenção é ler todos os livros do Mia Couto, autor de um dos meus favoritos ?Antes de nascer o mundo?, comprei esse em um sebo, super entusiasmada, e ainda ganhei uma cartinha de amor junto, esquecida na última página (privilégios de comprar livros em sebo). Quando seu avô morre, um jovem retorna à ilha de sua infância e revê, junto com a família, vários mistérios, segredos, e ?desígnios que escapam à força dos homens?. Mas o que me acalentou foi realmente a escrita do Mia, que é muito parecida com ?Antes de nascer o mundo? e tem um lirismo poético muito interessante, muito envolvido com a natureza e a personificação dela, mostrando sua força e influência sob as relações interpessoais, que prende MUITO! Eu gostei muito e já quero ler o próximo dele. Procurando uma frase aleatória que marquei, encontrei: ?A terra pode amolecer por força do amor? Só se o amor for uma chuva que nos molha a alma por dentro.? ??

Sabrina758 12/02/2023

Foi uma leitura que não funcionou para mim. Continuei lendo só pela curiosidade de se o avô estava vivo ou não.

Carlos Henrique 20/08/2021

De uma beleza dificil de expressar
Sabe quando os mais velhos, dizem que algo é bonito, e vindo deles você sente que a palavra tem mais significado? Um bonito com mais significado do que as vivências mais curtas poderiam expressar? Pois então, esse livro é bonito desse jeito. Não vou nem falar nada da história, ainda estou absorvendo a quantidade de frases e momentos marcantes. E fica a recomendação: leiam Mia Couto assim que puderem.

Talita 03/09/2021

Esse livro foi meu primeiro contato com a obra de Mia Couto e, particularmente, achei a escrita muito semelhante à de Valter Hugo Mãe. A forma poética com que os diálogos são formados e as fantasias que surgem na narrativa são as características que mais se assemelham. A história de Mariano e sua família, envolta no mistério sobre a morte do seu avô, também Mariano, leva o personagem principal a investigar sobre o seu passado e sobre a origem da família. Não me apeguei tanto à narrativa, mas gostei de conhecer a obra e pretendo ler outros livros do autor.

ElisaCazorla 26/02/2015

Simplesmente SENSACIONAL
Este é o meu livro favorito. Deve ser lido pelo menos uma vez ao ano. Este autor e este livro nos oferecem momentos de profunda inquietação e enorme emoção. Não consigo me lembrar outro livro ou filme que tenha estimulado os pensamentos e os sentimentos que este livro me proporcionou. Uma obra prima. Não é apenas uma leitura, é uma experiência que nos enche de gratidão por saber ler. Uma obra de arte. Um deleite.

Luizit0 25/11/2021

misterioso e enigmático
Achei a trama bem cativante, com muitos mistérios e personagens enigmáticos. Gostei muito do desenrolar dos fatos e das reviravoltas.

A única coisa que me incomodou durante a leitura foi o excesso de metáforas. Parece que cada parágrafo termina em uma e isso acabou tirando um pouco da fluidez.

Tito 16/04/2011

Luar-do-Chão, terra de sonhos e assombros.

Eva Luna 12/01/2010

Poesia em forma de prosa
Lindo!!!