Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra Mia Couto

Resenhas - Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Kelly Lopes 01/06/2017

Encantamento
Encantamento: é a palavra que traduz essa narrativa. Impressionante a relação das personagens com o lugar, com a terra... Não somente se ligam, mas se tornam uma coisa só. Homens, sua história, suas origens, a terra, o rio, o tempo que mistura tudo e que marca os espaços. Fascinante.

LER ETERNO PRAZER 15/01/2020

Primeira experiência com Mia Couto, uma grata surpresa,percebemos na sua obra uma grande influência do realismo mágico, sendo muito influenciado por dois dos grandes escritores brasileiros, Jorge Amado e Guimarães Rosa.
Em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra acompanhamos Marianinho, um estudante universitário que após passar anos longe de sua terra Natal, recebe a notícia de que seu avô está a beira da morte e que ele precisa retornar a fim de organizar os ritos fúnebres de seu avô.Marianinho ao chegar na modesta ilha de Luar do Chão,o clima de mistério acaba enredando o protagonista de um jeito inesperado: um avô que lhe envia cartas do além, assuntos familiares que não são abertamente declarados e uma busca constante pela identidade são alguns dos ingredientes que permeiam este fantástico livro. Com uma narração em primeira pessoa logo criamos um forte laço de empatia e até mesmo surpresa com o desenrolar da própria história.O enredo bem simples sem ser simplório: a vinda de um jovem para comandar os ritos fúnebres do avô. Mas, a partir deste gatilho despretensioso, Mia consegue nos mostrar uma densa e profunda amplitude de temas que em uma só resenha seria insuficiente para tratar. Tudo isso transcorrendo ao longo de alguns dias, da chegada de Marianinho até o enterramento de seu avô, cujos eventos são conduzidos com a classe da alternância quase que sinfônica entre tempo psicológico e cronológico, técnica apuradissima usada pelo autor.Nao poderia der dado um primeiro passo tão positivo em adentrar dentro do universo Miacoutiano. Um livro maravilhoso, mesmo em prosa, temos em Um rio chamado tempo,...uma história carregada de poesia!!

Maria Amélia 05/02/2022

Autor vencedor do Prêmio Camões 2013
Primeiro livro que leio do autor moçambicano, que é o único autor africano membro da Academia Brasileira de Letras, como sócio correspondente, eleito para a cadeira n? 5 em 1998.

silvana 05/01/2023

Lindo!
Leitura maravilhosa, que deixa o coração mais feliz ??. Conta toda a história da família do Mariano e a intensa ligação deles com a terra e o rio, e se passa em Moçambique. Indico muito, é uma leitura sensível e cheia de significados.
Quero ler outros livros do autor em breve.

Marina 18/01/2023

Eu sou apaixonada pela escrita de Mia Couto. Este é meu segundo contato com o autor, minha primeira leitura foi Terra Sonâmbula e me apaixonei ali.
Em "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", Couto nos leva a refletir sobre a morte, o luto e a vida. Este é um daqueles livros que diz muito nas entrelinhas devido a escrita poética do autor. A narrativa é sobre um núcleo familiar com questões comuns, dentro de um cenário de realismo animista.
Assim como Terra Sonâmbula, é uma leitura que vai te acompanhar depois de terminá-la e que vale à pena retomar após alg tempo, pois nem tudo está escancarado na primeira vez que lemos.

Reh Vieira 29/01/2023

Uma história diferente
Um livro bem diferente do que me acostumei a ler. Minha professora me recomendou o livro e resolvi dar uma chance. Não sei descrever o que esse livro me fez sentir, mas a história é tão interessante e escrita de um modo diferente do que estou acostumada. Amei.

Mr. Freitas 26/06/2023

É sobre sua raiz mais íntima
Como um autor pode ter tanto poder em suas mãos? É um livro que fala demais com nosso sentimento de pertencimento, só leiam.

Bandu 16/01/2024

A morte é natural
É um livro sobre como podemos lidar com a morte. Como podemos aprender mais sobre a vida ao incluirmos a morte como parte dela. Por fim, percebermos conexões entre nós humanos e todo o resto do cosmos [Natureza].

Mayra.Mattoso 25/01/2024

Neste livro o personagem Mariano volta à sua terra natal para o funeral do avô e aos poucos vai desvelando segredos familiares.
É um livro que a gente vai saboreando aos poucos, encantada com cada capítulo. Mia Couto escreve de maneira primorosa e poética, desde o nome dos personagens até os costumes deste pequeno país, que contempla uma ilha e uma cidade.

Marina.Duarte 28/01/2024

Uma história fantástica sobre o luto com o falecimento do patriarca e o retorno do neto que foi estudar na cidade e é confrontado com os costumes antigos e todas aa histórias familiares que tinham ficado para trás quando ele foi enviado ainda jovem para estudar na cidade e morar com seu padrinho.
Mia Couto brinca com o nome dos personagens, representando suas histórias e personalidades

Rafael.Rovath 31/03/2024

Um rio chamado tempo, Uma casa chamada terra
Mais um livro incrível do Mia Couto. Uma obra que abarca o realismo fantástico e nos faz mergulhar nas tradições e ritos africanos, com toda a sua riqueza e misticismo.

Ao longo do texto, vamos desvendando os segredos da família Malilane e também da sua terra, Luar do Chão.

Em diversos momentos me fez lembrar do livro "Pedro Páramo", o qual também mistura a história contada pelos vivos e pelos mortos para remontar a vida do protagonista.

"Injustiça é o mundo prosseguir assim mesmo guando desaparece quem mais amamos."

Styx_txt 09/04/2024

Livro bom, mas não para todos
Não é um livro ruim, mas não é um livro para todos, trata assuntos muito específicos, como ancestralidade, espirtualidade, relações familiares, tradições que não são nossas e a realidade de um país que acabou de se deixar de ser uma colônia, que afastaram a maioria dos meus colegas de escola. Alguns pontos do livro(a relação de Mariano, o neto, com Admirança) foram chocantes dms para alguns de minha turma, acho que eu já estou calejada de guerra e nada consegue me chocar com facilidade, achei o livro bom, mas não é para todos

Gean 16/04/2024

Foi um rio que passou em minha vida...
Mia Couto narra, a partir de sua perspectiva, aquilo que traz enraizado em sua visão de mundo. A terra, um elemento tão presente em sua escrita, evoca conceitos que ultrapassam os limites da racionalidade, nos envolvendo em um emaranhado de ideias. Se há algo que me encanta na literatura, é a capacidade de expandir a realidade, de enxergar além do que é apresentado. Como Manoel de Barros afirmava, as palavras são feitas para os tolos, e de certa forma, me fascina ser tratado como tal. O autor busca incorporar novos significados à terra, revelando-a como um organismo vivo que influencia a sociedade. O protagonista, um estrangeiro, busca reintegrar-se a um lugar que não mais lhe pertence, a uma história que não é sua.