O outro pé da sereia Mia Couto

Resenhas - O Outro Pé da Sereia

1 | 2 | 3 | 4

mimima_0 23/04/2024

Parece que estou dormindo
Desde que li terra sonâmbula (outra obra do autor), eu sinto que os livros que leio dele são como se eu estivesse em um sonho. Ele é um livro bem viajado, vai falar como outras obras sobre a guerra e acho muito interessante. É bom pegar obras em que a língua original é o português e ser de outro país, com outros vícios de linguagem, outros modos de falar e outras culturas a serem representadas, especialmente à África, um país tão rico que passou por tanta coisa.

Recomendação: recomendo quem quiser conhecer mais sobre Moçambique e sua guerra, mas sem ser explicitamente, como um pano de fundo para algo mais profundo.

Lavínia 11/04/2024

Minha leitura de março.

Confesso que no final fiquei me perguntando se tudo não passou de delírio...

Achei cativante a forma como Mia Couto escreve. Muito boa a leitura!

Gilda.Mayumi 06/01/2024

Amei!
Esse foi um dos melhores livros que li do Mia Couto. Pra mim só fica atrás de Terra Sonâmbula
Adorei os temas abordados na estória e os personagens são ótimos! Os livros que eu tinha lido desse autor abordavam muito a questão da guerra de independência de Moçambique, nesse agora não é o foco principal. Acho que o principal é a nossa relação com a história da nossa comunidade/nossos ancestrais. No final teve uma informação importante que me faz pensar que na verdade essa estória fala sobre o luto
A ambientação da estória me agrada muito. A estória se passa no interior de Moçambique, tem um toque de realismo mágico e a prosa é aquela característica do autor, bastante poética.
Amei demais essa leitura! Vou sentir saudades de Vila Longe

@Marverosa 13/11/2023

Narrador onisciente e onipresente
Que muda de ponto de vista
Teatral, um livro permeados de personagens
Um tanto místico, mágico mas impregnado com a camada de discussões sobre revisão, escravidão, preconceitos e sobre a visão ocidental que o mundo tem da ?África?
Bom livro, só atento a linguagens carregada e metafórica demais (traço do Mia Couto)

Marília 10/09/2023

No final você fica sem saber o que realmente aconteceu e o que foi somente sonho da personagem Mwadia.

Jeane 19/10/2022

O outro pé da sereia
Com a leitura deste livro de Mia Couto, a realidade é tão absurda que por vezes ela se mistura com os sonhos e já não conseguimos identificar qual é qual, e a bem da verdade, o encanto das obras dele nada tem a ver com separar o real do fictício, mas sim com aproveitar o que pode sair daquela cabeça.

site: https://portavioleta.wordpress.com/2022/10/19/o-outro-pe-da-sereia/

Cristiana.Dieguez 25/05/2022

Perfeito
???????????????????????????????????????????????????

Jag Luz 21/04/2022

Simplesmente fantástico
O que me chamou atenção para o livro O Outro Pé da Sereia, do moçambicano Mia Couto, fora sua escrita onírica e poética, percebi muito mais marcante neste livro.
Você faz uma verdadeira viagem pelo tempo, conhecendo usos e costumes e se envolvendo com os personagens. A santa sen um Pé a estrela que cai e os pulos pelo tempo.
Com certeza vou ler outra vês e também buscar outras obras de Mia Couto

Mayara945 17/02/2022

Uma estrela que caiu do céu
Mia Couto tem o dom de tecer histórias que se entrelaçam e nos encantam.

Em O outro pé da sereia, temos duas histórias que ocorrem em épocas diferentes, mas como dois rios, deságuam juntos em um único final.

O pastor de burros Zero Madzero e sua esposa Mwadia encontram uma estátua de Nossa Senhora e precisam buscar um lugar sagrado para deixá-la. Como o pastor é impedido de sair de Antigamente, a vila em moram, Mwadia retorna a sua terra natal, Vila Longe, em busca de um lugar apropriado para santa.

150 antes, a nau Nossa Senhora da Ajuda parte de Goa em direção a Moçambique, levando o jesuíta Gonçalo da Silveira com a intenção de converter o imperador do reino de Monomotapa. Na nau também viaja a estátua de Nossa Senhora, que foi benzida pelo papa.

Já é o quarto livro do autor que leio, e posso dizer que é uma dos meus autores contemporâneos prediletos.
Janaina Edwiges 17/02/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha! Muito boa! Parece ser uma história bem bonita!

Mayara945 18/02/2022minha estante
Sim! É uma história cheia de simbolismos e com uma linguagem muito poética. Eu recomendo muito

Sara 30/01/2022

Segundo livro que leio dele e já tô empolgada para ler os próximos. A trama envolve estadunidenses, brasileiros, portugueses e moçambicanos. Passado e presente juntos, religiões africanas e catolicismo
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

Dani 25/01/2022

Primeiro livro do autor que leio e gostei dos ensinamentos em falas dos personagens. A trama parecia interessante mas foi perdendo força..

Bela 20/01/2022

O outro pé da sereia
?A viagem não começa quando de percorrerem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do último lugar onde podemos ter casa?

É difícil exprimir tudo o que esse livro é, porque ele é muito além de um livro.
Ele te convida a tocar em feridas tampadas, a sair da sua zona de conforto e olhar para além da sua realidade. O modo com que Mia Couto aborda o colonialismo e a religião, além de outros temas, é cirúrgico.

Não sei se estava preparada para ele e principalmente para esse final, acredito que precisarei de um tempo para pensar sobre tudo o que li e talvez não esteja ?madura? o suficiente para entender a riqueza que há nessas páginas.

Enfim, saiba que essa resenha não é nada comparada a esta obra.

oBrunoFarias 23/12/2021

Propositalmente confuso, é cansativo, mas interessante como um todo, principalmente pelas muitas inversões da história.

Thais.Carvalho 24/06/2021

Uma história rica em cultura, lirismo e misticismo.
Conta a jornada de uma estátua de nossa senhora em dois momentos históricos. Aborda a escravidão, a exploração de Moçambique e da África pelos europeus, especialmente Português.

Rodrigo Scarabelli 21/06/2021

O outro pé da Sereia
Duas linhas temporais contam uma história de Moçambique, gravitada em torno de uma santa com pé alquebrado, feita sereia, integrando devoções à santidade dos céus europeus com a das águas africanas.

Toca-nos particularmente essa história, entendemo-nos nela via uma cumplicidade secreta entre Brasil e Moçambique: dividimos a cruel história da colonização europeia e seus desdobramentos e transbordamentos na forja da nossa alma.

As personagens e a trama estão fincadas num solo narrativo genuinamente poético, cujas raízes se aprofundam vigorosamente na metáfora do próprio existir. Mia Couto faz alquimias pela escrita como ninguém.

1 | 2 | 3 | 4