Ladrão que rouba ladrão

Ladrão que rouba ladrão Bernardo Élis

Resenhas - Chegou o Governador

Demas 02/11/2009

O nobre e a plebéia nos reinos de Vila Boa de Goiaz
"Chegou o Governador" é uma mistura de pesquisa histórica e ficção para contar como eram a vida e os costumes de Vila Boa (Cidade de Goiás) no início do século XIX. E Bernardo Élis soube dosar as duas coisas, tornando a leitura do seu romance igualmente interessante tanto para aqueles que buscam os fatos como para quem gosta de uma bom drama/romance. Numa época em que os brasileiros eram subjugados pelos portugueses (fosse pela situação de colonizados ou por causa da mestiçagem), com os oficiais de além-mar deitando-se com nossas mulheres (escravas ou não) sem compromisso algum que não o mero prazer, a figura da jovem heroína Ângela Ludovico (inteligente, esclarecida, determinada e romântica "pero no mucho") agrega mais valor ainda à prosa de Élis. Sua fala sobre a frouxidão dos oficiais portugueses que vêm para o Brasil fugindo da fúria de Napoleão Bonaparte é muito boa. Detalhe: praticamente todos os capítulos contêm uma epígrafe com escritos históricos que dão embasamento ao que será lido a seguir.
Flavio 24/04/2012minha estante
História romanceada de um capitão-general enviado pelo rei de Portugual para governar Goiás do final do séc. XVIII e início do XIX, mostra as dificuldades do governo, a subserviência dos brasileiros e os intersses da nobresa portuguesa como ninguém. Ótimo livro.