Lincoln Doris Kearns Goodwin

Resenhas - Lincoln

Jubiii 27/08/2020

QUE HOMEM!
?????
vontade de abraçá-lo, de socar uns à sua volta e triste por saber seu fim.

Tiago Queiroz 01/06/2020

Um excelente livro para entender quem foi Abraham Linconl
O livro relata a eleição de Linconl, seu estilo de governar, sua condução da Guerra de Secessão e sua morte. A obra é bem escrita, traz muitas curiosidades interessantes e tem um foco bem diferente do filme. Na obra cinematográfica o foco é a aprovação de uma emenda no Congresso. No livro, é o estilo de governo de Linconl, que compôs seu gabinete com os principais adversarios que enfrentou na campanha, se cercando assim de homens competentes ao mesmo tempo em que neutralizava a oposição. A autora também traz detalhes das principais batalhas e a reação do governo aos resultados. Recomendo a leitura a todos que se interessem em conhecer esse período da história americana, sobretudo do ponto de vista político.

Mands 27/05/2020

Uma lição de caráter
Abraham Lincoln conserva o poder de emocionar.

(...) " e que o governo do povo, pelo povo, para o povo, não desapareça da face da terra.?

Raul 16/01/2019

Fantástico!
Que livro maravilhoso e rico em detalhes.
Uma leitura emocionante!

Tay 14/01/2018

Presidente
Você Sabia?.
? Lincoln se formou em Direito, tornando-se assim Advogado.
? Perdeu duas vezes consecutivas para o Senado Americano.
? Após se torna Presidente, ele trouxe seus " inimigos " políticos para trabalhar junto com ele.
?Sempre foi um ótimo contador de histórias.
? Este é o livro que baseou o filme de Steven Spielberg.
?Fazia discursos que " inflamavam " as pessoas por dentro.
? Sua esposa Mary e seu filho Willie, sempre foram a força mais forte que Lincoln tinha.
?Ele foi alvejado no Teatro Ford, durante um recital.
? Às 7h22 da manhã de 15 de Abril de 1865, Abraham Lincoln foi declarado morto.
? Ocorreu uma "marcha de despedida " de quase 200 mil soldados da União.
?Um mero jovem do interior com ideais e força de vontade, tornou - se Presidente do Estados Unidos, fez história e tornou- se a História.

Jeef 28/08/2017

Interessante e histórico!
O livro é muito interessante, e acaba por nao ser focado SÓ no Lincoln mas também em seus adversários em como eles se enxergarvam.
É histórico por narrar os acontecimentos da Guerra Civil Americana, e eu que não conhecia passei a conhecer. O livro é bem escrito e de fácil entendimento.

LP 03/03/2017

Esperava mais
Lincoln é um personagem real que beira o fictício, tamanho é o culto em torno da sua vida e do seu pensamento.

Quando peguei essa biografia, esperava mergulhar nesse culto, ter contato com os pensamentos, ideias, discursos e características da vida pessoal desse grande homem.

Porém, não senti essa experiência. O livro não é ruim, longe disso - porém, senti uma história ligeiramente romantizada e pasteurizada, com muita ênfase no evento da Guerra Civil americana, quase um livro de história, no qual Lincoln aparece muitas vezes como um coadjuvante frente aos demais personagens que o cercaram em seu governo.

Por exemplo, o leitor vai aprender muito sobre Chase e Seward, mas quanto a Lincoln, ficará apenas com a impressão que ele tinha talento para apaziguar esses dois egos. Contudo, Lincoln não foi só isso.

Além do mais, a questão da abolição da escravidão, a meu ver, não foi bem tratada. Esse é um dos temas que mais caracterizam o mito em torno de Lincoln, mas, no livro, não foi aprofundado. Talvez se a narrativa tivesse focado menos nos meandros do Partido Republicano e mais nas visões de Lincoln, seria edificante.

No geral, é um bom livro de história político-partidária dos EUA com foco na Guerra Civil, mas não considero uma boa biografia de Lincoln. Esperava um livro que ele fosse, efetivamente, a personagem principal.

Dione 22/02/2017

Liderança!
Melhor biografia quando se procura por liderança, Doris K. Goodwin conseguiu registrar a história de Lincoln de tal forma que eu me senti imerso nos tempos da guerra civil americana.

O livro narra a história de Lincoln desde as primárias, mostra como ele derrotou seus adversários e como conseguiu juntar todos em torno do seu projeto de governo, passando pela reeleição, libertação dos escravos e a guerra civil americana, tudo relatado com detalhes.

A autora mostra o lado humano de um grande líder, que mesmo se passando tanto tempo continua nos inspirando. Se não fosse uma biografia seria um grande romance, pois a história nos emociona e inspira.

Eu emprestei esse livro para minha sobrinha, que na época tinha menos de 13 anos, ela leu por inteiro e gostou.
Débora 23/02/2017minha estante
Gostei muito da sua resenha, me deixou com vontade de ler.

Matheus 20/02/2017

Histórico
Lincoln é um daqueles personagens históricos que todos nós deveríamos saber um pouco da sua história. É incrível sua história de ascensão ao fim trágico. Exemplo de humildade, talvez o grande trunfo de Lincoln tenha sido a montagem de seu Gabinete de forma heterogênia e, ao mesmo tempo, técnica. Apesar de que tal formação gerasse diversos conflitos, era a habilidade de Lincoln que foi capaz de administrar os egos e tomar para si as decisões finais. O autor conseguiu expor a história de forma muito dinâmica, quase como se fosse um bom romance, o que torna a leitura fluida e divertida. É interessante observar também os pequenos fatos que giram em torno do enredo que continuam atuais até hoje no meio político: o poder da mídia, os conchavos, indicações a cargos por interesses particulares em detrimento do público, etc.

vluiz 20/09/2016

Sem palavras. Que livro fantástico!
Além de uma história muito admirável, a forma com que a autora montou o livro colocando citações reais dos personagens torna a narrativa muito mais agradável do que um livro histórico comum.

Washington.Santos 29/01/2016

Leitura indispensável
É difícil fazer uma análise deste líder perspicaz que foi abraham Lincoln, não possuia um conhecimento amplo sobre sua história, todavia, este livro me mostrou de maneira concisa sua enorme participação política nos Estados Unidos no século 19, colaborando enormemente na guerra Civil. Um personagem que uniu oponentes ao seu partido, desse modo, tornando seu grupo de partidários divergentes, bem instruídos e complacentes.
Com uma percepção rápida pude ver que um fato complementa outro, Lincoln, libertou os escravos com a emancipação e pretendia conceder o Direito ao voto à cidadãos negros, alfabetizados de uma classe baixa e etc, e esta concessão veio a vigorar quase um século mais tarde com a luta do Dr. king Malcolm X entre outros.
Um livro emocionante e de cabeceira que deve ser lido por diversos leitores.

Fabio Martins 07/08/2015

Lincoln
Quando eu era criança achava que Abraham Lincoln havia sido um dos grandes tiranos da história. Não sei por qual motivo, talvez devido à sua fisionomia pouco convidativa, o ar sério e a cara fechada. Pouco a pouco, conforme fui crescendo e me apaixonei por história, descobri que ele foi um dos grandes presidentes da história dos Estados Unidos e o grande líder americano na Guerra da Secessão.

Saber apenas isso não me bastava. Tinha vontade de conhecer mais a fundo quem foi Abraham Lincoln, quais eram seus ideais e o que ele fez para manter seu país unido em uma época complicada. Foi por isso que eu decidi ler o livro Lincoln, de Doris Kearns Goodwin, uma espécie de biografia política dele, que conta detalhadamente através de pesquisas, jornais e cartas o período em que permaneceu na presidência.

A obra começa relatando os dias anteriores à indicação do candidato republicano às eleições presidenciais de 1860. Abraham Lincoln tinha três adversários mais experientes, mais influentes e de extensa carreira política. Resumindo: Lincoln era carta fora do baralho 12 horas antes das eleições. O candidato favorito era William Seward. Ele era seguido nas pesquisas por Salmon Chase – que havia preparado uma grande festa de comemoração em Ohio – e Edward Bates.

Em um toque político genial, os assessores de Lincoln conseguiram reverter o rumo das eleições – e da história americana – assegurando que todos os delegados indecisos optassem por ele e garantiram que grande parte dos que já tinham seus candidatos, tivessem Lincoln como segunda opção. A campanha da madrugada pré-eleição tinha o nome de “Detenham Seward”. A estratégia política mais improvável deu certo e a nomeação utópica de Lincoln foi decretada no segundo escrutínio.

A eleição presidencial foi mais fácil, pois o esfacelado partido democrata – devido às diferentes opiniões de seus líderes em relação à escravidão – não foi páreo para o crescente e popular partido republicano. Abraham Lincoln foi o primeiro presidente republicano eleito. O principal mote era o fim da escravidão.

Para apaziguar os nervos, afastar uma oposição ferrenha e unir o partido republicando contra a classe escravagista, Lincoln nomeou seus ex-rivais para importantes cargos no Gabinete. Seward é nomeado Secretário de Estado – e braço direito do Presidente –, Bates é eleito Secretário de Justiça e Chase é o novo Secretário do Tesouro.

O que se segue no enredo é a história da famosa Guerra da Secessão americana que todos conhecem. Com esforço descomunal para acabar com a escravidão, unidade política, confiança em seus auxiliares próximos – mas sempre tomando decisões independentes e de acordo com as suas convicções –, Lincoln se tornou uma celebridade mundial e uma figura humanitária e honesta.

Em seu segundo mandato, no dia 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln foi brutalmente assassinado no teatro Ford. Seu assassino, Wilke Booth, pulou ao palco e proferiu a frase em latim que ficou para a história: “Sic Semper Tyrannis” (“Assim sempre aos tiranos”).

Com uma linguagem muito clara e fácil de ser entendida a história, as nuances da Guerra e as tramas políticas, Doris Kearns Goodwin conseguiu retratar toda a magia e a aura que engloba o nome de um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos.

site: lisobreisso.wordpress.com
Vitor.Lobo 10/12/2015minha estante
Simplesmente fantástico de fato. Recomendo.
No entanto, é importante salientar que trata-se de uma biografia "política" de Lincoln. Logo, para quem não suporta política, não será uma leitura fácil e tampouco agradável.

Israel 08/05/2015

Bom, apesar de eu ter comprado mais para ler sobre a vida pessoal

MPontes 16/11/2014

Uma incrível história sobre liderança.
Lincoln sem sombra de duvidas foi um líder muito a frente de seu tempo, provavelmente na vanguarda até de nosso tempo, onde lideranças inspiradoras são tão escassas. É incrível como ele conseguia trabalhar, liderar e converter pessoas que eram ferrenhos adversários e opositores à suas ideias. Sua moral inabalável, sua crença profunda de que tudo que seu país estava passando iria moldar o destino de milhões e milhões de pessoas o levaram a tomar decisões que poucos homens estavam preparados para tomar de maneira tão correta.
A autora conseguiu mostrar de maneira envolvente um homem que apesar do modo de vida simples era capaz de tomar decisões complexas e que afetaram um país inteiro, pena a obra não abranger de maneira mais detalhada sua infância e principalmente pela edição brasileira cortar sua luta para a aprovação da 13ª emenda.

lodz 02/10/2014

Tempos difíceis
Publicado no Brasil com o objetivo de capitalizar em cima do filme
de Spielberg concorrente ao oscar o livro é uma versão condensada
da obra original(que tem mais que o dobro de páginas).Ainda assim é
possível vislumbrar o estilo elegante e a prosa fluida da autora.
Lincoln político astuto delegou poderes a seus rivais criando assim
um ambiente propício para enfrentar as dificuldades tremendas que tinha pela frente o livro destaca sua capacidade de aglutinar de pensar no bem comum(um exemplo para nossos políticos)
Biografias de Lincoln geralmente adotam um tom hagiográfico detalhe
que não compromete esta obra que de forma resumida apresenta a vida
do grande estadista.