Lincoln

Lincoln Doris Kearns Goodwin

Resenhas - Lincoln

thais 15/06/2014

Lincoln - Biografia
Um excelente livro, com uma escrita super acessível.

Julieta de Lacerda 11/06/2014

Uma leitura simples e envolvente, apesar do seu rico conteúdo
Lançado nos Estados Unidos em 2005 com o título “Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln”, o livro “Lincoln” só chegou às terras tupiniquins em 2013, principalmente, graças ao sucesso do filme do diretor Steven Spielberg, que foi baseado em partes da biografia política escrita pela premiada historiadora Doris Kearns Goodwin.

Como eu falei, o livro é uma biografia política do 16º presidente norte-americano. Nela é relatada a vida de Abraham Lincoln de dias antes da indicação de seu nome como candidato à presidência nas eleições de 1860, passando pela Guerra Civil, o fatídico dia 14 de abril de 1865 – dia em que Lincoln foi alvejado por John Wilkes Booth no Teatro Ford – e seus desdobramentos (a “marcha de despedida”), até a importante posição de Lincoln na história mundial, mesmo após a sua morte.

“Lincoln” é muito envolvente e sua leitura é muito simples, apesar do seu rico conteúdo e do detalhamento sobre a Guerra Civil americana. Acredito que para alguém que gosta de história, esse é um dos livros indispensáveis.

------------

“‘(...) Ele foi um herói. Falava com a voz do trovão, ria como o amanhecer, e seus feitos tinham a força das rochas. (...) Seu nome era Lincoln e a terra em que viveu chama-se América, uma terra tão distante que, se um rapaz saísse a pé para viajar até lá, ele já estaria velho quando lá chegasse’”. (p.319)

Hester1 02/05/2014

Excelente.Leitura obrigatória.

Mari 10/03/2014

Surpreendente e Cativante
Confesso que tinha as mais altas expectativas para esse livro, porque estava curiosa há anos para conhecer mais sobre Abraham Lincoln; mas não me decepcionei: a biografia engloba todos os aspectos do 16º presidente dos EUA.
De origem humilde, grande inteligencia e extrema empatia, Abraham Lincoln por si só era uma lenda. O cenário político, a guerra civil e a questão escravagista apenas exacerbaram mais as suas qualidades; na minha opinião ele seria um excelente presidente qualquer que fosse a época. Um homem capaz de reconhecer seus próprios erros, apenas para defender um amigo, torna-se ainda mais admirável quando é o presidente de uma grande nação. Ouvir a todos e decidir por si mesmo era uma das principais características de todas as ações políticas de Lincoln; além do dom de acalmar os ânimos e orgulhos feridos. Não tomar decisões impulsivas e sempre esperar o melhor momento para agir me fez comparar, assim como muitos outros, o senhor Abraham a um habilidoso jogador de xadrez.
Enfim, apesar de encarar a abolição dos escravos acima de tudo como uma estratégia de guerra, o presidente sempre havia sido um defensor ferrenho de que os estados do norte permanecessem livres da escravatura. Com o desenrolar da guerra e a quantidade de mortes e feridos (maior que em todas as guerra dos EUA juntas, incluindo a do Iraque), a abolição sendo apoiada por cada vez mais pessoas, Abraham Lincoln encontrou o momento perfeito para tornar pública sua decisão histórica.
Elogios como o do General Sherman eram comuns até mesmo dos seus adversários: “De todos os homens que conheci, ele parecia possuir mais elementos de grandeza, associados à bondade, que qualquer outro." Eu concordo plenamente, senhor Sherman.

site: http://livrosenerds.blogspot.com.br/

Wilton 28/07/2013

Biografia sensível. Doris Kearns Goodwin não se limitou a discorrer sobre uma série de datas e de batalhas. A obra não se restringe a aspectos políticos ou estratégicos, embora seja farta e vívida nas descrições. Mas, o que me chamou à atenção foi o ser humano em seu aspecto interior, sua generosidade, seu amor à família e aos amigos, seu espírito de renúncia em prol do povo americano. A autora legou-nos um Lincoln homem e estadista íntegros na verdadeira acepção do termo. O estilo simples e dinâmico propiciou uma leitura prazerosa e leve. Sem dúvida um dos melhores entre os vinte e cinco livros que li este ano até a presente data. Uma leitora outro dia escreveu que sofre de depressão após livro, quando termina uma boa leitura. Na hora, achei engraçado, mas só depois de passar pelo "mal", agente vê que a coisa é séria. Sinceramente, estou passando pela tal depressão após livro.

Lucas Jones 01/04/2013

O Homem que dividiu a história estadunidense.
Um livro espetacular que traz vários detalhes de uma história de vida que definiu o rumo da Guerra Civil estadunidense. Talvez, se não fosse pela sagacidade deste presidente, hoje o que conhecemos como Estados Unidos da América, teria uma outra configuração geográfica, política, demográfica e econômica.

Inteligente nas atitudes e decisões, cauteloso com as constantes pressões de apoiar uma guerra que ceifou várias vidas de compatriotas lutando pelo lado da União e da Confederação. Um líder nato que teve como primeira atitude de governo a nomeação daqueles que foram seus concorrentes na corrida pela Casa Branca, por reconhecer neles uma tremenda capacidade na gestão e auxílio nos principais ministérios da nação.

O fim da escravidão, motivo do embate e a instauração de uma democracia plena, um governo do povo para o povo, com o perdão daqueles que lutaram contra a União, foram sempre as intenções do presidente entendendo as razões do inimigo, porém, vislumbrando a liberdade dos prisioneiros de guerra para que pudessem reconstruir o sul, sua prosperidade e fizessem parte da reconstrução de uma nação que, desde a chegada dos primeiros europeus, visou a prosperidade, o livre comércio e a defesa da democracia.

Fica para nós o exemplo de um país que lutou, literalmente, para ser o que é hoje, a principal potência mundial. O cargo público, seja ele qual for, deve ter como objetivo principal os interesse majoritários dos seus cidadãos, a busca incessante da liberdade, igualdade e respeito a constituição.

É nas horas de extrema pressão que conseguimos enxergar os líderes de fato, o seu caráter, sua honra e sua inteligência estratégica. É na delimitação dos objetivos, independente das perdas no curto prazo, na correta gestão de pessoas, que chegamos aos resultados vislumbrados. Pensar, agir rápido e com eficiência, influenciar pessoas e entregar mais que o combinado, faz que o dirigente tenha, além do aspecto formal do cargo, a verdadeira liderança da sua equipe e das pessoas que são por ela influenciadas.

Fábio Landim 14/02/2013

Uma Biografia Extraordinária
Simplesmente uma biografia extraordinária! Vivemos atualmente uma escassez de lideranças como esta em todos os continentes, provavelmente por falta de força moral e de grandeza de caráter dos atuais governantes. Uma curiosidade interessante é notar que apesar de Abraham Lincoln ter sido o primeiro presidente republicano eleito, além de ter sido responsável pela aprovação da 13a Emenda, que emancipou os escravos(negros) americanos, atualmente testemunhamos o primeiro presidente negro governando os EUA eleito pelo partido democrata, que durante a Guerra da Secessão, era totalmente contra a emancipação. Também é interessante reparar que durante aquele período(Guerra da Secessão) os Sul era democrata e o norte republicano, no entanto, observando as eleições nacionais americanas hoje em dia, o Sul é majoritariamente republicano e o norte quase totalmente democrata. Tanto àquela época, como hoje, os estados da Virgínia e da Pensilvânia continuam sendo o fiel da balança dos pleitos americanos."
Sara Felippi 19/03/2013minha estante
Poxa,quero muito ler esse livro!Gostei da tua resenha...