Tradutor de chuvas

Tradutor de chuvas Mia Couto

Resenhas - Tradutor de Chuvas

1 | 2 | 3 | 4

Daniele.Couto 02/05/2020

Que livro lindo! Estou me aventurando a pouco tempo em ler poesias, tenho um pouco de dificuldade com esse gênero, mas esse livro foi tão fácil a leitura, a escrita do autor é clara e profunda, cheia de sentimentos. Indico para quem quer começar a ler poesias também. Achei bem mais fácil do que ler Drummond.

Liny Arguilera 31/12/2023

Maravilhoso
Busquei conhecer melhor Mia Couto após ter a oportunidade de ler um belo livro intitulado "Tempestade Arrítmica" no Wattpad, de (wiilka), acabei por descobrir que Mia Couto era biólogo, o que o tornou um alvo da minha curiosidade.
Há tempos tem se a cópia desse livro no meu tablet aguardando para ser lido, e confesso que achei encantador, e ao mesmo tempo muito confuso, os poemas de Mia Couto não são nada literais, mas é possível ver resquícios da Biologia nas entrelinhas de suas poesias, transformando a ciência em chuva, e traduzindo o seu interior em chuvas de versos encantadores, complexos e reflexivos, inclusive comecei a leitura em um dia chuvoso sentindo o cheiro gostoso das bactérias e outros microorganismos que vinham da terra molhada.

haruurane 24/01/2023

como o esperado de mia couto, tradutor de chuvas não é uma daquelas poesias superestimadas, mas ainda sim, senti falta da conexão entre alguns textos. o conceito abordado é de fato interessante, o rio e a casa, o rio e a mãe. a água se interliga com a vida de muitas maneiras, mais do que podemos imaginar.

Catharina 24/01/2014

Um livro de versos que surgiu por acaso enquanto estava escrevendo outro de ficção e no qual regressa à infância não para falar de si mas daquela fase da sua vida "enquanto momento de aprendizagem do encantamento, daquilo que era uma relação mágica com o mundo".

Mateus 03/12/2022

Tradutor de chuvas
Recentemente tenho me aventurado mais na poesia e tenho econtrado muita coisa boa, esse livro é a prova de que as vezes, as coisas mais simples, são as melhores.

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2018

Adorável!
A experiência lendo Mia Couto não poderia ter sido melhor: as poesias são bem subjetivas, é quase como se conseguíssemos sentir e ver o que o escritor colocou em palavras.

Outro ponto positivo em minha experiência de leitura foi que o próprio processo criativo dos poemas foi bem simples, natural e espontâneo, ademais, a linguagem utilizada por Couto é acessível, não tem aqueles rebuscamentos que muitas vezes causam confusão e/ou obscurecem o sentido do poema/obra.

As poesias abordam temas corriqueiros, familiares, da vizinhança, de observações da vida. É doce, é amargo e tem um tom completamente saudosista, como se fossem poesias-memórias, o que de fato é isso que é quando se pensa em poesia: a forma de "prender" aquele sentimento num texto para recordá-lo durante a leitura.

Após a leitura de Tradutor de Chuvas só consegui ficar com mais curiosidade de ler outros livros do Mia Couto, espero que em breve tenha outra obra dele em minhas mãos...

site: www.delivroemlivro.com.br

Giulianapetrucci 13/12/2018

Uma válvula de escape
Em tempos de final de período, a poesia foi uma pena em dias pesados.

Mia Couto é um biólogo e poeta Moçambicano.
O escritor escreve o que vislumbra na história dos personagens reais que encontra em seus dias.
Na sua obra é fácil sentir ,ao longo dos poemas, pedacinhos de todo tipo de vida, de amores ,de preocupações e anseios.

Seus poemas mesclam natureza e humanidade numa sintonia que mostra nossa ligação com o mundo na construção de metáforas impiedosas.

Fico pensando que a biologia e a poesia talvez sejam pra Mia Couto duas formas complementares de enxergar o mundo, sem que tenha uma forma mais correta que a outra.

"Tudo falei com meus amantes.
Perante o amor, porém,não tive palavra."

beatriz silvx 13/12/2018

até uma bula de remédio tem mais emoção e sentimento do que essas poesias
heyjcf 05/02/2019minha estante
MORTAAAAAAAAAAAAA CONCORDO KKKKKKKKKKKKKKK

Juno 06/06/2021

Gostei do livro ele é muito bom. Teve alguns momentos que eu fiquei um pouco entediada. Os poemas são lindos.

Angelica 06/06/2021

Um belo livro de poesias, algumas são muito boas outras fugiram do meu entendimento; não consegui me conectar muito com a escrita do autor, o que certamente não me impede de querer conhecer mais de suas obras para chegar a uma opinião concreta sobre a escrita.
Em resumo, gostei, mas não senti nada muito profundo como eu estava esperando.

Gabrielle.Marins 20/02/2020

De Mia Couto só tinha lido um conto numa coletânea feita pela minha escola e adorei o que li, então, procurei outras obras dele e encontrei o tradutor de chuvas. Esse é um livro rápido de ser lido, daqueles que você lê numa tarde de chuva bebendo um café. Um ótimo livro que aumentou a minha vontade de ler as obras do autor.

Lucas.Avelar 13/02/2021

Um livro curto e bem direto, o Mia Couto tem uma escrita gostosa e é marca registrada o jeito de ler de escrever com antíteses. Me surpreendi com os poemas finais: eles dizem respeito ao veslumbre da morte e da falta, de uma maneira sensível me fez pensar sobre o assunto.

Eryka 27/12/2020

"Sempre que chorares, nascerás uma outra vez."
Tradutor de chuvas é sem dúvidas um belo livro. Cheio de poemas simples e que por vezes nos fazem rir com algumas lembranças que temos ao ler.
Belas palavras que adentram em nós e que por vezes nos ajudam em nossos caminhos e quedas.

"Sempre que chorares,
nascerás uma outra vez."

"Aquele que acredita ter visto o mundo, não aprendeu a escutar-se no vento. "

"Aquele que se deitou na terra,
vestiu sonhos como se fossem vidas e tudo o mais fossem regressos."

"Abres-me, janela,
e antigas memórias
me salpicam o rosto,
chuvas ainda por desabar."
Camillamaia310 20/12/2022minha estante
Que coisa linda, é eu adorei esse poema, um dos meus preferidos também.

Gilvania4 26/12/2020

Todas as dores
O livro conta passagens vividas pelo poeta, ele fala de dores, abusos, morte. Achei razoável.

1 | 2 | 3 | 4