Como organizar sua vida e seu coração

Como organizar sua vida e seu coração Staci Eastin

Resenhas - Como organizar sua vida e seu coração

Rílari 16/10/2021

Recomendo demais a leitura
Esse livro foi capaz de confrontar de uma maneira muito clara o pecado por trás da desorganização. Apresentando as possíveis motivações e nos fazendo identificar nossos idolos. Mas além disso mostrando como atraves da graça e misericórdia de Deus podemos sim mudar isso em nossas vidas. Em suma o livro é exatamente o que o titulo diz. Como organizar a vida e o coração. Ele mostra como o caos a nossa volta tem como fonte a desorganização do próprio coração. Antes de organizar a rotina e tarefas é necessário colocar as coisas em seu devido lugar internamente, colocando Deus em seu devido trono e o restante e suas devidas posições.
O livro demonstra a graça de Deus nesse processo, que nao acontece de um dia pro outro.
Gostei demais de como a Staci é sincera, objetiva e usa de uma ligarem fácil de entender, sendo sempre fiel a palavra de Deus.
Recomendo demais a leitura. Foi muito além das minhas expectativas. Espero sinceramente que esse seja o inicio de um processo de arrependimento e ações em busca da semelhança de Cristo.

Kinha 23/01/2021

Na perfeição de quem seu coração repousa?
É um livro muito prático e recomendo para todos que sofrem com um alto nível de perfeccionismo. Ele trata de outros tópicos também, mas esse foi o que mais falou comigo. A autora nos ajuda a cavar mais fundo nossas motivações de forma simples e humilde, revelando onde o coração de um perfeccionista repousa e e quem é o seu Deus.

Se tornou um dos meus livros favoritos e um daqueles que de tempos em tempos vou reler para refrescar a memória.

Danúbia 03/05/2020

Organização geralmente é um problema de coração
Esse livro é excelente para começar a refletir sobre os problemas de organização, que geralmente não são facilmente resolvidos com uma lista de regras a cumprir, mas tratando de algo mais profundo: problemas no coração.

Evellin 23/01/2019

Olhando para o caus
Divisor de águas na minha vida. Chegou pra mim num momento de caus e me fez olhar para as etapas que me levou a chegar nesse ponto e a entender as motivações.

Kelly Oliveira Barbosa 23/07/2015

Esclarecedor!
Como organizar sua vida e seu coração: um guia para mulheres que querem vencer o caos é um dos volumes da série Cruciforme da Editora Vida Nova. O livro é sobre organização, foi escrito para mulheres, e mais especificamente para mulheres cristãs. O objetivo segundo a autora não é estabelecer um novo esquema, planejamento ou lista de tarefas como em outros livros sobre o tema. A sua intenção ela diz, é ajudar a leitora a servir a Deus e a família de forma mais eficiente, mais produtiva, com mais paz e alegria no coração.

A leitura flui como uma conversa. Staci aqui e ali faz perguntas que provocam a reflexão. Ela afirma que a falta de organização – desordem da casa, atrasos frequentes a compromissos, procrastinação, acúmulo de tralhas… – não é devido a falta de habilidade, traumas de infância, problemas familiares ou falta de experiência.

"Por que eu não organizo a minha vida para fazer o que eu sei que é importante e para qual, na verdade, já tenho as habilidades e o preparo necessários?"

Para ela a falta de organização é o reflexo da motivação do coração. Assim é preciso sondar o nosso próprio coração e descobrir o que realmente tem atrapalhado a caminhada sincera com Deus e causado o caos da desorganização em nossas vidas. E isso significa identificar os ídolos que ainda resistem em nosso coração. Sim! A idolatria aqui é colocada como principal motivo do caos na vida das mulheres ou ao menos da ineficiência em servir a Deus e a família. Ela expõe 4 ídolos muito comuns no contexto do século 21: lazer, excesso de ocupação, a mania da perfeição e os bens materiais.

Os pontos altos do livro pra mim foram os capítulos: mania de perfeição e lazer. A excelência deve ser buscada em tudo o que fazemos, porém há algo errado quando o objetivo é a perfeição. O problema com o perfeccionismo está na motivação por trás dele. Afundar-se num mar de detalhes, se estressar nas minúcias da vida, preocupar-se de forma doentia com as aparências etc.; podem roubar a alegria de viver e prejudicar muito os relacionamentos. Como alguém disse: “os detalhes amarram a vida”. Se o nosso coração sente que as aparências e os elogios humanos são coisas da maior importância, e até achamos que através da perfeição devemos nos fazer merecedores do amor de Deus, isso significa que o perfeccionismo se tornou um ídolo.

Quanto ao lazer Staci cita vários fatores, a procrastinação, o descaso com tarefas importantes, a preguiça e outros. Ela diz que existem mulheres que são viciadas em lazer, e olhando para mim mesma, creio que ela tem razão, esse é um mal do século 21 que todos padecemos, falo do excesso de lazer e/ ou entretenimento.

Concluindo, gostei muito desse livro. Já havia lido outros materiais sobre esse assunto, mas nunca me deparei com a abordagem da idolatria estar ligada a desorganização. Através de exemplos práticos e simples do dia a dia de qualquer mulher (solteira, casada, mãe, divorciada, viúva) a autora demonstra essa verdade, é realmente esclarecedor. Entender isso não só ajuda a identificar o real problema, mas ajuda-nos a enfrentá-lo da maneira correta: através de um sincero arrependimento diante de Deus.

site: https://cafeebonslivros.blog/2020/10/23/como-organizar-sua-vida-e-seu-coracao-de-staci-eastin-81/

Geolê 01/06/2013

Como viver diante da face de Deus?
O livro é muito bom! De início eu me identifiquei tanto com alguns trechos que me questionava “Por que esse livro deveria ser restrito às mulheres?” Mas depois comecei a entender. rsrs

O livro, como o título sugere, trás como pressuposto que a organização de nossa vida é influenciada pela disposição de nosso coração. A resposta para vários questionamentos é a soberania de Deus sobre todas as coisas, que é um assunto que está presente em todos os capítulos.

No primeiro capítulo a autora fala um pouco dela mesma, e como nós em geral sofremos com organização. Ela cita psicólogos que dizem que somos desorganizados porque não sabemos dizer ‘não’, fazemos demais por preferir excesso do que não ter coisas suficientes pra fazer, buscamos perfeição, dentre outras coisas. Assim ela conclui o capítulo assumindo que muito da desorganização é por causa do pecado em nosso coração. Esse pecado é a Idolatria. Ela cita então quatro ídolos: perfeccionismo, excesso de atividades, bens materiais e lazer

No segundo capítulo ela fala do perfeccionismo. De maneira interessante ela argumenta que buscar fazer o que é certo é bom, porém ela aqui vai falar contra um perfeccionismo que busca como recompensa o elogio dos homens. Buscar a glória dos homens é uma das pricipais causas do perfeccionismo.

No terceiro ela fala sobre excesso de ocupação. Ela afirma que muitas vezes somos movidos por um desejo de ajudar o outro, mas quando aceitamos favores demais, quando assumimos mais do que podemos cumprir, isso é movido por um desejo também de ser reconhecido. Um desejo de reconhecimento pelas muitas tarefas. Então ela argumenta algo que concordo muito: É melhor pouco com qualidade, do que muito sem qualidade.

No quarto fala sobre bens materiais e divide esse ponto em três categorias: Aquisição, propriedade e renúncia. Ela afirma que muitas vezes queremos as coisas não por necessidade, mas só por querer! Assim, quanto à aquisição, isso gera um consumismo desenfreado. Quanto à propriedade, pode se referir à manutenção de um bem, ou em acumular só por ter. Quanto à renúncia, ela fala sobre a importância de abrir mão de algumas coisas. As vezes pra abençoar o outro, ou pra liberar espaço na casa.

No quinto ela fala sobre lazer. Fala da importância de se ter um tempo separado para descanso. O trabalho é algo bom, e o lazer também, e é necessário saber separar as coisas pra não trabalhar de maneira mal feita, nem ter um lazer na correria ou com peso. Muitas infelizmente fazem um trabalho mal feito para poder ter mais lazer, e acabam precisando se dedicar por mais tempo por não ter conseguido fazer bem feito. Ela fala também do vício do lazer e como deve haver uma busca pelo equilíbrio nessa área.

No sexto então ela fala de circunstâncias difíceis. Apesar de argumentar esses possíveis ídolos que uma mulher desorganizada pode enfrentar, ela também sabe que é possível que mulheres sofram com organização por causa de circunstâncias. Ela afirma que esse capítulo foi escrito em especial para mães solteiras ou doentes. Nesse capítulo as palavras são de doce e verdadeiro consolo baseado no amor de Deus. Tudo que nos ocorre está no controle de Deus e é feito por amor.

No sétimo e ultimo capítulo, a autora encerra dando várias orientações práticas sobre organização envolvendo criação de filhos e cuidados domésticos como lavar roupa e limpar a casa. Aqui fica mais claro que o livro é para mulheres. Rsrs. É para mães, de maneira mais específica, porém pude tirar muito proveito ainda assim. Fecha o capítulo com boas palavras de esperança para aqueles que querem lutar contra pecados que atrapalham na organização.

Gostei muito! O livro está cheio de exemplos, a autora está sempre contando um pouco de sua história, e a aplicação é sempre com uma passagem bíblica. A linguagem é sempre dirigida às mulheres, e de maneira especial às mães. O princípio que orienta na luta contra os ídolos é sempre o evangelho de Jesus Cristo. O caráter da soberania de Deus também é muito notável.

Posso concluir que o ensino principal desse livro é não viver para os homens, e sim pra Deus. Claro que vamos servir o nosso próximo, mas o foco de nossas vidas será Deus. Serviremos o próximo por amor a Deus.

Ter sempre uma visão teo-referente de nossas atividades, desejos e dificuldades é o segredo por trás de toda organização. Há esperança pra nós. :) (Homens e mulheres. Rsrs)

Recomendo em especial pra novas mães, mas também a qualquer um que se sente numa vida muito atribulada.

Sacha 21/01/2013

era para mulheres, mas valeu...
Li o livro encorajado pelo testemunho de minha esposa sobre ele. Algumas páginas eram quase constrangedoras, tive a impressão que estive escutando a conversa alheia, já que a autora dialoga com leitorAS. No entanto, fui extremamente abençoado com as páginas desse livro, confrontando-me com minha própria bagunça e ídolos por trás de minha desorganização. Há esperança no Evangelho para uma vida mais organizada e leve de tanto entulho...

Leia!