Um Sonho no Caroço do Abacate

Um Sonho no Caroço do Abacate Moacyr Scliar

Resenhas - Um Sonho no Caroço do Abacate

Mary 27/03/2015

Um Sonho No Caroço do Abacate
O livro um sonho no caroço do abacate, de Moacyr Scliar, contém 80 páginas, incluindo a história do autor e nomes de algumas de suas obras. A história se trata de um jovem judeu, chamado Mardoqueu, que após ser transferido para uma escola católica, passou a enfrentar agressões e preconceitos de sus colgas, pela sua origem, pela sua religião, por ser judeu. Sofreu, mais não desistiu. No decorrer do ano, um jovem mulato entrou no colégio, desde então, tornaram-se amigos, pois sofriam juntos a dor do preconceito. Mardoqueu se apaixonou, e junto com sua amada, lutaram para enfrentar o racismo e a infantilidade de todos. Uma historia de amor e amizade, que resiste, e ultrapassa todas as barreiras em busca da felicidade.

Guilherme 01/10/2014

Um Sonho Caroço De Abacate.
Esse livro é grande e quase não tem gravuras. O livro fala de um garoto judeu filho de judeus. E que seus pais veio para o Brasil em busca de uma vida melhor , por lá seus pais sofria ameaças. Lá eles também passava necessidade como uma refeição por dia, e essa refeição as vezes era podre.
Sua mãe gostava da fruta "Abacate", só que ela não tinha saboreado.
Depois de crescido, seu pai colocou em um colégio chamado Juva" Colégio de Padre Juvencio" , pois seu pai achava que ele era indisciplinado, e tinha que seguir os passos de seu irmão, porque David era um desgosto para a família.
Nome:Guilherme Lourenção Maia.

Italo 12/07/2013

Um Sonho no Caroço do Abacate
Gente eu gosto de livros grandes e sem gravuras, porem ano passado minha professora de português pediu a classe para que lêssemos Um sonho no caroço do abacate, então nos lemos. Apesar de eu não ser nada chegado a livros pequenos, ainda mais que tenha menos de 100 páginas eu me deliciei com uma ótima lição de vida. Li o 3° volume – novela.
O livro falava a vida de Mardo um garoto judeu, e filho de judeus. Seus pais viajaram da Rússia para o Brasil, – em 1939 se não me engano - a fim de fugir da descriminação que provocava massacres em seu antigo pais. Na Rússia a família passava por apertos, como uma refeição por dia, e essa refeição às vezes já estava podre. Sua mãe – a mãe de Mardo – adorava frutas, mas na Rússia frutas eram raras e caras, de vez em quando conseguiam comprar uma, e assim dividiam da melhor forma. A fruta preferida da mãe dele era o abacate – apesar de nunca tem saboreado uma.
Com Mardo já crescido, o pai dele o mandou para o juva – Colégio Padre Juvêncio – pois achava que Mardo estava indisciplinado e logo estaria no mesmo caminho do irmão – David, que era um grande desgosto a família, rebelde não quis estudar, se envolveu com gente errada, coisa do tipo.
Para um judeu uma escola de padre não é nada bom. O juva que aceitava apenas pessoas de alta classe era um colégio apenas para pessoas do sexo masculino, então confusão sairia dali. Porem Mardo se convenceu que não ia se deixar ser vencido, com isso lutou para mostrar que é digno como todos os outros. Depois de um bom tempo Mardo tinha agora a companhia de Carlos, um garoto negro que usava óculos. A partir daí uma história de preconceito e descriminação começa. Com dois pontos: descriminação religiosa e descriminação de cor de pele.
O livro na verdade é uma auto bibliografia que tem uma ótima narrativa, transmite uma lição de vida, o livro também não deixar de ter um amor em meio a preconceitos, recomendo a todos, acho que é uma história comovente. E estou louco para ler outros sucessos de Moacyr como: O centauro no jardim, O exercito de um homem só e O imaginário cotidiano.

Jean P 13/06/2013

Excelente obra de Moacyr Scliar
Gosto muito de Moacyr Scliar. E ele realmente se superou nessa obra incrível. Consegui entender e viver cada momento da vida do personagem além de ter me identificado com ele em vários aspectos. Infelizmente o escritor faleceu há algum tempo mas pretendo continuar apreciando seu trabalho esplendido.

Ma. 12/03/2013

Livro que nos questiona.
"Um sonho no caroço de abacate", com toda certeza é um desses livros que nos emocionam desde as primeiras linhas até a ultima. Vários autores já escreveram e escrevem até o momento atual textos, obras inteiras, livros que tem como assunto principal, o nazismo, o preconceito contra o judeu, contra o negro e contra tudo o que aparenta ser anti-normal para nossa sociedade "civilizada".
No entanto, poucos livros conseguem ser tão atrativos, poucos conseguem transmitir uma critica de forma tão simples e comovente como em "Um sonho no caroço de abacate". Recomendo a todos. Excelente livro!

Dani 17/01/2013

Uma questão de força de vontade
Ótimo livro, mesmo pequeno. A anos eu tinha esse livro que minha irmã ganhou na oitava série e eu achava que era coisa de criança e não me interessava a ler, mas resolvi ler e mudei totalmente minha opinião. Esse livro é uma lição de vida, muito bom e com uma história maravilhosa. A linguajem é bem fácil.

Manu 28/08/2009

Escolhi esse livro porque aborda o tema SONHO, e eu acho muito importate ir atras do que colocamos como meta em nossas vidas.
O autor é Moacyr Scliar, filho de emigrantes judeus, ele gosta de contar sobre experiências e sente muito prazer ao contar uma historia