Se eu pudesse viver minha vida novamente...

Se eu pudesse viver minha vida novamente... Rubem Alves

Resenhas - Se eu pudesse viver minha vida novamente...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wilton 16/05/2016

Bálsamo para almas doentes
Livro repleto das concepções e experiências do autor. Sua linguagem é simples e poética. Um verdadeiro bálsamo para os momentos em que sofremos as nossas íntimas dores existenciais. Rubem Alves ainda nos auxilia com sugestões de leitura importantes. Leitura recomendada, sem dúvida.

Kelli Carine 12/01/2016

Livro incrível. Nesse livro ele aborda situações vivenciadas durante sua infância em Minas Gerais, eu que sou filha de pais mineiros amei, me senti ouvindo as histórias da minha família.

Lud 23/12/2015

Gosto muito da escrita do Rubem Alves e me identifico com as ideias dele. Assim não tem erro, todo livro que leio dele sempre me faz pensar várias coisas e me dá uma amável ternura. Este não foi diferente.

Malu 10/09/2015

Reflexões importantes para vida...
Rubem Alves era acima de tudo, um grande sábio e deixou um legado de estimado valor! As pessoas esquecem que temos apenas uma vida para viver. Não dá para apagar e escrever novamente. O que foi escrito, continua lá. Então, precisamos ser responsáveis com o que temos de mais valor que é a vida, as pessoas, o amor. A felicidade está na simplicidade da vida. E na profundidade do ser!
Rubem Alves faz uma analogia de uma pessoa com uma casa. Tem pessoas que permite que outros entrem somente na sala de visitas. Deixam a sala bem arrumada e são extremamente educadas. Outras, permitem que as pessoas sejam mais íntimas e entrem na cozinha que é o lugar dos amigos verdadeiros, no quarto que é o lugar do amor verdadeiro e íntimo. Não podemos usar máscaras na nossa vida e construir relações superficiais. Não podemos permitir ter uma vida onde somos uma casa onde recebe visitas na sala de estar. Precisamos construir relações verdadeiras e profundas. Permitir que as pessoas toquem nossas vidas! É um livro fininho, mas de grande sabedoria!
Um segredo meu: Escolhi Rubem Alves para ser meu avô. Meu avô querido e sábio que me ensina as coisas importantes da vida e me dá os melhores conselhos!

Aninha 03/02/2015

Um cadinho de beleza em palavras
"Um passado que se compartilha é um sacramento de solidariedade." (página 80)

2014 foi um ano complicado na literatura: perdemos João Ubaldo, Ariano Suassuna, Ivan Junqueira e Rubem Alves. Todos com seus dons e méritos, mas Rubem era o meu favorito.

Talvez porque ele soube ver a beleza de Deus na criação, nas coisas simples da vida; talvez porque ele entendeu que educar uma criança envolve amor e paixão acima de tudo.
Assim como em Ostra feliz não faz pérola, e outras obras e textos, ele faz poesia com a beleza das coisas, com a natureza, com o amor, com a solidão, com a dor e a morte.

"A beleza é a face visível de Deus." (pág. 16)

"O ato de ver é uma oração (...) Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado." (pág. 19)

"Toda alma é uma música que se toca (...). A poesia revela a comunhão." (pág. 22)

"A poesia opera ressurreições." (pág. 33)

"Os olhos dos poetas são sempre olhos que se despedem." (pág. 37)

"E, no entanto, é isto que nós somos, sem que tenhamos coragem para dizê-lo: um adeus." (pág 67)

"A paixão é uma perturbação da tranquilidade da alma." (pág. 115)

Ler Rubem é como brincar: faz bem para a alma!

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2015/01/se-eu-pudesse-viver-minha-vida-novamente.html

Luciano Luíz 24/01/2015

SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE... de RUBEM ALVES é uma pequena coletânea da vasta obra deste autor que caminha entre muitos gêneros literários.
Aqui vemos breves textos de reflexões diversas, como amor, amizade, Deus, natureza entre outras mais. Bem bacana. Uma leitura rápida e influente da melhor forma que pode existir.
Recomendado.

L. L. Santos

Dani 08/01/2015

Leitura que faz pulsar o coração... Desperta a melancolia adormecida, a saudade latente e todo tipo de lembrança bonita que se faz neutra nos dias normais.
Ótima leitura. Recomendo.

Rui Alencar 12/10/2014

...Aprenda a andar sem ter de chegar a lugar algum, simplesmente gozando o mundo que nos cerca! Faça o fantástico turismo gratuito dos livros...

...Temos dois olhos. Com um nós vemos as coisas do tempo, efêmeras, que desaparecem. Com o outro nós vemos as coisas da alma, eternas, que permanecem...

Janaina Edwiges 02/08/2014

Se eu pudesse viver minha vida novamente...

Quando me deparei com este livro, fiquei bastante curiosa com o título e acreditei que iria encontrar uma estória de arrependimentos, remorsos e lamentos pelo que não se fez. Mas já no primeiro texto pude perceber que o livro seguiria caminhos opostos a tudo aquilo que imaginei.

Rubem Alves faz uma reflexão sobre a vida, que é feita de perdas e ganhos, momentos tristes e felizes, erros e acertos. A beleza está em compreender que tudo isso faz parte da nossa trajetória e, portanto, não devemos nos envergonhar ou desejar ter feito tudo diferente na nossa vida.

Como nos ensina o próprio autor: "Estou onde estou pelos caminhos e descaminhos que percorri”.
Laís 31/08/2020minha estante
migs! fui ler umas resenhas desse livro pq me interessei pelo título e me deparei com vc aqui ahahhaha

Gustavo 18/07/2014

Delicado, profundo e Poético
Rubem Alves é Rubem Alves. Livro para ser refletido e degustado como quem bebe um bom vinho. Impressionante a capacidade do autor, em poucas páginas, conseguir ser tão profundo e poético.

DIÓGENES ARAÚJO 17/03/2014

Abaixo da média
Rubem Alves é meu escritor favorito, mas esse pequeno livro, ficou um pouco abaixo da média em comparação aos outros.
O que parece, é que o livro é uma seleção feita pela editora, de crônicas selecionadas dos diversos livros de Rubem Alves, o que acaba o tornando um pouco desconexo, um livro repleto de belas citações mas não formam um conjunto tão inspirador como os demais livros do autor.

Fátima 05/02/2014

Rubem alves faz uma reflexão sobre a vida o que considera ter acertado e errado na sua trajetória. O prazer dos bons momentos vividos, a angústia dos dias mal vividos. É uma coletânea de textos bastante interessante, no mínimo nos leva a refletir sobre nossa vida também.

BeatrizViana0 17/11/2013

Ja avaliei o livro por ter folheado e simplesmente por Ruben Alves ser perfeito... Em breve darei detalhes...
COMO EU DISSE: Rubem Alves é perfeito em suas metaforas, se eu pudesse viver minha vida novamente? faria tudo do mesmo jeito. As historias que ele relata de seus tempos de guri sao sensacionais, nos leva a uma nostalgia de outros tempos. Perfeito...

Valério 04/10/2011

O bem e o mal
O livro tem a primeira parte arrebatadora. Contudo, na segunda parte, há um queda vertiginosa na qualidade dos textos. Toda a profundidade presente na primeira parte vê-se invertida na segunda. Não parece o mesmo autor. A segunda parte parece ser escrita (com poucas exceções) por um escritor de primeira viagem.
Além disso, como já havia notado, Rubem Alves muitas vezes repete "causos" em livros. Neste mais de um é repetido dentro do mesmo livro. Acho que faltou uma revisão mais cuidadosa. Do autor e da editora.
A primeira parte é digna de nota 5. Contudo, a segunda, de nota 3, quiçá 2. Assim, no geral, graças a primeira parte, a média fica em 4 (pois a primeira parte tem mais peso no 5 do que a segunda no 3 ou 2).
Devido à primeira parte, marcaria este livro como favorito. Devido à segunda parte, não será possível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6