O Clube do Filme

O Clube do Filme David Gilmour

Resenhas - O Clube do Filme

.:*Mandy*:. 20/01/2010

Há muito tempo não lia um livro que me cativasse tanto. A ponto de torcer pelo Jesse, ter raiva da Rebecca e coisas do gênero.
David Gilmour conseguiu me conquistar pelo jeito com que ele lida com as palavras.

Nice 29/08/2010

Tem boas indicações de filmes, principalmente alguns clássicos ( pra quem coleciona, sempre é uma boa pedida ), fora isso achei um pouco chato.

Margô 27/07/2020

E a escola vai ao cinema!
Se você é cinéfilo, terá nesta obra um forte aliado pra justificar aprendizagens via "películas" que ensinam... Filmes educacionais? Nem pensar!
Grandes diretores, roteiros mais diversificados possíveis, e um pai "cabeção", que é o mediador dos filmes indicados ao filho adolescente que resiste frequentar a escola. O menino tá invocado com uma banda barulhenta de rock, e vazou da escola!! Não é ficção...

E de quebra, você se envolve com a História do cinema, e as suas tendências filosóficas, ou coisa parecida, e no final das contas , talvez chegue à uma conclusão bem divergente à do protagonista.
Mas, há um ganho filosófico, espiritualista, e cultural pra o garoto, que não dá pra negar.

Gostei do que li e indico.

Renata 06/01/2011

Uma liinda² historia de amor entre um pai e filho.. leitura facil e envolvente é uma pena que tenha terminado ^^

Resenha no meu blog: http://makesandbooks.blogspot.com/2010/10/o-clube-do-filme-david-gilmour.html

Ana Cristina 30/01/2010

Gostei do livro. Eu achava que o livro abordava mais os filmes, mas ao contrário é muito mais sobre a relação de um pai com seu filho adolescente, e suas escolhas do que uma análise crítica de filmes.

A relação entre David e Jesse é muito saudável, e muito difícil de se encontrar nos dias de hoje.

Vale a pena uma conferida.

eriksonsr 12/12/2016

Leitura leve e tranquila
Compra feita em um sebo por indicação de uma amiga e que ficou juntando poeira meses na prateleira até eu resolver dar uma chance. Não sou muito de romances, mas até que gostei deste, não é a coisa mais elaborada e profunda do mundo, mas é leve, tranquilo e agradável...

No livro temos contato com a história de um pai, preocupado com o desempenho do seu filho (Jesse) na escola, jovem está prestes a rodar e não tem interesse e nem motivação nenhuma em estudar. O pai também não está no melhor momento da sua vida, está desempregado e além da preocupação com o desempenho escolar do filho, está preocupado com a relação entre os dois.

Diante desta situação, o pai propõe um acordo para o filho: ele não precisa mais estudar, em troca os dois tem que assistir três filmes juntos por semana, ambos escolhidos por ele, o pai. Nesse tempo temos contato com diversos filmes, atores, atrizes e diretores, passando pelos mais diversos genêros, terror, clássico, western...

Além das referências cinematográficas (minha listinha de filmes pra catar no Netflix ganhou novos títulos) legais, outra coisa que achei muito legal é ver o Jesse passando por alguns dos dramas que também passei, além é claro de ver a evoluçao dele e de sua relação com o seu pai.

Acho que o livro é isso, uma jornada de amadurecimento tanto do pai do Jesse que vai amadurecendo não só a relação dele com o seu filho, mas também profissionamente, quanto do Jesse, que vai crescendo, arruma seu primeiro emprego, conhece a tristeza ocasionada por um amor, as incertezas em relação ao futuro e etc

Obrigado pela sugestão Khalil!

Silvana Lima 13/02/2018

O Clube do Filme - Uma história cativante
Uma história real entre o pai David e filho Jesse baseada no respeito, na confiança e na amizade após a decisão do pai em educar seu filho através da exibição de filmes. Isso aconteceu após David, um crítico de cinema, constatar o total desinteresse de Jesse pelos estudos. Ele diz ao filho, que está com dezesseis anos, que este poderia abandonar a escola desde que assistisse toda semana a três filmes. A esse ritual ele chamou de O Clube do Filme. Através das sessões de filmes, que eram escolhidos conforme a situação vivenciada no momento, David ia fazendo uma comparação dos acontecimentos nos filmes com a vida real, e através das conversas, se aproximando cada vez mais de Jesse.
Carol Nery 13/02/2018minha estante
Espero que tenha gostado é que tenha sido uma leitura agradável. Eu adoro a frase que uso no meu perfil aqui do Skoob e tirei há anos da leitura dessa obra. Abraços!

Silvana Lima 14/02/2018minha estante
Obrigada pela indicação!

luizmerino 10/05/2010

Um pai. Um filho. Três filmes por semana.
Um pai, David Gilmour, desempregado e sem saber o que fazer para seguir sua vida.

Um filho, Jesse, de 15 anos e sendo sempre reprovado na escola e na vida, um garoto perdido e despreparado.

Com isso vem a idéia do pai de fazer uma proposta para o filho.
" Você pode sair da escola e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel, desde que assista toda semana a três filmes escolhidos por mim, e comigo. "

Assim surgiu o Clube do filme.

Nesse clube, David Gilmour tenta mostrar ao seu filho, lições sobre a vida e também o prazer de assistir a grandes filmes onde ao término podia debater com o filho questões baseadas no que assistiam e também questões sobre a vida de Jesse.

Confesso que gostei bastante do relacionamento de David e Jesse, suas conversas sobre amores, bebidas, tristezas e drogas. Um relacionamento baseado na confiança de um filho sobre seu pai, dizendo tudo o que vinha a mente e pedindo ajuda quando precisava. Provavelmente me identifiquei muito com essas partes do livro, por algo que eu nunca tive com meu pai e sentir o prazer de uma relação familiar como essa é algo verdadeiramente satisfatório para mim.

Os filmes que o livro relata por sua vez, são filmes incríveis que deveria estar na lista de todo cinéfilo. Como por exemplo Casablanca, Interlúdio ( os 2 com a sensacional Ingrid Bergman ), O poderoso Chefão 1 e 2, Lolita ( 1997 ), Cães de aluguel, Psicoce, Amores expressos, Assim caminha a Humanidade entre outros muitos.

O livro mostra também a história de alguns diretores como Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e o sempre espetacular Clind Eastwood. Também cita atores famosos como Marlon Brando, James Dean, Ingrid Bergman, Jack Nicholson entre outros...

É um livro rápido e fácil de se ler. Não quer dizer que isso faça o livro ter pouco conteúdo. Ao contrário.

Recomendadíssimo, principalmente para quem gosta de filmes.

Little 28/08/2009

Direto para o Clube do livro
David Gilmour foi apresentador de talk shows, depois de participar do festival de cinema internacional de Toronto. Ganhou prêmios por outros livros seus, e O Clube do Filme é baseado em fatos da sua vida.
Quando o seu filho de 15 anos se encontra com muitas dificuldades e reprovações na escola. Gilmour vê que ele está muito infeliz. Assim, o pai faz uma proposta radical: deixar o filho sair da escola e educá-lo com filmes que que o pai escolhesse. O filme mostra todas as tensões e dificuldades pelas quais os dois passaram.
Avaliação: "O Clube do Filme" é um livro que pode parecer instrutivo, mas não é bem assim. É um livro bastante imersivo, pois sempre percebemos nele aguma situação pela qual já passamos. O narrador demonstra que é humano, e o livro não fica com aquela aparencia poética e, consequantemente, artificial. O narrador também é bastante observador, e eu me identifiquei com a maneira que ele analisa as pessoas. Não há um clímax bem definido, pois esse não é um livro comum, e o leitor está sempre envolvido com os personagens, já que eles são pessoas reais. Recomendo para quem gosta de filmes e realismo.

Gilberto 07/01/2013

quem lê esperando informações extras sobre filmes, produções e tudo mais vai se decepcionar feio. nao é um livro sobre cinema, é um livro sobre a relação entre pai e filho, e como o cinema os aproximou. eu amo esse livro

Felipe B. Cruz 05/08/2009

É um livro bom, mas achei que poderia ser melhor
A premissa do livro é ótima. Um pai educando o filho por meio do cinema. Quer coisa mais saborosa do que aprender sobre amor, drogas, enfim, sobre qualquer coisa com os exemplos dos filmes? Apesar do autor citar uma infinidade de filmes e, com muita propriedade, falar sobre cada um deles, acredito que o livro poderia ser melhor se tivesse mais histórias dos filmes citados.

É claro que ele nos consegue deixar com vontade de assitir a todos eles e conta (nas últimas páginas) com uma providencial listinha dos filmes citados. Acho que a premissa do filme é saborosa, mas o autor não conseguiu deixá-las saborosas para o leitor. No mais, eu recomendo a leitura. A história flui fácil e é um livro leve.

Luís Ricardo 27/07/2016

Uma leitura no momento certo
Posso começar dizendo que minha nota para o livro foi um pouco influenciada pelo momento que eu estava vivendo na época que li o livro. Além de ser fanático por cinema, em vários momentos eu me senti na mesma situação que o Jesse em suas desventuras românticas, e os conselhos de David Gilmour fizeram ele ser como um "guia" para mim também. As informações extras sobre os filmes discutidos entre os dois é certamente um dos pontos fortes do livro, que às vezes deixa a desejar na hora da escrita - embora um tanto simples demais, não me incomodou porque eu já estava fisgado pela história e pelos quase reflexos das minhas próprias situações.

Sophia 07/04/2013

Pra quem vai ler achando que conta tudo sobre filmes, não leia. Ou pelo menos não com esse pensamento. A crítica aos filmes é só um assunto "solto" do livro, mas são muito boas. Achei o livro ótimo, porque não é só mais uma história inventada. Gilmour retrata a sua própria vida e de seu filho, seus sentimentos, ambições e o dia a dia deles com total naturalidade e preocupação como se nós mesmos estivéssemos acompanhando a adolescência do Jesse. Ele mostra que nem sempre tudo é fácil como parece e com a ajuda de um bom filme, mostra como descomplicar a situação. E não tem como não ficar emocionado nos capítulos finais. Gostei muito!