O Clube do Filme

O Clube do Filme David Gilmour

Resenhas - O Clube do Filme

notmuchcompany 02/01/2011

Dei quatro estrelas porque autor conseguiu despertar em mim uma vontade imensa de assistir muitos dos filmes vistos no Clube, até filmes que nunca tive vontade de ver, como O Iluminado. Ele com certeza tem uma visão contagiante do cinema. ;)

Entretanto, é verdade o que dizem que o autor se foca demais na relação dele com o filho e de menos nos filmes. E cá entre nós: ô guri mais chato esse Jesse! Cheio de nhenhenhem. Também pudera, com um pai tão baba-ovo como esse!

No fim das contas, o Clube do Filme tem pouca relação direta com o amadurecimento de Jesse. Eles serviram mais como pano de fundo pro desenrolar natural da vida, coisas que só o tempo trás e cura.

Margô 27/07/2020

E a escola vai ao cinema!
Se você é cinéfilo, terá nesta obra um forte aliado pra justificar aprendizagens via "películas" que ensinam... Filmes educacionais? Nem pensar!
Grandes diretores, roteiros mais diversificados possíveis, e um pai "cabeção", que é o mediador dos filmes indicados ao filho adolescente que resiste frequentar a escola. O menino tá invocado com uma banda barulhenta de rock, e vazou da escola!! Não é ficção...

E de quebra, você se envolve com a História do cinema, e as suas tendências filosóficas, ou coisa parecida, e no final das contas , talvez chegue à uma conclusão bem divergente à do protagonista.
Mas, há um ganho filosófico, espiritualista, e cultural pra o garoto, que não dá pra negar.

Gostei do que li e indico.

jana !! 05/02/2021

bom livro.
Um ótimo exemplo do amor pai e filho, conta a história de Jesse, um adolescente de 15 anos (no fim do livro ele já tem 19) que não quer mais estudar. Seu pai, David, um crítico de cinema que está sem nenhum emprego no momento, convida seu filho para sair da escola sem pagar aluguel nem ter um emprego, por troca de uma coisa: que Jesse assista três filmes por semana com David.

Embarque nessa aventura para descobrir o amor e o medo, junto com Jesse e David!

*eu acho que li um pouco cedo demais (tenho 12 anos), porque fala muito sobre drogas e sexo.

16+

apaula88 06/04/2011

Não é televisão, é cinema.
Não sou daquelas pessoas que escolhe um livro pela capa, mas dessa vez foi quase assim: como adoradora da “Sétima Arte”, quando vi o título O Clube do Filme olhando pra mim da prateleira, não resisti.

O Clube do Filme retrata a relação de David Gilmour, pai separado, crítico de cinema e apresentador de um programa na TV, que mais tarde fica sem trabalho fixo, e Jesse, seu filho adolescente que vai indo de mal a pior na escola. Jesse, embora inteligente, não gosta de ir à escola. Diante de tantas complicações, David resolve fazer uma proposta, um tanto quanto inusitada, a seu filho: ele não precisaria mais frequentar a escola, nem trabalhar ou pagar aluguel, desde que assistissem juntos a três filmes semanalmente.

Após Jesse ter aceitado a proposta de seu pai, passamos a compartilhar dos sentimentos de David com relação à decisão tomada por ambos: Jesse terá um futuro? Uma carreira? Essa era a melhor atitude?

Ao mesmo tempo somos levados a conhecer e participar das angústias de Jesse, principalmente no campo amoroso, e os paralelos que são traçados por ele e seu pai com relação aos “filmes da semana”.

O Clube do Filme é envolvente pela história em si: a relação de pai e filho, mas, na minha opinião, tem como elemento propulsor os filmes, e consequentemente os comentários que David e Jesse tecem ao redor de cada um deles. David mostra ao decorrer da história, a maneira como os filmes podem ter um papel didático e, porque não, influenciador na vida das pessoas (diferentemente da opinião de muitas pessoas que acreditam que assistir a filmes é uma grande perda de tempo).

A lista amarela de filmes de David não passa somente pelos clássicos filmes dos quais todo mundo já ouviu falar ao menos uma vez na vida, é composta por filmes de suspense, terror, romance, trash etc de diferentes épocas.

O cinema é o elo entre as diferentes realidades dos personagens: é durante os filmes que surgem as conversas típicas (pelo menos em nosso imaginário) de pais e filhos: dúvidas, trocas de experiências e aventuras, conselhos…

O Clube do livro é daquele tipo de leitura que você não consegue parar, é leve e de fácil assimilação, melhor ainda se você, assim como eu, for um cinéfilo. Aliás, este fato pode tornar o livro desinteressante para muitas pessoas, portanto, se você não gosta de filmes, cinema, diretores… não leia, você vai detestar.

“De Clint Eastwod a Quentin Tarantino, La Dolce Vita, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Marlon Brando e James Dean – diretores, filmes e atores que conhecemos, de ter visto ou, no mínimo, ter ouvido falar. Vontade de correr até a locadora e ver/rever estes e outros filmes, de pegar os DVDs da prateleira e fazer sessões como eles fazem no livro. De encontrar os amigos e montar um Clube do Filme. E mesmo que este desejo de montar um Clube do Filme não passe de um desejo mental que talvez, para nós, não se torne realidade, justamente por nossa realidade diferente da do autor, a influência já ficou e acabaremos tendo isso, no mínimo, como parte de nossas lembranças. Deve-se ler “O Clube do Filme” e relê-lo depois de um tempo, tal como fazemos com os filmes de que mais gostamos. Pois, na primeira vez, a experiência é outra, como diz Gilmour, vemos as coisas de forma diferente da segunda vez.” (trecho retirado da resenha de Ana Death Duarte).

Texto escrito por mim no blog Miscelânea Cult: http://miscelaneacult.wordpress.com/

Rafa 20/06/2021

Um filme pode ensinar muito
A ideia de um pai invés de brigar com o filho por não querer estudar e só exigir que eles assistam juntos uns filmes e simplesmente incrível.

Vanessa.Pitsch 05/01/2021

Clube do Filme
O que podia ser bem interessante, se mostra bem fraco. Nenhuma grande discussão sobre filme ou cena. Muito descritivo apenas.

Jacqueline 10/03/2022

Maravilhosoooo
Após ver as dificuldades enfrentadas por seu filho adolescente na escola, David lhe dá a opção de largar os estudos com algumas condições, entre elas, que sob a "tutoria" dele, o garoto verá filmes, criando debates e curiosidades sobre cada um dos longa metragem assistidos.
Eu simplesmente amei a dinâmica entre o pai e o filho neste livro. David dá uma lição do que é ser pai, respeitando as escolhas do filho, sem impor seus próprios desejos e problemas para cima do filho, mas não deixando de ser responsável por aquela pessoa.
Os filmes que os dois assistem se entrelaçam com as situações vividas em suas vidas paralelamente, enrolando-se perfeitamente, dando um final fechadinho e prazeroso que o leitor tanto espera.
A narrativa em si não é complexa, mas cheia de emoção envolvendo as tramas dos protagonistas, como afetam-se emocionalmente de forma mútua sem perderem suas individualidades.
Além disso, a coletânea de filmes só me deixou ainda mais presa a narrativa, pois eram títulos que assisti junto a meu próprio pai (dois cinéfilos doentes por filmes de horror clássico).
"Clube do filme" deixa teu coração quentinho e te envolve numa crítica sobre amor, perda, família, escolhas e cinema de uma forma única e maravilhosa.

Lucas 14/02/2023

Bom, mas poderia ser melhor
Que chato esse Jesse, um mimado né
Muito interessante um livro que fala sobre filmes, mas poderia ser mais interessante a leitura, dps dos primeiros filmes, a leitura fica monótona e sem emoção.

Matheus656 26/02/2022

Quero um clube de filme!
Bom, a princípio peguei esse livro para pegar indicações de filmes. O livro em si, é mais sobre as relações amorosas do filho do autor do que sobre os filmes, eu esperava um pouco mais de um crítico, falando mais dos filmes do que apenas citando eles. Sempre que leio um livro desse estilo (biografia de alguém aleatório, que não tem nada a ver com o meio entretenimento, não é artista ou algo parecido), me faz questionar se todo mundo poderia escrever uma biografia e ser consumida. Peguei algumas recomendações de filmes, e espero achar algum outro livro do estilo, mas que foque em contar mais sobre curiosidades dos filmes.

Cela 11/09/2011

Pra esse livro ser melhor, eu só precisava ter visto todos os filmes citados. Belíssima história.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/02/2019

O Clube do Filme
"É uma leitura que flui delicadamente, você até pensa como seria uma adaptação cinematográfica desse filme. Uma linguagem que todos conseguem entender. Se você nunca assistiu aos filmes citados, não se preocupe você pode até ama-los até antes de tê-los assistido.'

Acesse o link e leia essa resenha completa: http://alma-critica.blogspot.com/2014/07/resenha-o-clube-do-filme-de-david.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-98078-43-4

Costela 03/01/2012

Um livro para cinéfilos
A história de um pai que resolve educar seu filho através de filmes criando "O clube do filme". Ele como critico de cinema, ao ver os filmes com o filho vai mostrando tudo aquilo que se passa nas entrelinhas de cada roteiro, personagem e etc´s. Muito legal a abordagem de como os filmes pode ser importantes para influenciar um caráter de uma pessoa também somando a mesma uma cultura.
A história paralela da vida dos dois é rasa, mas o livro vale a pena para aqueles que adoram olhar filmes com um olhar critico.
Vale ressaltar que no apêndice tem todos os filmes citados no livro, vale a pena pegar e olhar todos.

Lara 29/01/2012minha estante
Tudo que eu queria dizer! hhahahaha =)