A Dama do Martinelli

A Dama do Martinelli Marcela Godoy

Resenhas - A Dama do Martinelli

@desaniversarios 30/12/2019

Uma agradável dose de conhecimento e diversão
Hello, guys! Tudo bem?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vocês sabem que eu estou viciadinha em HQs, né? Essa semana li mais uma que adquiri na Comic Con Floripa!

A HQ conta a história de um dos edifícios mais icônicos de São Paulo: Edifício Martinelli! A trama envolve mistério (até fiquei com medinho em algumas partes), ótimas ilustrações (sério, são incríveis) e muuuuita crítica social!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marcela Godoy divide a trama em dois momentos: governo de Arthur Bernardes, nos anos 20, e a forte repressão militar após a assinatura do AI-5, entre o final dos anos 60 e 70. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gosto muito quando a leitura me traz conhecimentos históricos, e essa trouxe muito! Também achei muito interessante a maneira em que foi dividida a história: o mesmo ambiente em dois períodos. Não ficou confuso, pelas cores utilizadas você sabia exatamente em qual período estava acontecendo cada quadrinho!

Fiquei muito curiosa em conhecer o edifício por dentro! Com certeza será parada obrigatória na próxima viagem a São Paulo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obrigada, Marcela e Jefferson por essa agradável dose de conhecimento e diversão!

site: https://www.instagram.com/p/B0PR_wLjiTd/

Marcello Becrei 02/06/2017

O Martinelli grita seu nome.
Imponente, o Martinelli grita no centro de São Paulo.

Marcela Godoy escreve, em A Dama do Martinelli, um conto de terror carregado do contexto político e social de pessoas inseridas em dois momentos de forte repressão. Os personagens se inserem no governo de Arthur Bernardes, nos anos 20, e na forte repressão militar após a assinatura do AI-5, entre o final dos anos 60 e 70.

A habilidade da autora em unir as duas narrativas em um mesmo cenário já seria um ponto a se destacar, mas ela vai além. A história se passa no pulsante centro de São Paulo, contando a história não só dos personagens, mas do Edifício Martinelli.

Quem já passou pela região da Santa Efigênia, sabe bem como o Martilnelli se destaca na vista urbana da cidade. Como um organismo vivo, o Martinelli carrega em seu espirito toda uma mitologia dos seus tempos áureos, onde foi pólo de atração da burguesia paulistana, impermeada pelo período de abandono e de ocupação.

Palmas para Marcela e Jefferson Costa - dono de um traço que casa muito bem com a história -, que se valendo de uma narrativa excelente, entregam uma ode à cultura urbana do centro de São Paulo.

Só resta uma certeza. Após A Dama do Martinelli, é impossível ver prédios antigos do centro de São Paulo com os mesmo olhos.