The King in Yellow

The King in Yellow Robert W. Chambers

Resenhas - The King in Yellow

Tiago 25/12/2022

Se seu interesse for em contos de horror...
... leia somente as quatro primeiras histórias, pois o resto do livro tem um estilo completamente diferente.

A verdade é que eu adorei a primeira parte do livro, de tom mais lúgubre, trabalhando com temas de perda de sânidade, figuras macabras, fantasia e mistério.

Porém a segunda parte é algo completamente diferente. São histórias românticas, em sua maioria sobre artistas vivendo em Paris. Na minha opinão, nada de muito interessante.

Thiago 06/01/2022

Comecei a lê-lo por conta do Lovecraft (a quem o Rei de Amarelo é atribuído como uma inspiração) e me apaixonei. Contos muito estranhos e de um terror muito sutil, com que Lovecraft poderia apenas sonhar em realizar. Contudo, é como se no meio da escrita Robert Chambers tivesse batido a cabeça e se transformado em outra pessoa; contos primorosamente complexos e soturnos dão lugar a relatos vazios de cotidiano que, a meu ver, não inspiram muita reflexão. Um fim tímido e mesmo sem culhões para um livro que começa assolando o imaginário e nos faz mastigar os contos por dias.

Felipe 30/08/2020

Inspiração Desconhecida
De Lovecraft a True Detective inspirações e referências ao misterioso livro e peça que dá movimento a essa obra nos cercam. Chambers faz um trabalho excelente mesclando o terror e a curiosidade. Personagens complexos e plots que socam o estômago desprevenido. "The Repairer of Reputations" é um dos melhores contos iniciais que já li. Ele sozinho poderia ter me segurado até o fim do livro e ainda assim tudo que veio depois é encantador(nos sentidos de impressionante e hipnótico). Insanidade e misticismo são parentes e a crença no que é real torna-se, ao longo dos contos, impraticável. O terror do desconhecido no seu sentido mais puro.