Gestalt-terapia de curta duração

Gestalt-terapia de curta duração jorge ponciano ribeiro

Resenhas - Gestalt-terapia de curta duração

hyocha 01/12/2023

Eu gosto muito da escrita do Jorge só que nesse livro específico achei complicado, quem é terapeuta iniciante não consegue entender algumas coisas, mas no geral bem completo pra ser curtinho.

Eliza.Rezende 01/08/2023

Ótimo livro para compreender como realizar os atendimentos de característica breve na Gestalt-terapia, tanto em contextos de psicoterapia individual quanto de grupos.

A obra é dividida em duas partes, onde na primeira o autor apresenta a fundamentação teórica da Gestalt-terapia, expondo as teorias e filosofias de base da abordagem. Explicando o que a GT compreende como psicoterapia breve, para que/quem ela serve e como deve ser realizada.

Na segunda parte, Ribeiro propõe dois programas, com sessões e temas, para uma Gestalt-terapia de curta duração. O primeiro programa diz respeito a terapia individual de curta duração e o segundo a terapia de grupo de curta duração.

Gostei da leitura, acredito que o autor passou de forma sucinta e objetiva como devem ser feitos os atendimentos em GT. Além de que evidenciou a visão da GT sobre os sintomas, já que no geral a psicoterapia breve é focada no sintoma, o que foge da concepção da GT.

Para essa abordagem, o sintoma será sempre fundo e nunca figura, a figura deve ser a vida da pessoa e o Espaço Vital que ela consiste. Portanto, a proposta de psicoterapia breve da GT se torna diferente das outras abordagens, por não ter o sintoma, ou a sua retirada, como fator principal no processo terapêutico.