Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Felipe Augusto 03/03/2024

Uma leitura bem pesada nesta história retratada pelo John Steinbeck no livro Ratos e Homens, 2 personagens principais muito bem construídos e com um laço bem forte entre eles, fiquei bem impactado pela história e o final foi muito pesado e triste, ainda estou absorvendo esse final.
Rafaela1780 14/03/2024minha estante
Concordo plenamente!. Não consegui absorver até agora esse final...

Alan Santana 25/02/2024

Esperava mais
Parece mais um conto do que um romance, e 80% do texto é em dialogo extremamente coloquial, o que torna a leitura um pouco chata. Os 20% restante basicamente é descrição inútil: "então o vento soprou, o peixe nadou e não sei quem olhou pra frente e depois pra trás, a folha resvalou, etc. etc..."

A ideia de dois amigos tentando a vida nos EUA durante a grande depressão e os sonhos das pessoas com uma vida melhor, com um pequeno pedaço de terra pra viver em paz e as dificuldades da vida nessa época é muito boa, mas podia ter sido explorado de forma muito melhor, achei bem fraco.

Créditos para o final, não estava esperando um desfecho assim. Única razão pela qual não dei uma estrela.

Dhewyd 20/02/2024

Amizade
"Ratos e Homens" é uma obra concisa, facilmente lida de uma só vez, contudo, sua mensagem é profundamente significativa. Ambientado nas fazendas da Califórnia durante a década de 30, um período marcado por severas crises e recessões econômicas nos Estados Unidos, o livro apresenta dois amigos de longa data, George e Lennie, que contrastam em suas características. Enquanto George é de estatura baixa e fisicamente frágil, sua inteligência e vasta experiência de vida o destacam. Por outro lado, Lennie, alto e robusto, padece de um retardo mental que o mantém numa mentalidade infantil, dedicando longas horas acariciando animais e acreditando ingenuamente em quase tudo que lhe é contado.

Os dois amigos enfrentam uma vida árdua, engajando-se em trabalhos temporários nas fazendas, predominantemente realizando tarefas braçais e recebendo magros salários que mal suprem suas necessidades básicas. Em uma dessas fazendas, eles encontram uma variedade de trabalhadores, alguns temporários como eles, e outros permanentes. Através das conversas travadas entre eles, torna-se evidente o anseio por uma vida melhor, onde os sonhos se apresentam vívidos e esperançosos, apesar da dura e injusta realidade que os cerca.

É perceptível o tratamento dispensado aos trabalhadores e a discriminação contra pessoas negras naquela região, resultando na emigração da maioria delas e deixando para trás um reduzido contingente que é tratado com desumanidade. No entanto, o cerne da obra reside na profunda amizade entre os dois viajantes, cujos sonhos parecem tão tangíveis que eles passam horas imersos neles, visualizando e sentindo-os como realidade. Anseiam por uma pequena parcela de terra, com alguns animais, onde possam exercer sua liberdade sem estar subjugados a ordens externas. Lennie, em particular, almeja criar coelhos, uma paixão infantil que persiste em sua mente.

O desfecho é marcado por uma reviravolta trágica, evidenciando até onde a verdadeira amizade pode conduzir, mesmo que isso implique em escolhas que dilaceram o coração.

lis 14/02/2024

É um livro de leitura simples, li bem rapidinho. Os personagens são legais mas o final foi extremamente triste. Eu não esperava que fosse um livro tão bom e impactante.

miya.s.m. 12/02/2024

Não tem homens, apenas ratos
é uma história cativante, a forma que é escrita e os diálogos com marcas linguísticas tradicionais fazem esse livro se diferenciar. é interessante reparar que os preconceitos daquela época ainda existem até hoje, e ainda existe gente burra pra se usar deles. o lennie ganhou um espaço no meu coração, a esposa do curry, coitada, só queria companhia, e era taxada de 🤬 #$%!& . nada muito diferente da atualidade, sabe?
e o racismo me enojava. o cara tinha um quarto só pra ele não porque merecia, mas porque tinham nojo dele. pelo amor.

Duda ^^ 09/02/2024

Que livro emocionante!
Eu fui pega de surpresa por este livro, não esperava muito dele, isso porque li em uma tradução que não valorizou muito, pelo que dizem.
Conta a história de dois amigos George e Lennie, o primeiro é um protetor do segundo pois Lennie tem algum tipo de deficiência intelectual. Os dois estão indo para uma fazenda trabalhar, juntar dinheiro para comprar um lugarzinho para eles. Por mais que seja um livro curto você se apega aos personagens principalmente ao Lennie. O final, sem spoiler, é de chorar.

JAssica68 05/02/2024

Agarrarar-se ao sonho
"Ratos e Homens", escrito por John Steinbeck, é um livro que retrata a vida de dois amigos inseparáveis: Lennie e George, sendo um o inverso do outro. Enquanto Lennie é pequeno e muito esperto, George é um homem parrudo, mas bobalhão. Ambos são trabalhadores rurais e andam por aí, de fazenda em fazenda, em busca de trabalho.

George, com sua natureza simplória e inocente, ama acariciar as coisas macias. Vemos a situação dele acariciando um rato, contudo, como ele é grandão, o pobre animal foi esmigalhado. Por causa disso, George sempre acaba se metendo em confusão e Lennie é quem o socorre.

Por diversas vezes, durante o livro, Lennie conta sobre o sonho deles para George: o sonho de ter sua própria terrinha. Como disse: por diversas vezes. Chega até a ser cansativa essa repetição. Contudo, é compreensível. Acredito que o autor fez dessa maneira para expressar que eles só têm isso para se agarrar. Eles só possuem o sonho. Apenas o sonho.

O final foi impactante para mim. Emocionante. Não imaginei que o desfecho se daria daquela maneira, mas penso que foi a melhor forma de encerrar.

Gostei das descrições dos ambientes e personagens do livro. Mesmo sendo um livro curto, cada personagem possui uma personalidade bem definida. Além disso, a lentidão que há no início para o desenrolar dos fatos e a repetição que citei conseguem exprimir bem a sensação do tempo parado e falta de esperança vivida pelos personagens.

Mesmo com isso tudo, "Ratos e Homens", para mim, é 3,5 de 5 estrelas. Não é um livro "UAU", mas é um bom livro.

LAvia511 02/02/2024

Estonteante
Um livro espetacular, estou sem palavras, o final tão ? o livro é tão bem escrito, todos os personagens mesmo sendo um livro pequeno a construção de mundo é incrível

Mathias Vinícius 20/01/2024

Um comentário sobre: Ratos e Homens
A obra, ambientada durante a Grande Depressão, narra a história de George e Lennie, dois trabalhadores itinerantes que sonham com uma vida melhor em uma fazenda própria.Com uma linguagem clara sobre a exploração, a complexidade das relações humanas e as dificuldades enfrentadas pelos personagens em uma sociedade que muitas vezes parece indiferente às suas lutas, John Steinbeck conseguiu, em 1937, escrever um clássico da literatura que permanece relevante até os dias atuais, especialmente ao abordar temas como a brutalidade humana e a marginalização de indivíduos atípicos.

A vulnerabilidade de Lennie, um homem de grande estatura e força física, mas com limitações mentais, é um ponto central da narrativa. A relação entre ele e George é tocante, revelando um raro vislumbre de humanidade e compaixão em um mundo frequentemente cruel e impiedoso.

O livro também pode ser lido como uma crítica aguda à maneira como a sociedade trata aqueles que são diferentes ou que não se encaixam nos padrões convencionais, como o próprio racismo que ocorre com um personagem em particular ao longo do texto. Evocando através da narrativa de reflexões profundas sobre a condição humana, questionando a forma como as pessoas são descartadas ou negligenciadas devido às suas incapacidades.

Porém um ponto que me chamou a atenção, ao finalizar a leitura, foi como a noção de "sonho americano" é vista como a única opção"correta" para as pessoas que estão vivendo ali naquele momento de crise, representação pelo desejo dos protagonistas de possuir sua própria terra, de se sentirem donos de algo ou alguma coisa. Este sonho, embora pareça ao alcance, está constantemente ameaçado pelas realidades duras e implacáveis da vida. O autor nos leva a questionar se esse sonho é verdadeiramente acessível a todos ou se é apenas uma ilusão inatingível para os marginalizados pela sociedade.

Em suma, Ratos e Homens é uma obra poderosa que destaca a necessidade de empatia e compreensão em um mundo que muitas vezes vira as costas para os mais vulneráveis. Através de seus personagens memoráveis e uma narrativa envolvente, Steinbeck não apenas conta uma história, mas também nos convida a refletir sobre questões morais e éticas que continuam pertinentes em nossa sociedade atual.

Lougan.Santos 20/01/2024

Esse livro consegue ser curto e impactante de uma maneira absurdamente eficaz

????????????????????????

Martony.Demes 16/01/2024

Um livro ao mesmo tempo, simples, por contar histórias de pessoas simples em uma época difícil, com seus sonhos, anseios, pesadelos, frustrações, inimigos (ratos) e amigos (nem todos). E um livro bem feito por trazer uma narrativa que mantém o leitor imbuído na história, com personagens fortes que mexem com a gente, em diversos aspectos. Também posso destacar as descrições lindas de ambiente, de personagens e situações que acho fundamental em um livro de narrativa.

Muito legal! Vou procurar outros livros desse escritor
Flávia Menezes 16/01/2024minha estante
Steinbeck é maravilhoso. Vai encontrar muitos outros bons livros dele!

Jessica1248 16/01/2024minha estante
Indico desse escritor: As vinhas da ira e O inverno da nossa desesperança ??

Martony.Demes 16/01/2024minha estante
Obrigado Flávia e Jessica, pelas dicas!! Vou procurá-los!