Da próxima vez, o fogo

Da próxima vez, o fogo James Baldwin

Resenhas - Da proxima vez o fogo

Vander0 06/09/2024

Da próxima vez, Baldwin precisa nascer fora dos EUA
O livro é belíssimo porque é o Baldwin, que é um escritor absurdo, brilhante! O primeiro texto, a carta ao sobrinho, é perfeito, íntimo, emocionante. O texto sobre religião, é genial na escrita, nos relatos, na história de vida do autor, tem ecos de Frantz Fanon e Nietzsche, enfim, é uma aula (em forma e conteúdo). Só derrapa em uma coisa: mesmo sendo um homem negro e gay, Baldwin é estadunidense, e isso é inexorável! É por isso que ele diz coisas como: "os EUA são a única nação com o poder para tornar as revoluções reais, com o mínimo possível de danos humanos" e "o negro americano [sic] é uma criação única". Tem também uma pegada mais pacifista com relação às tensões raciais que eu discordo, dizendo que "o amor é mais importante que a raça" e "aquele que não sofre nunca poderá crescer", mas aí é a ideia dele e tá tudo bem (mesmo q eu prefira uma coisa mais Malcolm X ou Djonga hehe). A parte as críticas, o livro é fantástico, vale cada página.

Bruno Marcolino 31/08/2024

Da próximas vez, o fogo
Estupendo como sempre! James Baldwin é o meu escritor favorito e não vejo a hora da Cia das Letras trazerem outras obras do autor.

Neste volume, raça, identidade e religião estão em foco. Muito boa a leitura.

Edu 18/08/2024

Da próxima vez, o amor!
É um livro que eu gostaria de ter tido acesso na adolescência. É uma porta de entrada, mas também um mergulho profundo para os textos do James Baldwin.

Conseguir enxergar o mundo com as lupas de Baldwin é um ponto de partida excelente para o entendimento de mundo em aspectos de classe, cor e sexualidade.

James Baldwin, mesmo entendendo a luta racial como poucos, aposta no amor, na fraternidade e acredita num futuro melhor.

Para mim, ele é um dos maiores pensadores humanistas que já tivemos. Está obra reafirma isso.

Mage 05/08/2024

Poético e cativante. É uma leitura muito rápida e intimista sobre os pensamentos do autor em relação ao racismo nos EUA