Inferno

Inferno Dan Brown

Resenhas - Inferno

Laura.Sartor 25/02/2023

Apesar de gostar muito das outras obra do Dan Brown, esse livro foi um pouco decepcionante - infelizmente, terei que concordar com a maioria das resenhas.
Sempre me impressionei muito com as pesquisas do DB para escrever, em quantos detalhes sobre obras, artistas, lugares ele se aprofundava. Mas, em Inferno, passou do ponto. Os detalhes se tornaram chatos e atrapalharam a leitura, tornando-a entediante.
Basicamente, o livro se resumiu em Robert e Sienna fugindo para lá e para cá ao redor do mundo, tentando solucionar um enigma que até agora não entendi nem o porquê foi deixado. Todo esse rolê de perseguição e "busca e encontrarás" também foi cansando ao longo do livro.
Tirando isso, a ideia e a história são incríveis. No quesito criatividade, DB não decepcionou, só a leitura se tornou entediante.
Cripta Da Leitura 26/02/2023minha estante
Tive exatamente a mesma sensação que você! Vim aqui nos comentários ver se mais alguém tinha achado isso kkk

jug0mes 14/05/2023minha estante
Concordo muito!!

ana cecília 23/02/2023

Sabe quando você fica nervoso com o desenrolar de uma trama? É justamente o que esse livro lhe causa. A junção de história, arquitetura e veneza me deixaram apaixonada ???? (e os motivos do vilão eram bem questionáveis)

Debora.Cavalcanti 21/02/2023

Vale milhões
Eu sempre vou dizer a cada livro do Dan que ele é meu livro favorito. Incrível em cada cena, me fazendo ter vontade de devorar o livro.

Basca 19/02/2023

Inferno - Dan Brown
Dan Brown sendo Dan Brown.

Eu adoro a maneira como ele conduz as coisas nos livros, muito embora algumas pessoas não curtam.

Esse livro tem um baita plot twist e eu fiquei tipo ???

Mto mto bom!!!!
E eu ja quero conhecer os lugares que ele menciona no livro....

Eloi 18/02/2023

INFERNO
Foi uma leitura confusa no começo, mas com o passar do tempo as peças foram se encaixando e tornando o livro viciante. Você literalmente não sabe o que vai acontecer, eu tentava imaginar e adivinhar o próximo passo, mas o livro te surpreende e te faz explodir a cabeça.
É a minha segunda leitura do escritor Dan Brown e gostei bastante. Mas até o momento não superou "Anjos e Demônios". Mas caso seja o seu primeiro contato com Dan Brown, acredito que irá gostar bastante!

Eron 15/02/2023

Sensacional construção da narrativa que já coloca o leitor diretamente no meio do novo caso que Robert Langdon está envolvido. Vamos descobrindo juntos (e pela segunda vez para Robert, mesmo sem se lembrar) por vários pontos de Florença em uma trama bem misteriosa.

O último ato é frenético, os fatos acontecem com muita dinâmica, uma verdadeira corrida contra o tempo que deixa impossível parar de ler.

mari.nicoli 15/02/2023

ESSA é minha história favorita de Dan Brown
Venho tentando decidir qual livro de Dan Brown é o meu favorito: O Código Da Vinci ou Inferno. Por mais que eu sinta que nunca chegarei a um veredito final, eu estaria mentindo se não dissesse que, após reler Inferno, meu coração não pendesse para a história florentina (não que o mesmo não tenha acontecido quando reli O Código Da Vinci, mas vamos relevar).

Acredito que sejam 3 os principais fatores que me fazem amar tanto essa obra:

1. A ambientação
2. O plot
3. A Divina Comédia

Primeiramente, eu sou uma grande amante da Itália, principalmente de Florença -- na minha opinião a cidade mais interessante do mundo --, portanto, não é de se surpreender que eu tenha nutrido um carinho tão grande por essa história. As narrações sobre o Palazzo Vecchio, o Duomo, o Battistero e tantas outras localidades retratadas no livro faziam com que eu o lisse sempre com um sorriso no rosto. A viagem para a linda Veneza é tão interessante quanto, com seus detalhes sobre San Marco e os arredores. Também fiquei muito intrigada pela descrição das mesquitas e igrejas da Turquia: lendo sempre com o Google aberto para pesquisar e imaginar os locais, quando vi imagens de Santa Sofia pela primeira vez eu quase caí para trás.

Em segundo lugar, o plot de Inferno é potencialmente um dos melhores plots que eu já vi. Lembro-me da primeira vez que peguei para lê-lo, quando li sua sinopse no verso do livro: a vontade de largar tudo e começar a lê-lo ali mesmo foi instantânea. A mistura do suicídio de uma mente brilhante (e perigosa) que deixa para trás uma pandemia e referências à uma das mais intrigantes obras literárias da história e o nosso querido Robert Langdon acordando sem memória no berço do Renascimento e sendo perseguido sem sabermos o motivo criam o ambiente perfeito e uma história com uma cadência invejável, onde é impossível largar o livro. Todas as linhas dos diferentes lados da história são igualmente interessantes -- coisa que poucos contos conseguem alcançar.

Por fim, o tema da Divina Comédia de Dante Alighieri que permeia Inferno -- opa, também o título do primeiro volume da tão famosa coleção de Dante mencionada múltiplas vezes no livro -- é a cereja do bolo. Na minha opinião, A Divina Comédia é a maior e mais interessante obra literária de todos os tempos. Eu li Inferno (o de Dan Brown) pela primeira vez quando era muito nova, e portanto, não conhecia os volumes de Dante Alighieri. Porém, este livro de Dan Brown me marcou tanto que, desde então, eu nunca mais consegui esquecê-los e criei uma admiração gigante por Dante. Não é exagero dizer que, desde meus 12/13 anos, A Divina Comédia não saiu de meus pensamentos. Grande parte disso graças a este livro.

Além disso, os plots twists (sim, mais de um!) desse livro são absurdos de bons. Não apenas imprevisíveis como verdadeiramente geniais. Acho que nunca irei superar o plot twist relacionado a Ferris x Zobrist x Sienna x FS-2080.

Creio que Inferno, de Dan Brown, seja meu livro favorito de todos os tempos.

Mota 13/02/2023

O livro é uma delícia, cheio de referências histórias, políticas e muita arte e ação envolvida!
Um livro gostoso de ler, mas a leitura não deixa de ser mais densa. Eu adorei tanto o livro quando o filme.

Tatynobre.Almeida 09/02/2023

Meu primeiro contato com Dan Brown, e foi uma das minhas melhores experiências de leitura.
Nunca havia lido uma narrativa com um ritmo tão frenético e uma trama de fatos tão bem amarados e coerentes repleto de reviravoltas, além apreciarmos o domínio de Brown sobre um dos clássicos de mais complexibilidade o poema épico escrito por Dante Alighieri: A Divina Comédia.

Gisele 06/02/2023

Eu achei ótimo
Na metade do livro eu pensei até em desistir de ler, estava chato... Mas o final me surpreendeu. Recomendo.

Júlia 01/02/2023

Muito bom, mas esperava mais do autor
Dan Brown é um autor incrível. Não tenho palavras pra descrever o quão geniais são as obras Anjos e Demônios e O Código da Vinci. Depois de obras de peso tão enorme, é natural que se espere que a última obra da saga seja do mesmo nível, mas infelizmente, apesar do esforço tremendo pra tentar nivelar as obras, Inferno é indiscutivelmente inferior.

A narrativa é cansativa e, apesar de o enredo em si ser extremamente interessante, não acho que tenha sido abordado da melhor maneira. Criaram-se situações quase caricatas e as personagens tomavam atitudes praticamente cômicas diante de problemas que poderiam ser muito simples. A reviravolta no enredo, apesar de completamente inesperada, não foi tão bem executada.

Não sinto que tenha sido uma leitura desperdiçada, mas com certeza não é um livro que eu recomendaria a alguém que esteja buscando uma leitura eletrizante.

Mas, apesar das críticas, como profissional de saúde e atuante na área de saúde pública, os questionamentos que o livro levanta acerca do crescimento da população mundial são extremamente válidos e necessários. Apesar de ser uma obra anterior à pandemia da covid-19, as associações que podemos fazer são assustadoramente acuradas e nos levam a refletir profundamente sobre o futuro da humanidade e o que nos espera algumas centenas de anos à nossa frente, bem como se a ciência como a conhecemos hoje é o suficiente para nos proteger de uma eventual catástrofe. O livro até mesmo nos leva a refletir se a ciência deveria nos proteger de uma eventual catástrofe. Nesta obra, todos os lados são contextualizados e entendemos as motivações e ambições de todas as personagens, tornando difícil escolher um lado definitivo durante a história.

Além disso, para os apreciadores de Dante e sua história, o livro é um prato cheio de referências e simbolismos que surpreendem até mesmo quem já estudou a Divina Comédia. Com toda a certeza, depois de Inferno, minha admiração já enorme por Dante Alighieri cresceu infinitamente.

let (: 31/01/2023

?As decisões do passado são os arquitetos do presente.?
Esse livro é simplesmente genial!!! Um suspense que envolve arte, ciência, religião e história, com muita ação desde a primeira até a última página.

Vale mencionar as inúmeras reviravoltas e descobertas que são incríveis e extremamente inteligentes. E a cada nova descoberta dos personagens o sentimento vai mudando, tu começa amando um personagem e odiando outro, depois inverte, e inverte de novo. É sensacional.

A escrita do Dan Brown é fascinante e a cultura é incomparável, de longe é o livro que mais aprendi sobre arte e cultura.

É um livro perfeito pra quem gosta de genialidade, suspense/mistério e muita ação.

"Os lugares mais sombrios do inferno são
reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."
Rafahcasti 01/02/2023minha estante
Foi o primeiro livro que eu comprei na vida, ainda no começo do ensino médio! Um dos meus favoritos, de longe. Adoro as histórias do Dan Brown e sou obcecada com a Divina Comédia, não podia ter melhor combinação

let (: 01/02/2023minha estante
é muito bomm, já tô ansiosa pra ler outros dele ?

Ique 27/01/2023

Muita, muita, muita conversa fiada
A história em sí é muito boa, interessante e instigante, usa e abusa de todos os clichês dos livros de suspense,mais sem dúvidas, se tirasse umas 100 páginas, não faria falta, tem muita enrolação só pra encher página.

iammoremylrds 27/01/2023

um livro impecável e genial, novamente se abordando simbologia, religião, etc de um modo bem dan brown de ser, além de se misturar ao suspense de forma bem genial, uma história cativante do início ao fim, com diversas críticas sociais bem feitas