Bili com limão verde na mão

Bili com limão verde na mão Décio Pignatari

Resenhas - Bili com limão verde na mão

Jess 03/05/2020

Um dos poucos livros que comprei pela capa ? e nisso não me arrependo, porque o projeto gráfico dele e as ilustrações são excelentes.

Vale a pena ler e comprar se o conjunto de imagens, design e jogos fizer parte de um interesse pessoal para levar a literatura além.

Pessoalmente, Bili não me cativou muito. Faltou algo pra ser, de fato, a chavinha que faz a identificação com a personagem funcionar.

Não me agradou muito a leitura e o texto em si, mas que conjunto magnífico esse projeto gráfico não fez (creio ser o que salvou o livro).

Um apontamento deve ser feito para a primeira página: "(...) com um negrão e uma negrinha no quadro uma mulher com uma criança no colo e outra pela saia (...)". Descrição muito mal feita e que precisa de uma revisão para os dias atuais.

3.5/5 (pelo projeto gráfico e ilustrações).

Aline 28/09/2016

A história começa com uma menina viva e levada de quase treze anos chamada Belisa, mais conhecida como Bili, ela chuta um limão em direção a um passarinho e eis que começa momentos meio malucos e surreais, que são até comparados com "Alice no País das Maravilhas". Achei o livro bem bonitinho, cheio de cores e ilustrações legais, eu gostei.

Elaine 29/11/2012

Literatura juvenil que nos faz voltar a adolescência e viver junto com a protagonista Bili, momentos de revoltas e amadurecimento do adolescente.
O livro conta a história de uma menina (Bili) no auge da adolescência problemática que durante o trajeto da cidade para o campo vive uma aventura surreal, na qual ela percebe a falta de controle sobre os fatos da vida.
Livro muito divertido e colorido, o autor faz um jogo de palavras muito interessante e o projeto gráfico dialoga com a história.

Aguinaldo 14/02/2011

bili com limão verde na mão
"Bili com limão verde na mão" é um bonito livro que talvez um sujeito com boas intenções deveria ler e depois dar de presente para alguma criança, algum jovem, algum pré-adolescente. É uma história curtinha, oitenta páginas, impressa com muito cuidado e cheio de ilustrações, dobraduras e jogos visuais muito interessantes (o projeto gráfico é de uma moça chamada Luciana Facchini e as ilustrações de um sujeito chamado Daniel Bueno). A história lembra aquele conto de fadas onde uma princesa fica grudada em um ganso (ou seria cisne?, não lembro mais) e depois vários outros personagens ficam grudados uns aos outros atrás da princesa (um padeiro, um limpador de chaminés, seus pais, um policial, uma fofoqueira, e por aí vai). Na história de Décio Pignatari uma menina chamada Belisa (a tal Bili), arteira e faceira, dá um chute em um limão em direção a um passarinho e a partir daí segue o nonsense e a maluquice. A história funciona sim como um rito de passagem para a idade adulta e às responsabilidades (acho eu, um sujeito que nunca teve um filho para poder arrotar estas verdades quase pontificiais sobre crianças). Uma resenha que li diz que há ecos das histórias da Alice do Lewis Carrol, mas eu não acredito muito nisto não. Belo livro. [início 18/05/2009 - fim 18/05/2009]
"Bili com limão verde na mão", Décio Pignatari, ilustrações de Daniel Bueno, editora Cosac Naify (1a. edição) 2009, brochura com aba, 15x30, 80 págs. ISBN: 978-85-7503-747-8

Déa Paulino 09/07/2009

Disseram por aí que Bili é a Alice brasileira, mas ela é mais que isso. É a menina das possibilidades das palavras no delicioso livro colorido que, se não está no País das Maravilhas, é porque talvez seja muito mais divertido encontrar-se com um sem fim e perambular, sentindo-se livre enquanto dorme deitada na grama, do que estar presa a um lugar específico, ainda que seja um sonho.
As cores, a diagramação e o formato tornam o livro ainda mais atraente. Daqueles que as crianças grandes e pequenas sentem ainda mais vontade de ler – e ter, para reler.