O Diário da Turma 1976-1986

O Diário da Turma 1976-1986 Paulo Marchetti

Resenhas - O Diário da Turma 1976-1986

Sabrina758 08/01/2024

Até quando esperar >:(
Desde que me entendo por gente, Legião Urbana é minha banda favorita. Porém, nasci alguns anos após a morte de Renato Russo, não tive como acompanhar nada da banda "ao vivo", o que me restou são histórias.
Sou fã de muitas bandas de Rock Nacional -não só de Brasília-. Ouvindo músicas, vendo entrevistas, vídeos, podcasts, lendo, algo que sempre me chamou atenção foi esse aglomerado de Brasília, como tantas bandas incríveis surgiram de um só lugar? Li a biografia do Dado, alguns livros do Renato, mas fiquei curiosa sobre todas as outras bandas, sobre o próprio Aborto Elétrico ninguém fala muito.
Achei esse livro para comprar depois de um tempo e foi ótimo. Sinto que teve mais destaque para Legião Urbana e Plebe Rude (que eu amo), mas mesmo assim trouxe espaço para todos, até de bandas e figuras que eu não tinha ouvido falar.
É um livro de uma leitura fácil, mas é preciso ser fã para gostar desta leitura. Contém algumas informações básicas e é montado mas com entrevistas de pessoas importantes no cenário do rock de Brasília. Fiquei um pouco entendida no começo: muita gente que eu não conhecia bem falando apenas sobre festas e de fases da adolescência. Mas é importante pra construção da narrativa, quando chega a parte mais focada nas bandas fica tudo bem claro.

Matheus.Augusto 03/12/2022

Uma história dos primórdios do Rock em Brasília
O Diário da Turma nos traz um importante registro da história de um movimento que marcou Brasília nos anos 70 e 80 até ganhar projeção nacional. A história é contada pelos próprios entrevistados, com adições pontuais de Paulo Marchetti no início de cada capítulo, para contextualização. Ao ler as histórias, nos sentimos como alguém numa roda de amigos que relembram os velhos tempos.

Nela, acompanhamos a Turma da Colina, que se reunia para ouvir e tocar músicas, influenciadas pelos discos e fitas punk vindas de colegas do exterior. A música, fator central de todo o livro, é uma rota de escape para os jovens de uma jovem Brasília, ainda em formação e com poucas opções de lazer. O movimento, que depois se ampliou para outras regiões da cidade, mostra uma forma de se ocupar a cidade, driblar o tédio e criar uma identidade própria para uma Brasília povoada por pessoas de diferentes locais.

De um ponto de vista pessoal, como um brasiliense nascido já após todo o movimento, é interessante ver histórias de Brasília de uma época anterior, já bem diferente da atual. Também é curioso ver as histórias das bandas que cresci ouvindo, entendendo todo o processo de sua formação. O tempo pode até ter passado, mas a Turma deixa de herança a música e uma nova cara para Brasília.

Nilson 25/08/2013

Eu estava lá!
No dia 01/06/2013, houve um show que marcou a volta da Escola de Escândalo em Brasília.
Fui um dos primeiros a chegar, e lá encontrei vários amigos dos longínquos anos 80. Foi como se voltasse no tempo, e me vi relembrando as tardes no Food's, as noites na Adega São Francisco, Gilbertinho, Zoom...
O que torna o livro do Paulo Marchetti encantador é a forma que ele encontrou de mostrar o que acontecia em Brasília, durante o surgimento das diversas bandas na cidade. Ele transcreveu diversas entrevistas realizadas durante a concepção do livro, mas sem se envolver diretamente na condução delas. Dá a impressão que ele ligou o gravador e ficou observando enquanto eles falavam.
Quando se inicia a leitura, a impressão que se tem é que estamos caminhando pelas ruas de Brasília, visitando os points da época e, de uma forma quase voyeur, escutando a conversa de um grupo de amigos no bar, na mesa ao nosso lado.
Vale a leitura. Principalmente para aqueles que estavam presentes lá, como eu!
Thiago.Silva 14/01/2017minha estante
Olá, alguém sabe me dizer como faço para baixar esse livro da internet? Desde já obrigado

Robson Souza 11/05/2011

Esse é o livro-documento definitivo sobre o início do rock em Brasília.
Focado na Turma, um grupo de amigos que, influenciados pelo movimento punk, foi o embrião das bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso, o livro cobre o período de 76 a 86.
O diferencial do livro é que ele é uma montagem de declarações de todos os 60 integrantes da Turma, recheado de fotos.
O melhor disso é ter uma visão bem geral do que aconteceu, com pontos de vista diferentes. O ruim é que acaba cansando, mesmo com muitas histórias divertidas.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Tiago Ribeiro Santos 20/01/2009

Não há como negar de que o rock que explodiu na década de 80, no Brasil, teve um dos pavios acesos pela turma de Brasília.

Neste livro, o jornalista e pesquisador Paulo Marchetti deixa que a história do rock de Brasília seja contada por si só. Sem intervenções textuais, narrativas, o livro é totalmente composto por diálogos gravados a partir de pessoas que viveram entre a geração perdida da capital, ou que fizeram parte dela.

Além de conter boas fotos de arquivos pessoais e histórias de bandas que até antes podiam ser desconhecidas, o livro vale como um documento que remonta a história do rock brasiliense, antes fragmentada por livros focados a uma única banda. Ainda, ótimas curiosidades e casos cômicos como as das eventuais festinhas dos playboys podem ser conferidas.

Vale a leitura.