Dinheiro Sujo Lee Child

Resenhas - Dinheiro Sujo

Barbara Sant 07/11/2012

Resenha #339 – Lee Child – Dinheiro Sujo
Oie Gente,

Essa resenha está sendo a mais encantada de todas. Estava com ela prontinha quando o blog resolveu surtar e travar. Aí consegui recuperar tudo o que havia sido publicado, mas a pobre da resenha, que estava só programada, foi pro espaço.
Então peço desculpas por não fazer jus ao livro, mas é que boa parte da empolgação foi comida pelo blog de TPM. hihihihihih
Pedi “Dinheiro Sujo” para a Bertrand Brasil por indicação da Luka, lá do Quem Lê Faz Seu Filme. Dei uma espiadela na resenha dela e achei ele bem do jeitinho que eu gosto: sangrento e surpreendente.
Jack Reacher é um ex-militar que chega a Margrave querendo paz e sossego. Ele é alto, lindo, gostoso, entendido de música, carinhoso, romântico, treinado em vários tipos de lutas, consegue atirar com toda e qualquer arma e matar um homem com as próprias mãos.
Ele vai parar nessa minúscula cidade em busca de informações de um antigo bluesman, mas o que acaba encontrando é violência e corrupção.
É preso por homicídio, mas percebemos logo no início que tudo é uma grande armação e que algo de muito sinistro acontece naquela cidade.
O mais incrível do livro é que apesar de você saber desde o início quem são os vilões da história e o que é que está acontecendo lá, você fica tentando entender o como.
E, claro, fica roendo as unhas de desespero por não saber exatamente quem são os mocinhos, já que toda vez que você pisca percebe que alguém ali é corrupto.
Um costume meu é ler a contra capa do livro e ver o que foi que os críticos disseram dele, então imaginem a minha surpresa quando me deparei com comentários do Stephen King.
“(…) Dinheiro Sujo merece um prêmio por Melhor Cidade Corrupta do Sul dos Estados Unidos e Melhor Cena de Explosão num Armazém. ” STEPHEN KING
Gente, avaliação mais perfeita impossível. Nunca li uma cena de explosão tão boa (e olha que já li um monte delas) ou vi uma cidade mais corrupta.
O Lee Child vai dando pequenas dicas e você vai desvendando cada crime que aconteceu lá. Aí, quando chega o final, você entende perfeitamente por que o King disse aquilo. É o final mais simples e maravilhoso possível, daqueles que faz você dar uma risada deliciosa enquanto xinga o autor por ter te mantido cega todo aquele tempo.
Outra coisa peculiar nele é a falta de cenas românticas. O gostosão do Jack até arruma uma “namorada” durante o livro, mas fora uns beijos e algumas sugestões das cenas de intimidade dos dois, não existe qualquer cena de amor.
Entrei para a lista dos fãs dos livros do Lee e como o gostosão do Jack me pegou de jeito (ui!) garanto que vou estar na fila do cinema, em janeiro, para a adaptação dele para o cinema! \o/!
Recomendo!

Marselle Urman 15/06/2012

Romance de estréia de Lee Child, nos apresenta um Reacher narrando em primeira pessoa, com algumas afobações no estilo que serão superadas nos livros posteriores.

Reacher, pobre andarilho inocente, acaba sendo preso durante seu café da manhã, por motivo indeterminado. A trama vai se desenrolando de uma forma cativante, eletrizante. Nosso ex policial do exército mata bandidos como se fossem pernilongos ( e aqui, uma quantidade assustadora deles. Esse fator também é mais comedido nos outros livros).

Tem engenhosidade e surpresas. A "bond girl" da vez, a policial Roscoe, é uma simpatia.

Em suma, bem divertido.

Daycir 31/12/2011

Novidade!!
Lee acertou um tiro em cheio......no meu peito!!
Minha nossa, e esse Jack ???
De onde ele saiu???
Assim, alto, forte, na casa dos 40, poderoso, sexi....olha, todo esse pacote poderia soar piegas mas não é!
Claro que em alguns momentos toda a falação de projéteis, armas e tal é meio cansativo...mas vale a pena!!
Jack ganha a todos e salva a mocinha, claro, leva quem bem entende pra cama e sai de fininho todo galante e ainda com cara de bom moço....bom mesmo....rs

neli 09/10/2011

Bom, eu já conhecia o Jack Reacher de Destino inferno e já gostava do personagem, mas depois de Dinheiro sujo, ele me conquistou de vez. É uma mistura de Charlie Bronson (Duro de matar) e Steven Segal,rsrs. De mãos vazias, com canivete ou arma de fogo, o cara mata a torto e a direito, sem dó nem piedade. E ele é o mocinho.
Depois de largar o exército, Jack passa a ser um andarilho, até que, ao chegar em uma cidadezinha, é preso, acusado de assassinato.
Foi tudo armado, tentando esconder uma grande operação ilegal. Só que os bandidos não sabiam que tinham matado o irmão do cara. Aí, resolvido a se vingar, passa a perseguir quem fez isso e acaba descobrindo coisas surpreendentes.
Para quem gosta de um bom romance policial, vai fundo, vai adorar conhecer o nosso herói . O livro é super bem escrito e detalhista, Eu conseguia visualizar com facilidade e perfeição, tudo o que o autor queria passar.
Li que Um tiro é ainda melhor. Espero que sim, pois ele já está na fila da leitura.
Recomendo.

WallanS 22/08/2011

Melhor do que Um Tiro
Muito bom livro. A trama me prendeu muito mais do que "Um Tiro".

Apesar de ter muitas partes forçadas pelo autor, ainda assim temos um personagem interessante, com ótimas deduções (baseadas na sua longa experiencia como investigador), aliadas as suas habilidades em armas e lutas. Alguns momentos me fizeram lembrar do incrível Macgyver e sua capacidade de sair inteiro de momentos críticos.

A trama é muito bem construída. No começo tem aquele mistério típico de investigações, quando ainda não sabemos de nada e só podemos imaginar ou criar teorias diversas sobre o que está acontecendo... Algumas surpresas são bem interessantes. Uma delas me fez culpar um personagem até o fim... Temos um final meio forçado, mas direto ao ponto, sem muitas enrolações.

Enfim, posso dizer que li um ótimo livro, cheio de adrenalia e ação. Com personagens carismáticos e um mistério interessante.

Simone de Cássia 07/02/2012minha estante
É verdade, o protagonista chega a lembrar o Macgyver... com uma vantagem: pela sua descrição nós, mulheres, somos levadas a imaginá-lo extremamente atraente... rs rs

Becky Cunha 27/07/2011

Primeiro de tudo: adoro romances policiais com personagens durões. São os melhores.
Jack Reacher, ex-militar, mal entra na cidade e mal consegue degustar um merecido café da manhã qdo é preso e acusado de ter assassinado alguém.
A história é mto boa, principalmente vista de dentro da cabeça calculista de Reacher, que não tem pena de matar - inclusive sem nenhum escrúpulo. Nesse livro não existem aquelas regrinhas básicas de mocinho - combate limpo, corpo a corpo, honra entre assassinos...Nada. Reacher sabe como sobreviver e não se deixa levar por nenhum empecilho para fazer o que é preciso ser feito.
O mistério é desvendado aos poucos e de forma incrível, onde cada nova descoberta trás mais um pouco de perguntas que logo são respondidas. É como um quebra cabeça: ele vai dando as peças e você tem que ir juntando junto com o personagem até que você descobre o que realmente está acontecendo. E sempre é genial.
Personagens corajosos, perspicazes, realistas. Lee Child não deixou nada escapar. E espero ansiosamente pegar os outros romances de macho dele. :P

Xico 28/09/2010

Leitura razoável, mas vale a pena.
O livro é leitura de aeroporto. Bom. Um enredo bem boldado. Algumas passangens muito violentas. Em certo momento o autor descreve situações com detalhes e outras ele descreve de uma maneira muito rápida, como que se ele quisesse apressar a história, mas isso não compromente a história. No final, o livro pega fogo e fica muito divertido. Recomendo.

Jorge Lavagnoli 08/09/2010

Resenha em: http://viciocasual.blogspot.com/
Um mistério, um cara durão, pessoas poderosas e muito dinheiro, esses são os ingredientes desta trama. O livro é sensacional, e deixa qualquer amante do gênero pronto para devorar as páginas em poucos dias. Jack Reacher consegue conquistar os homens com seu jeito durão, e também as mulheres, com seu jeito atraente e misterioso. Após passar por situação constrangedora, Jack resolve entrar de cabeça na investigação e a medida que conhecemos suas habilidades, a trama vai se desenrolando. O livro é narrado em primeira pessoa, e da visão de Jack Reacher as cenas de ação e de amor ficam extremamente interessantes, assim como toda a linha de raciocínio utilizada por ele para desvendar o mistério, que é detalhista e precisa.
Apesar da história não ser nada muito diferente de outros romances policiais, Reacher desequilibra a favor de Lee Child e coloca-o acima de outros do gênero, tirando-o da normalidade. A grande sacada do autor foi criar um personagem que agradasse a todos, e conseguiu, com isso deixa muitos fãs a espera do próximo volume da série. As grandes produtoras de filmes dos Estados Unidos estão lutando para terem o direito de produzirem esta obra, que foi elogiadissima pela crítica americana, e estipula-se que em breve será lançado nos cinemas. O segundo livro lançado aqui no Brasil foi: UM TIRO, e logo postarei informações.

PONTO POSITIVO: Jack Reacher é um protagonista cativante, e sua narrativa surpreendente.
PONTO NEGATIVO: Algumas cenas são inverossímeis.

Quemlefazfilme 27/07/2010

Dinheiro Sujo por www.quemlefazseufilme.com.br
Lee Child
Editora Bertrand

" Todos os romances com Jack Reacher tem histórias interessantíssimas, mas, como este é o primeiro, o mais lógico é começar por ele ... Dinheiro Sujo merece um prêmio por Melhor Cidade Corrupta do Sul dos Estados Unidos e Melhor Cena de Explosão num Armazém." Stephen King

Jack Reacher havia trabalhado 13 anos no exército. Tudo que ele queria era andar sem rumo por aí. Acabou chegando a uma cidadezinha do meio do nada chamada Margrave por conta de uma lenda musical. Quem diria que seu querido guitarrista Blind Blake o levaria exatamente para a cidade mais corrupta do sul dos Estados Unidos.
Jack estava no lugar errado, na hora errada !
Menos de 8 horas na cidade e Jack estava sendo preso por assassinato. De uma coisa Jack tinha certeza, ele não havia matado ninguém. Pelo menos, não naquela cidade.
Preso, Jack precisava de duas coisas : um álibi e um café.
O álibi estava sendo checado pelos policiais e o café providenciado pela linda detetive Roscoe.
O tal álibi demora e Jack acabe sendo transferido para a prisão junto com um executivo suspeito.
Na prisão a teia começa a ser construída. Azar e falta de sorte não eram nada perto do que começa a acontecer. Uma cela em um pavilhão errado deveria ser capaz de dar cabo de Jack e Hubble mas quem passou 13 anos no exército nas mais remotas condições não se deixa abater. Jack sobrevive a mais essa batalha.
O tal engano dos policiais foi desfeito. A linda policial tem uma grande responsabilidade nisso e arrasa corações ao levar Jack para sua casa e digamos assim, cuidar bem dele. Mas uma surpresa desagradável estava por vir: Jack estava ligado a um dos mortos.

Ele precisava descobrir o por quê. Ele precisava que descobrir quem fizera aquilo.

Estava lançada uma cruzada para descobrir o que estava acontecendo naquela cidade perfeitinha demais, bonitinha demais e rica demais.
Mais mortes, mais envolvidos e cada vez fica mais difícil saber em quem confiar.
Jack, Roscoe e mais alguns policiais formam uma força tarefa para tentar descobrir os segredos obscuros de Margrave.

Já dá para perceber pela crítica de Stephen King que esse não é um livro qualquer. Lee Child escreve de uma maneira muito envolvente de forma que sentimos a chuva e o cheiro de pólvora. Corrupção, dinheiro e a busca pelo poder fazem de Dinheiro Sujo, um Thriller Policial arrasador. Sem falar do anti-heroi bonitão e inteligente responsável pelas cenas de ação mais quentes de todos os tempos.

O livro em uma palavra: Arrasador.

Como quem lê faz seu filme, eu fui levada ao mais íntimo de Jack Reacher , um anti herói durão e com um certo apelo musical. Em várias cenas é possível visualizar Jack cantando uma canção e aquecendo seu corpo com a policial Roscoe. Momentos de prazer em meio a jornada em busca da verdade.
Reviravoltas e um esquema que envolvia toda uma cidade.
Corrupção, tiroteios e emboscadas que fazem você literalmente segurar a respiração e ler os parágrafos rapidamente em busca do desfecho.

Conheça os outros livros da série:
- KILLING FLOOR - Lançado no Brasil como Dinheiro Sujo
- BAD LUCK AND TROUBLE
- NOTHING TO LOSE
- GONE TOMORROW
- 61 HOURS

Acesse os canais e fique por dentro das novidades:
- http://www.leechild.com/books.php
- http://pt-br.facebook.com/pages/General-Garber/121738357860772
- http://twitter.com/gen_garber
- http://www.issuu.com/ebertrand/docs/sobre_lee_child
- Curriculum de Jack Reacher

Recomendadíssimo !

Tata. 14/07/2010

Bom galera, hoje vou apresentar um livro maravilhoso pra vocês que eu conheci por acaso.
Estava eu a toa no twitter num dia qualquer, quando vi a Bertrand postar no twittpic um poster falando de um encontro literário aqui em São Paulo.
Eu já me interessei logo de cara, mas havia um problema, o 1º Encontro de Literatura Policial estaria também divulgando o novo lançamento da editora: Destino: Inferno do Lee Child.
E, além de não ter lido o livro, nem nunca ter ouvido falar dele, eu fui no evento com a cara e coragem achando que eu seria a única por lá que não tinha lido o livro.
Resumindo: fui no evento sem ler o livro, descobri que outras pessoas lá tbm ainda não tinham lido, conheci uma galera legal e quase vejo a dona Bruna Britti sem nem fazer ideia de qm era ela. rs
Um tempo depois, peguei o livro emprestado com a Hérida do Lendo nas Entrelinhas, mas justo no dia que ela me mando o livro, a fnac tava com o livro em promo, de 49,00 por 18,00 e eu claro, comprei.
Eu simplesmente devoreiiii esse livro em 3 dias, (confesso que demorei pra ler, porque só lia durante a noite, antes de dormir.)
E dica: pra quem gosta de aventura e ação, esse é o livro perfeito, seja você homem ou mulher. Pras mulheres o livro tem um atrativo a mais, porque o personagem principal, Jack Reacher é perfeito sem ser perfeito. Não entenderam? Vou explicar: Jack Reacher tem vícios, não é o cara com o corpo atlético, apenas definido, sem ter nada sobrando, não trabalha (foi dispensado pelo exército) e vive vagando por aí.
Aí vocês me perguntam, mas Tata, o que ele tem de perfeito então? Simples: Ele é um gentleman completo, do tipo que a gente pede pro papai do céu todos os dias. Ele é charmoso, quente, educado, e sabe muitíssimo bem como satisfazer uma mulher….
Agora, vamos aos atrativos de interesse masculino: Esqueça de qualquer ator de ação. Chuck Norris, Steven Seagal (minha mãe adora esse cara), James Bond, Indiana Jones. Stalone (esse, sou eu que adoro) Arnold Schwarzenegger ou qualquer outro que você imaginar, fica no chinelo. Comparar qualquer um desses com Jack Reacher, é querer comparar o tosco do Jack Chan com o Bruce Lee.
Pra falar a verdade, eu acho que Jack Reacher que ensinou James Bond a ser um ‘pegador’, e ao Indiana Jones a pular de um trem em movimento.
Bom, devaneios a parte sobre os ‘moçinhos’ do cinema, vamos pra resenha que é o que interessa.
Jack Reacher, em busca de qualquer notícia do que aconteceu com uma lenda do Blues, desembarca em uma cidadezinha da Georgia atrás de uma pista sobre o paradeiro de Blind Blake.
Mas, em menos de 24 horas na cidade, Jack já é preso e enviado a prisão acusado de assassinato. Ele é único turista na cidade e, fazia mais de 30 anos que não morria alguém da cidade. Agora Jack fará uma corrida contra o tempo para desvendar esse assassinato e terá de usar muita astúcia e todo seu treinamento/conhecimento militar para se livrar disso.
Uma trama envolvente e maravilhosa, de arrancar suspiros a cada parágrafo. \o/
Naldinh o/ 20/01/2013minha estante
Adorei a resenha, mas cá entre nós
Jack Reacher surgiu em 1997 e James Bond em 1953, logo quem aprendeu com quem a ser pegador ? ^^ A resenha tá show. vc escreve bem resenhas.

Psychobooks 03/07/2010

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Isabel 07/06/2010

Excelente!! Envolvente!!! Marcante!!!
Isto é o mínimo que posso dizer de Dinheiro Sujo, do escritor Lee Child, primeiro livro da série de Jack Reacher.

Sobre o livro: Indo atrás da história de um bluesman, Jack Reacher desce do ônibus no meio da estrada e caminha quilômetros debaixo de uma chuvarada até a cidade chamada Margrave, na Geórgia. Logo que chega, enquanto está tomando seu café da manhã no restaurante do Eno, é preso como suspeito de assassinato. O problema é que, além de ser inocente, Reacher não é um simples andarilho e, quando a vítima é identificada e fatos sobre uma grande conspiração começam a serem revelados, Reacher é obrigado a se envolver na investigação.

O thriller é tenso, dinâmico e, nenhum momento, deixa o leitor com aquela vontade de que “tomara-que-livro-comece-logo-a-esquentar”. Como é narrado em primeira pessoa me deu impressão de estar participando da história.

Sobre Jack Reacher: Filho de militar. Nasceu em uma base militar na Alemanha, foi graduado em West Point e passou 13 anos na Polícia do Exército, chegando ao posto de major. Foi premiado por serviço com a Estrela de Prata, Medalha do Serviço Superior de Defesa, Legião do Mérito ... e por aí vai. É arrogante na medida certa, inteligente, ágil, com treinamento para combate, e dono de uma incrível capacidade de dedução. Não possui nenhum documento e não tem endereço fixo. Além disto – e agora falo para as mulheres – é loiro, olhos azul gelo, 1,98m altura, 100-115kg, 127 cm de tórax, 95 cm de coxa. Podem suspirar meninas! Reacher é tudo de bom.

Sobre a série: Na sequência da série vem “Destino: Inferno” e, a seguir, foi publicado no Brasil o “Um Tiro", apesar de ser o nono livro da série. A série já possui 14 livros publicados nos Estados Unidos.

Sobre Lee Child:”Britânico de Coventry, divide seu tempo entre o apartamento que possui em Manhattan (onde pode ser visto dirigindo em seu possante Jaguar) e sua casa de campo no Sul da França. Ao ser demitido em 1995, aos 40 anos de idade, devido a um processo de reestruturação na empresa decidiu fazer deste episódio uma oportunidade de mudar a vida: gastou seis dólares comprando lápis e papel e começou a escrever(...). Adora literatura, música e esporte. É casado e tem uma filha.”

Não deixem de ler. Recomendo

Gen. Garber 28/05/2010

Dinheiro Sujo
Romance que apresenta Jack Reacher, um dos mais durões heróis da literatura policial. Com mistério, intrigas e uma dose de violência, é um livro que prende a atenção desde o primeiro parágrafo. Lee Child fez um excelente trabalho com este romance de estreia. Imperdível.

MCoelho 30/04/2009

O livro é bom, fácil de ler, é bem movimentado, e o autor usa a fórmula de Frederick Forsyth, que é um homem contra todos. O outro livro do mesmo autor editado aqui, "Um tiro" é melhor, mas vale a pena ter e e ler os dois.

claudioschamis 11/02/2009

Um ótimo suspense na estréia de um novo detetive: Jack Reacher. Um livro que consegue desde suas primeiras páginas preder a atenção do leitor e deixá-lo ciente do que lhe espera. Esse novo detetive promete...