Apegados

Resenhas - Apegados

1 | 2 | 3 | 4

Rainy Girl 01/12/2013

Apegados
Não sei se Apegados pode ser classificado no gênero autoajuda. Ele é basicamente um livro de relacionamentos. O livro gira em um embasamento científico do início ao fim. Com teorias interessantes, às vezes complexas, mas na maioria do tempo foi uma leitura interessante e agradável. Não é muito o meu estilo de leitura, mas gostei.

Em seu livro, o Dr. Amir Levine e Rachel Heller utilizam os resultados do campo da teoria do apego para ajudar a decodificar como as pessoas interagem com aqueles que estão mais próximos. Eles apontam que a pesquisa mostra que é a qualidade de nossos apegos que está na raiz da nossa felicidade e sucesso do relacionamento.

Segundo a teoria do apego a dependência é um fato, não uma escolha ou mesmo uma preferência. Assim, temos sido programados para tornar certas pessoas preciosas para nós. Essa teoria está ligada a do pesquisador John Bowlby.

O livro é primeiramente um guia passo-a-passo de como construir uma relação harmoniosa e tem certo potencial para uma mudança de vida. A teoria do apego acaba por ajudar na vida de uma pessoa e não somente no lado amoroso. Apegados ajudará você a entender e abranger suas próprias necessidades e também ao identificar os estilos de apego das pessoas, permitindo com que você possa tomar decisões mais benéficas sobre os seus relacionamentos.

site: http://the-sook.blogspot.com.br/

Gil 09/10/2013

Apegados nos mostra os tipos de apegos, como podemos identificar em nós e nos outros, como fugir do tipo de apego evitante que normalmente não trás bons relacionamentos. Como fazer para ter bons relacionamentos usando os conselhos e métodos do seu tipo de apego. Os autores descrevem detalhadamente cada um deles, como aprender ou de como evitar algumas situações que atrapalhem o relacionamento. Como identificar quando o relacionamento está seguindo como deveria ser de acordo com tipo de apego da pessoa, um verdadeiro manual.

Acho a capa bonita e o título tem tudo a ver com a história. Formatação é agradável aos olhos (fonte em boa numeração e páginas amarelas). Achei interessante algumas ideias, assim como os exemplos de situações de alguns casais. Achei legal alguns testes propostos. Porém depois de um certo tempo fui achando um pouco cansativo. Acredito que pessoas que estudem o comportamento humano e também o das relações teriam uma ótima leitura, pois atribuiria mais conhecimentos ao seus interesses, porém para pessoas que gostem do gênero o livro também traria um bom entretenimento.

laysadyoliveira 01/10/2013

onfesso que não sou tão fã deste estilo de livro, os auto-ajuda (se é que posso chamar ele assim), realmente gostei deste lançamento da editora novo conceito, ele é bem simples de ler, e até para quem não gosta do estilo, eu indico.
No primeiro capítulo do livro, confesso, tive um pouco de vontade de parar de ler, porém não desisti, ainda bem! Ele enrola um pouco para começar de verdade, mas com o passar das folhas, tudo melhora, e você poderá entender bem o que os autores querem passar.
De uma forma bem resumida o livro fala que existem três tipos de apego (que as pessoas são divididas em três tipos de personalidades ao se relacionar): o seguro, o ansioso e o evitante. Tem vários testes no decorrer do livro, para você identificar qual seu estilo e o do seu parceiro (a). E claro, como melhorar cada vez mais a harmonia entre pessoas que tem o mesmo ou diferente estilo.
Deu para entender como que é o livro, e porque eu achei ele bem interessante?
Eu fiz claro todos os testes, e bateu tudo certinho como realmente sou e descobri que sou 'ansiosa'. Mas o melhor foi saber que o estilo do meu namorado é o 'confiante', que é o que dá certo com os outros dois estilos. Teve muitas dicas de como melhorar o relacionamento, anotei tudo, e espero conseguir realizar, afinal, sempre queremos o melhor nas nossas relações.
Provavelmente o que mais me chamou a atenção, ja aconteceu logo no início do livro. Depois de um estudo realizado, foi comprovado que as pessoas se saem melhor na vida quando tem o apoio de alguém. Isso é bem interessante, já que muitos afirmam que para ser feliz numa relação, é preciso ser completo sozinho, e depois sim conseguir um companheiro (a). Bem interessante esta ideia ter sido dita e explicada por lá. Mas eles também prezam que isso não é uma regra, que muitos conseguem a felicidade sozinho, porém é mais difícil e demora mais tempo.
Se eu recomendo o livro? Sim! Mesmo para quem não é tão fã deste estilo de livro, dá para tirar algo bom sempre. Mas tem aquela também, ele não pode te ajudar, se você não estiver aberta para isso, tem que acreditar que isso pode acontecer com você.

RUDY 24/09/2013

ANÁLISE:
Sei que muitos não gostam desse tipo de leitura, mas como psicóloga não pude me abster da mesma. Gosto muito de aprender um pouco mais sobre técnicas e comportamentos humanos. E foi uma leitura muito proveitosa.
Os autores usaram suas pesquisas de forma bem específica e o livro ficou bem escrito e elucidativo. Alguns diriam que é um livro de auto ajuda, entretanto, no meu ponto de vista, é mais um livro esclarecedor, onde podemos observar e reavaliar nossa postura e a do parceiro dentro do relacionamento. Podemos também detectar que tipo de apego temos em relação a outra pessoa. Algo bem interessante e evolutivo.
O livro é muito interessante, agora deixo o alerta que é para um público bem específico, que gosta da área e gosta de evolução pessoal.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/09/resenha-34-apegados-amir-levine-e.html
Michelle 12/11/2022minha estante
um livro primordial aos psicólogos

Marina 13/09/2013

Apego ou não me apego?
"Um guia prático e agradável para estabelecer relacionamentos românticos recompensadores". Esse é o subtítulo do livro.

Para os autores existem três tipos de pessoas, ou melhor, três tipos de apego: o seguro, o ansioso e o evitante.

Seguros, o próprio nome já diz, são seguros, por isso, aceitam bem a intimidade e são amorosos. O ansioso, não precisaria nem explicar, mas é a pessoa extremamente preocupada com o relacionamento e chega a questionar se seu companheiro realmente o ama. Já o evitante, é aquele que prefere ser independente e não gosta de se apegar. Acredite ou não, a maioria das pessoas possuem estilo de apego seguro.

O livro traz testes para você descobrir o seu estilo de apego e também do seu parceiro.

Os autores apontam situações de conflito que ocorrem em razão dos estilos de apegos diferentes do casal, mas que isso não é o fim, você pode aprender como lidar. Durante o livro são abordados os comportamentos de cada estilo de apego e como usá-lo de forma saudável no relacionamento. Mostra a tendência natural de cada comportamento, consequentemente a explicação porque um casal não combina, não consegue ficar junto, briga muito ou porque um sofre tanto no relacionamento e o outro parece indiferente.

O livro traz dicas legais para o casal buscar a felicidade, não se trata de um livro daqueles "Como agarrar o homem dos seus sonhos", são pesquisas científicas.

A diagramação da capa é linda, reluzente no coração, mas dentro, perdeu-se muito espaço com respostas dos testes. Óbvio que sempre têm frases que me chamam a atenção:

"Quando as pessoas se apaixonam, estão colocando sua alma nas mãos de seu parceiros para proteção mútua, e que vocês dois têm responsabilidade em mantê-las seguras e fazê-las prosperar" (p. 247).

"Quando nosso parceiros é totalmente confiável e nos faz sentir seguro, e especialmente se ele sabe como nos confortar nos momentos difíceis, podemos voltar nossa atenção para todos os outros aspectos da vida que fazem a nossa existência ter sentido" (p. 41).

Rose 12/09/2013

Me respondam uma pergunta, ou melhor, duas:
- Vocês sabem me dizer qual é o seu tipo de apego?
- Vocês saberiam quantificar este apego?
Pois é, "Apegados", foi escrito por um psicólogo e uma psiquiatra e neurocientista que através de vários testes, gráficos e questionamentos visa nos ajudar a reconhecermos nossos estilos de apego. Complicado? Não para esta dupla.
Eles separam o tipo de apego em 4: apego evitante, apego seguro, apego ansioso e ansioso-evitante (que representa uma minoria).
Tudo é muito subjetivo e científico, o que deixou a leitura um pouco desinteressante e até cansativa para mim. Eles até colocam tabelas e exercícios para que o leitor entenda melhor a ideia, e porquê não, fique menos chata, mas confesso que no meu caso, não adiantou.
Talvez para aqueles que tenham problemas de "apego" em seus relacionamentos, o livro seja um ajuda, para tentar entender o que acontece e como acontece. Ou então para pessoas acostumadas a livros científicos ou de autoajuda.
Cinthia 01/12/2013minha estante
Amo livros científicos, e acredito que essa parte científica vá me interessar bastante. É bom saber disso.

Yassue 02/12/2013minha estante
É um tema interessante para mim.

Thatha 08/12/2013minha estante
esse é o unico tipo de livro que eu nao gosto...pra mim o livro tem que ter uma historia, sabe?

Michelli Prado 11/12/2013minha estante
Olá, tudo bem??
Quando vi este livro imaginei outro tipo de historia,mas mesmo assim acho sempre válido ler um livro de auto-ajuda, pois faz a gente pensar e refletir nas nossas atitudes.

Rapha 17/12/2013minha estante
Parece ser bem interessante, mesmo sendo cansativo.
Bom para quem quer se conhecer mais.

Beth 23/12/2013minha estante
Estou bastante curiosa a respeito deste livro. Vou tentar ler e descobrir qual meu grau de apego também.

Isabella 25/08/2013

"Apegados" foi escrito pela Rachel S. F. Heller, mestre em psicologia sócio-organizacional da Universidade de Columbia e pelo Dr. Amir Levine, psiquiatra e neurocientista. Foi lançado no Brasil pela editora Novo Conceito (obrigada por ter me enviado o livro de cortesia ♥) e conta com 296 páginas.

O apego adulto se difere em três categorias: apego-ansioso, apego-seguro e apego-evitante. Cada grupo reage de formas diferentes à intimidade dos relacionamentos. A visão que as pessoas possuem do conceito de intimidade, a maneira que lidam com o conflito, a atitude em relação ao sexo, a capacidade de comunicarem seus desejos e suas expectativas em relação ao parceiro e ao relacionamento são alguns dos itens que categorizam esses estilos.

Confesso que não sou fã de livros de desenvolvimento pessoal, não sou fã do Augusto Cury e, na verdade, tenho até um pequeno preconceito sobre. Esse livro, contra tudo o que eu pensava, me deixou bem curiosa para ler e a leitura me fixou bastante. Existem aqueles livros que repetem a mensagem o tempo todo, acho isso super cansativo! Sinto que estou na página 100 lendo a mesma coisa que estava escrito na 10. Esse, no entanto, tem o desenvolvimento retilíneo e de fácil entendimento.

"Apegados" conta com vários testes, gráficos e questionamentos interessantes que te ajudam reconhecer seu estilo de apego facilmente. O meu estilo é, sem dúvidas, o ansioso. Depois de descoberto, ele nos mostra vários exemplos de relacionamentos e maneiras de "controlar" os problemas que nossa forma de apego pode gerar.

"Lembre-se: um sistema de apego ativado não é amor. Da próxima vez em que você sair com alguém e sentir-se ansioso, inseguro e obsessivo - só para ficar extasiado de vez em quando -, diga a si meso que isso é, muito provavelmente, um sistema de apego ativado, e não amor! O amor verdadeiro, no sentido evolucionário, significa paz mental."

Não esperava muito do livo mas, no final, achei totalmente interessante. O que nele tem escrito é absolutamente real. Não é daqueles que apenas dizem para sermos indisponíveis, sabe? É dos que te mostra o que está errado e te ajuda a melhorar. Dou quatro estrelas!

site: http://www.entreparagrafos.com/2013/08/apegados-amir-levine-e-rachel-sf-heller.html

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Seria incoerente da minha parte dizer que não leio livros do gênero autoajuda? Talvez sim, até porque "Apegados" faz parte do gênero, eu li e sinceramente... O livro cumpre com o seu objetivo. Se você não possui sorte nos seus relacionamentos, não sabe muito sobre si quando está em um relacionamento e se sente confuso quando se trata dos tipos de apegos de cada pessoa com quem se envolveu, acredito que este livro seja uma boa escolha para você começar a entender um pouco sobre tudo isso e até entender melhor a si mesmo.

[SINOPSE] Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Expressar minha opinião sobre um livro que não me agradou totalmente, apesar de ter cumprido com o esperado, é complicado. Aqui, os assuntos abordados são tratados de uma forma diferenciada. Tudo é levado mais para um âmbito científico. Os autores, de uma forma cuidadosa, expõem seus conceitos sobre cada apego, exemplificando e ainda auxiliando o leitor a desenvolver um entendimento mais amplo sobre cada um. Portanto, um dos objetivos é que inicialmente o leitor compreenda e diferencie os tipos de apego principais que são três: apego evitante, apego seguro e apego ansioso. E há também o apego ansioso-evitante ― que representa uma minoria.

O que realmente prejudicou totalmente a minha leitura e o meu envolvimento com a mesma foi a maneira como os autores abordaram e esclareceram a maioria dos assuntos referente a relacionamentos. Tudo ficou muito subjetivo e científico demais, tornando a leitura totalmente desinteressante. Claro que há tabelas e exercícios para colaborar com a compreensão do leitor e ― eu acredito ― tornar a leitura mais dinâmica. Porém, nada disso adiantou muito e nem tornou minha leitura mais interessante.

Aprender a diferenciar os tipos de apegos não é algo simples e há vários casos diferentes, exemplificando-os. Então, "decifrar" os seus relacionamentos anteriores, compreendê-los melhor e acima de tudo, saber lidar com os próximos de uma maneira melhor, para que sejam mais saudáveis e menos nocivos à saúde emocional é algo complicado ― até porque todo relacionamento é muito complicado.

Concluindo, eu apenas indico a leitura de "Apegados" para os leitores que já estão familiarizados com o gênero no qual o livro se enquadra e para os que buscam algum livro que aborde variados tipos de relacionamentos. Não pretendo ler outros livros autoajuda. De forma geral, não foi totalmente uma leitura dispensável ou uma total perca de tempo; consegui compreender melhor determinadas situações e espero conseguir aplicá-las em minha vida, algum dia. Apenas não espero que o grande problema dos meus futuros relacionamentos não seja eu, com minha ideias e conceitos "diferentes".

FICA A DICA!

site: http://www.leandro-de-lira.com/

Anna Laitano 29/06/2013

Qual é o seu tipo de apego?
Em "Apegados", aprendemos sobre os tipos de apego, ou seja, as relações que estabelecemos com as outras pessoas (no caso, o livro foca especificamente em relação entre casais). Os autores dividem as pessoas em três grupos de formas de apego, que podem ser do tipo: apego-ansioso, apego-seguro e apego-evitante.

A teoria do apego foi, originalmente, utilizada para traçar e estudar a relação mãe-bebê, mas descobriu-se que poderia englobar facilmente os nossos relacionamentos da vida adulta. Portanto, ao decorrer dos capítulos, conhecemos melhor as características de cada um dos perfis de apego e é fácil se identificar em algum deles.

Confesso que não sou o tipo de pessoa que gosta de autoajuda, mas fiquei curiosa com este livro, em particular. Não me arrependo de ter lido. Aliás, foi um dos livros mais esclarecedores que li do gênero, pois foi uma leitura válida e que me ajudou a entender alguns pontos que me perturbavam um pouco. Apesar de não fugir da regra e, assim como a maioria, ficar rondando um mesmo ponto durante muito tempo (além de sair e voltar para o mesmo tema repetidamente), este livro é relativamente descomplicado e mais retilíneo que alguns que li, além de contar com uma boa edição: Tabelas, gráficos, alguns testes, divisões em itens e sub-títulos, que tornam a leitura menos cansativa.

O livro traz algumas dicas úteis, que podem explicar alguns comportamentos e tranquilizar os leitores ao ajudá-los a entender melhor o seu parceiro. Aliás, algumas vezes o livro explora caminhos possíveis para trabalhar a relação. Da mesma forma, para quem ainda não está em um relacionamento, é útil conhecer os tipos de apegos para facilmente reconhecê-lo nas pessoas e conseguir escapar de relacionamentos-ciladas antes que eles se tornem ciclos-viciosos intermináveis e dolorosos.

Recomendado especialmente para aqueles que encontram problemas em manter relações, uma vez que isso pode responder questões de outra forma inexplicáveis. Afinal, ninguém é imune a se apegar, então, pode ser uma boa ideia saber com quem estamos nos apegando e como isso afetará a nossa vida — positiva ou negativamente.

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br

Vanessa Sueroz 17/06/2013

Ao pegar esse livro senti que não iria gostar, afinal eu não gosto de livros de autoajuda como a maioria das pessoas, mas o livro é um pouco diferente do que eu esperava, ainda é um autoajuda, mas melhor do que os que conhecia.

O livro traz os princípios do apego, nos ensinando a nos entender com algumas pessoas e encarar alguns pontos que podem fazer toda a diferença na nossa vida se seguidos.

Baseado em fatos e estudos o livro traz muitos fatos e ensinamentos sobre como se comportar e se entender com diferentes tipos de pessoas, por exemplo: você confia muito em uma pessoa, mas ela parece não demonstrar a mesma confiança, ou você está em um relacionamento e quando as coisas parecem melhorarem seu companheiro começa a se afastar sem motivo. Esses tipos de apegos são detalhados, explicados e exemplificados no livro para que possamos conviver melhor.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/apegados/

Fun's Hunter 06/06/2013

Apegados | O que a ciência pode fazer para ajudá-lo a encontrar — e a manter — o amor
Eis que com o livro em mãos, resolvo dar aquela olhadinha entre as folhas antes de começar a leitura. De imediato, ao ver algumas atividades para serem feitas, já imaginei que seria mais um daqueles livros de autoajuda chatos que geralmente não resultam em nada.
Confesso que agora, ao finalizar o livro, estou extremamente feliz em dizer que eu estava completamente enganado. O livro é muito bom! Eu diria até que é indispensável para qualquer pessoa que tenha, teve ou terá um relacionamento.
Mas, vamos ao que interessa.

O livro baseia-se na teoria do apego de John Bowlby e busca explicar, através de exemplos reais, como é o comportamento das pessoas em determinada situação de apego. Comportamento esse, diretamente influenciado pelo estilo de apego a qual o individuo se enquadra. Sendo eles: estilo evitante, estilo ansioso e estilo seguro. Mais do que isso, explica o porquê de necessitarmos de alguém que se enquadre corretamente ao nosso estilo.

Fomos criados para sermos dependentes de outro ser significativo...ao longo da evolução, a seleção genética favoreceu as pessoas que se apegavam, porque isso proporcionava uma vantagem para a sobrevivência.
Pag. 22

Utilizando vários fatos vividos por pessoas normais, os autores explicam claramente o que aconteceu e qual foi a influência do estilo de apego no desfecho da situação. Deixa claro também, qual poderia ter sido o desfecho em caso de um estilo diferente.

Para mim, o mais importante do livro é mostrar que para ter um relacionamento feliz, não é simplesmente “se jogar no mundo” a procura daquela pessoa especial e, quando acha que encontrou, ignorar todos os sinais de que há algo de errado, deixando seu futuro nas mãos da sorte.

Os autores, mostram muito bem como é o relacionamento entre os diferentes estilos de apegos. Em alguns casos, parece que nos conhecem e estão descrevendo alguma situação que vivemos, pois como eu disse, são situações vividas por pessoas reais, assim como eu e você que esta lendo essa resenha.

Enfim, antes de afundar num momento depressivo com aquelas, sempre presentes perguntinhas: “Por que nunca dá certo comigo?” “O que eu fiz de errado?” “Por que ela (ele) é assim?” entre outras, aconselho a ler esse livro e encontrar cientificamente as respostas para tais questões.
Com toda certeza esse entra para minha lista de favoritos e leva 5 estrelas!

Ana Carla 26/05/2013

Ao ler o livro em forma de guia, encontrei relatos de muitos dos pesquisadores sobre relacionamentos conturbados, que o casal insistia em ficarem juntos, mesmo se autodestruindo. Os pesquisadores abordam os relatos e nos trazem tabelas e recursos para identificar qual é o tipo de “apegados”, podemos curar certas feridas que ficam muito tempo a sangrar, deixando sequelas das quais não nos permite atingir a felicidade.

O livro vem abordar também relacionamentos de pais e filhos e amizades que de certa forma fazem um ao outro sofrer. Com alegria e muita sensibilidade, a leitura do livro poderá ter a sua vida transformada para melhor.

Para conferir a resenha na integra, acesse: http://www.historias-semfim.com/2013/05/resenha-apegados.html

Fernanda 03/05/2013

Resenha: Apegados
Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: Se você quer que eu seja bem sincera em relação a esse livro, bom, realmente eu serei. E antes de mais nada, a primeira coisa que tenho a dizer sobre “Apegados” é que achei a narrativa perfeita. Não é apenas mais uma história que eu tenha simplesmente gostado, me emocionado ou coisa assim. São fatos narrados que mexem com a cabeça – e os sentimentos mais profundos – do leitor. Por mais que você fale que não se interesse pelo assunto ou que não seja o seu tipo de leitura – o que eu também achei de início, confesso – é como se estivesse tendo uma conversa muito intima, que você entende de verdade. E eu adorei cada caso descrito e me identifiquei muito com este guia. Com certeza é prático e agradável, mas antes de tudo, creio que seja essencial e único, assim como qualquer tipo de relacionamento. Surpreendente. Foi o que eu achei de todas estas abordagens.

“Os princípios do apego nos ensinam que a maioria das pessoas só é carente em relação às suas necessidades não atendidas. Quando suas necessidades emocionais são atendidas, e o quanto antes melhor, as pessoas em geral voltam sua atenção para fora. Isso é, às vezes, referido na literatura sobre o apego como o ‘paradoxo da dependência’: quando mais efetivamente dependentes as pessoas são uma das outras, mais independentes e ousadas elas ficam.” Pg. 31

Mas por que eu achei tudo isso do livro? Porque muito do que é citado nessa pesquisa feita por Amir Levine e Rachel S. F. Heller fazem sentido, e nos fazem pensar de verdade diante de muitas situações próximas ou mesmo vividas por nós. Posso citar por exemplo: o que você faria se aquela pessoa em que você mais confia não passa a mesma certeza para você, ou o mesmo tipo de apego? Parece algo tão comum, não é mesmo? Difícil dizer quem nunca vivenciou algo assim. Esse tipo de experiência é tão comum, que você nem percebe que às vezes isso está mais presente em sua vida, do que jamais imaginou....coisas da vida...abrangentes demais!

“Esperamos que, ao conhecer a força poderosa do apego em seus relacionamentos e as maneiras de dominá-la, isso faça uma diferença significativa em sua vida, como fez na nossa.” Pg.45

Interessante destacar também os vários tipos de testes/questionários/dicas apresentados e que podem definir como anda o seu apego diante do parceiro e pessoas ao redor, e principalmente em que estágio o mesmo se encontra. Adorei fazer esses testes e ler essas dicas. Os principais estilos de apego são: o ansioso, o evitante e o seguro. Qual deles você se encaixaria?

“Quando duas pessoas, em um casal, têm necessidades de intimidade que se chocam, o relacionamento deles está propenso a se tornar mais uma viagem com tempestades do que um porto seguro.” Pg.165

Claro que não concordo com tudo que li a respeito do apego em si. Minhas opiniões, no entanto, não se chocaram de uma maneira excepcional, acredito que houve um complemento de ideias e novas ainda surgiram em minha cabeça. E mais uma vez, “Apegados” pode se destacar pela maneira carismática de abordar os fatos diante da realidade. E é o que torna o livro tão dinâmico, envolvente e ágil em diversos aspectos. A reflexão acerca de pensamentos, emoções e reações ansiosas comuns, reações evitantes comuns e os possíveis princípios do apego em jogo e princípios seguros, também vêm apresentar mais indícios do que as pessoas realmente são, mesmo aquelas que não demonstram nada.

“Brigar pode nos fazer mais felizes? Um importante equívoco sobre o conflito em relacionamentos românticos é o de que as pessoas em bons relacionamentos devem brigar muito pouco. Há uma expectativa de que, se combinam bem, você e seu parceiro concordarão na maioria dos assuntos e discutirão raramente ou nunca. Às vezes, as discussões são até consideradas ‘provas’ de que duas pessoas são incompatíveis ou de que o relacionamento está descarrilando.” Pg. 253
Por fim, independente de toda essa pesquisa, “Apegados” nos deixa grandes mensagens de reflexão. Como por exemplo, o fato de que os relacionamentos devem ser cuidados de uma maneira única, já que pode se dizer que é mesmo uma experiência sem igual e muito recompensadora. Mesmo que saibamos tantas coisas sobre os relacionamentos, sempre poderemos cometer erros, ou nos iludirmos demais ou apenas se apaixonar e se apegar profundamente. Por outro lado, se o leitor leu o livro e compreendeu de certa forma, a temática, poderá ter a chance de mudar algo em sua vida, apenas fazer diferente e ver se vale a pena o esforço. O que importa de verdade é não deixar nada ao acaso. Foi o que eu aprendi com “Apegados”. E o que você acha que poderá aprender? Essa é uma leitura mais que recomendada, é uma leitura compreensiva e muito bem construtiva.

Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Natalia.Eiras 20/04/2013

Uma pesquisa científica que servirá de ajuda para muitos casais - Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Esse livro começa como uma dissertação de mestrado e termina como um livro de autoajuda.
Nele somos apresentados a teoria do apego, ou seja, a teoria que define que cada pessoa se encaixa em um dos três tipos de apegos. São eles:
(Obs: As descrições abaixo são um livre resumo do que foi apresentado no livro e não corresponde literalmente aos termos utilizados pelo autor para descrever cada grupo).
Seguro: A pessoa não tem medo de intimidade no relacionamento; consegue se expressar sem problemas em relação aos seus sentimentos e não vê o parceiro(a) como um problema para a sua independência, mas sim, como um porto seguro; um ponto de apoio.
Ansioso: Vive preocupado com a relação; tenta sempre estreitar os laços de intimidade com as pessoas, mesmo quando os sinais são claros de que a pessoa não esta muito a fim disso. Esse tipo de pessoa, normalmente sofre muito nas relações, pois esta sempre tentando atender as necessidades dos outros, mas não vê as suas necessidades sendo atendidas; e quando isso ocorre, ela sente-se frustrada. No fundo, ela esta sempre se envolvendo com o tipo errado pra ela.
Evitante: Encara a intimidade com outras pessoas como perda da independência. Esse tipo de pessoa acredita que a carência dos outros não é problema dela, que ela só pode confiar em si mesma; e esta mais preocupado com os seus problemas e necessidades do que em satisfazer as necessidades dos outros. Ela até consegue se conectar com as pessoas, mas sempre mantém uma rota de fuga.

No livro é possível fazer um teste pra saber que tipo de pessoa você é. Se você ficou curioso e quiser descobrir qual o seu tipo, aqui vai o link para o teste completo (o que tem no livro é uma versão resumida, mas tão eficaz quanto o teste completo. Além disso, esse teste esta em inglês, e o do livro esta em português. Óbvio!).

Eu não precisei do teste pra saber que sou do tipo evitante; mas fiz o teste pra confirmar o que eu já sabia. Na verdade, descobri que tenho muitas das desprezíveis características desse grupo de pessoa (se você fizer o teste e se encaixar no mesmo perfil que eu, verá que ao mesmo tempo que somos invejados, pois somos os independentes; os aventureiros; aqueles que não precisam de ninguém... também fazemos todos à nossa volta sofrerem, pois pisamos neles para garantir o distanciamento e independência que tanto precisamos. A Laisy e meu "namorido" sofrem comigo.)

Não vou mentir. No início eu achei esse livro bem chatinho. Nada do que estava escrito era uma novidade pra mim; basta você pegar uma Cosmopolitan (no Brasil ela é conhecida como revista Nova) qualquer, que encontrará as mesmas dicas que são dadas no início do livro. Mas, com um pouco de esforço, eu continuei a leitura e ele até que foi melhorando... no final, tive a impressão que tinha passado por uma grande consulta num psicólogo. Pra quê gastar uma fortuna com terapia gente!? O livro é bem mais barato e como foi escrito por psicólogos, eles falam com você exatamente como se você estivesse em uma sessão de terapia!
E não é que a coisa funciona?!

Eu por exemplo, passei a entender algumas pessoas que estão a minha volta (de perfil ansiosas), e por que elas parecem tão carentes aos meus olhos. Agora, estou tentando ver o lado bom delas, em vez de focar nas coisas ruins (uma das características dos evitantes).
Na verdade, esse livro parece que foi feito pra quem é evitante e/ou ansioso. Quase não há partes que falem sobre os seguros. Talvez porque eles não precisem de ajuda, né?

Enfim... se você gosta de livros de autoajuda, ou livros voltados mais para a área da psicologia, esse livro foi feito pra você. Se você esta encontrando dificuldades no seu relacionamento, talvez, encontre a solução (ou o por quê dos seus problemas) aqui; Mas se você não tem muita paciência pra estudos científicos e livros de autoajuda... fique longe dele!

Eu já disse isso uma vez, mas não custa nada repetir. Pra mim, um livro de autoajuda tem que no mínimo cumprir o que ele se propõe a fazer: te ajudar. Esse livro cumpre a função dele e realmente ajuda as pessoas a se encontrarem e melhorarem.

Ah! Quem fizer o teste, coloque o resultado nos comentários deste post. Vamos ver quantos seguros, ansiosos e evitantes existem por aqui. Isso será bem divertido. =)

Quer saber mais? Então clique aqui para obter mais informações sobre a teoria do apego.

Coisas que aprendi com este livro:

Os outros não são obrigados a ler a sua mente, logo, se você precisa de alguma coisa, diga! Não espere que seu namorado suponha que você esta carente e precisa que ele fique com você em casa naquela noite. Diga a ele isso!
Quando a pessoa não consegue suprir as necessidades dela, seja fisicamente ou psicológicamente, ela tende ao drama, ou como eles chamam no livro, aos sinais de protesto. Tente sempre suprir as necessidades dos outros, ou seja, se você identifica que seu companheiro é do grupo ansioso (com necessidade de atenção para suprir a carência), dê atenção a ele e quando quiser ficar sozinho, diga abertamente que você gostaria de ter um pouco de espaço e que esse afastamento não esta relacionado ao seu parceiro, mas sim, que é uma necessidade sua!
Os melhores parceiros são os do grupo seguro, pois eles tendem a equilibrar a balança no relacionamento. Se você é ansioso, ele lhe dará a atenção e o carinho que você necessita; se você é evitante, ele entenderá que suas ações não são voltadas para atingi-lo e que você esta apenas tentando se defender. Com isso, ele provavelmente terá mais paciência com seus ataques e contradições.
Apesar do livro focar na interação entre casais, essas medidas podem ser aplicadas a todas as pessoas que fazem parte do seu círculo de intimidade (amigos e parentes), bastando você identificar a qual grupo o indivíduo pertence.

1 | 2 | 3 | 4