Apegados

Resenhas - Apegados

1 | 2 | 3 | 4

Clube do Livro 17/04/2013

Resenha Apegados
Apesar de ser um livro-guia sobre sentimentos, Apegados é baseado na teoria do Apego, este livro não contém uma história de amor e sim uma forma científica de explicar aquelas coisas que Roberto Carlos ou Fabio Jr. dizem nas canções. Mostra como nos apegamos as pessoas e é inevitável que nós comecemos a nos auto-avaliar. Eu particularmente não sou fã de livro de auto-ajuda mas esse dá até para ler tranquilamente.
Tem uma leitura tranquila, de fácil compreensão e até mesmo legal.

Os autores explicam muito bem os tipos fixação, explicam o que está por trás das nossas necessidades em um relacionamento. O livro também traz teste para que você possa identificar seu estilo ou de seu parceiro [a] e se depois de lê-lo você não souber segurar o seu par..."mermão" a tua situação tá séria! vai ter que apelar para Santo Antônio! lol

Ryuuzaki 11/07/2013minha estante
Esse livro pode ser bastante útil para pessoas que passaram por muito sofrimento em relacionamentos e estão com dificuldade de entender porquê não conseguem estar com uma pessoa de forma tranquila. Ele traz esclarecimentos baseados em pesquisa científica, além de dar conselhos de caminhos a serem seguidos.

larissagramos 27/03/2013

FOTOS NO LINK

Aprovei logo de início por ser muito interessante e com uma leitura super fácil.
"Apegados" vai contra a crença de que as pessoas devem ser auto-suficientes e que para serem felizes não devem depender emocionalmente de seus parceiros.
O livro conta a teoria da existência de três estilos de "apego" que são o seguro, o ansioso e o evitante e depois de ajudar o leitor a identificar seu tipo de apego e o tipo de apego de seu parceiro, os autores mostram como agir diante do que eles chamam de "sistema de apego", um mecanismo em nosso cérebro responsável por rastrear e monitorar a segurança e a disponibilidades de nossos "objetos de desejo".
Eu descobri e fiquei fascinada pelo meu estilo de apego, o ansioso.
Todas as características que o livro mostrou são exatamente as que eu apresento quando tem uma situação diferente no meu relacionamento.
O engraçado é que eu comecei meu relacionamento sendo EVITANTE, avessa a qualquer tipo de intimidade, passei para a SEGURA, pra agora estar num misto de SEGURA com ANSIOSA, porém mais ansiosa que tudo. kk
Meu namorado por outro lado é o seguro. O que no livro diz ser muito bom, pois ele acaba sendo uma base pra mim, tudo o que uma pessoa ansiosa precisa.
Fala ainda da capacidade singular de quem tem o estilo de apego ansioso, de perceber quando seu relacionamento está ameaçado. Até a menor mudança de humor o "ansioso" percebe mais rapidamente que pessoas com os outros estilos de apego.
Bem interessante isso, porque eu também me enquadro nessa característica. Sempre noto muito rápido mudanças de humor no meu namorado! Estranho né?
Anotei algumas citações do livro e queria mostrar uma -das muitas- aqui pra vocês:

"Uma vez que escolhemos um parceiro, não se discute mais se a dependência existe ou não. Ela sempre existe. Uma coexistência elegante que não inclui sentimentos desconfortáveis de vulnerabilidade e medo da perda soa bem, mas não está na nossa biologia. O que se provou, por meio da evolução, como sendo uma forte vantagem para a sobrevivência foi a possibilidade de um casa humano torna-se uma unidade fisiológica, o que quer dizer que: se ela está reagindo, então eu estou reagindo; ou, se ele está abalado, isso também me abala. Ele é parte de mim, e eu farei qualquer coisa para salvá-lo; ter tamanho interesse investido no bem-estar de outra pessoa traduz-se numa vantagem muito significativa para a sobrevivência de ambas as partes."

Então, recomendo 100% o livro! Pra quem acha que suas atitudes são "anormais" ou "obsessivas", leia! Você é perfeitamente normal e o livro ajuda você a lidar com suas atitudes no seu relacionamento e em suas escolhas.
Espero que tenham gostado! Beijos, Lari ^^

1 | 2 | 3 | 4