Breve Romance de Sonho

Resenhas - Breve Romance de Sonho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ronaldo.Dalbianco 06/12/2022

Paranoia?
?????? ??? ????? ?????? ???????? ??? ? ????????? ?? ??? ????? ?? ????? ?? ???? ??? ???? ??? ?????????? ??? ??????? ???? ???????

Esta novela é arrebatadora. Publicada em 1926, ganhou adaptação para o cinema, ?De Olhos Bem Fechados?, que é um verdadeiro complemento da obra.

Carolina Del Puppo 31/10/2022

Que escrita deliciosa
Eu conheci este livro através do filme "De olhos bem fechados" do Kubrick (que eu simplesmente amei), e amei também o livro, aprendi muito sobre a própria escrita aqui porque foi quase uma aula sobre como escrever maravilhosamente de fato. Adorei!

k.j. 17/10/2022

sonhar de receio
tudo está em jogo, mas é apenas um ilusório paradoxo ~ se o que não é feito, fantasia-se, por quê a quimera tem que ser real?!

day 16/09/2022

bizarro dms
gostei mais do livro doq do filme, terminei numa sentada so ??????? nsei oq passou na cabeça do autor escrever essa história sem pé nem cabeça meudeus

Capitu 16/07/2022

Casamento e literatura
Essa obra me faz refletir a instituição do casamento e os desejos ocorridos durante ela.
Um encontro inesperado e um baile
livro curto de fácil leitura.

Renata Rezende 11/07/2022

Meio perturbador, meio louco
É uma breve história, intrigante do início ao fim, que deu origem ao filme 'De Olhos bem Fechados'.

Leitura rápida e interessante.

Leonardo.Fernandes 30/05/2022

O filme é melhor
É um bom livrinho, porém muito pequeno, a história não desenvolve muito
Esse é um dos poucos casos em que a adaptação é melhor que a obra original. Quem apenas assistiu o filme não está perdendo nada

Sabrina.Uliana 01/05/2022

Confuso...
Não vou me manifestar muito sobre esse livro, talvez eu precise pensar um pouco mais sobre ele para entender a proposta.
Mas fica aqui registrada minha resenha.

Cristiane 11/02/2022

Breve romance de sonho
Albertine e Fridoline trocam confidências sobre suas fantasias eróticas. Fridoline fica enciumado com o relato de sua esposa. Ao sair para atender ao chamado de um paciente moribundo ele reencontra um amigo da faculdade que é pianista. Este reencontro dará início a uma sequência de fatos estranhos.

Mari 21/01/2022

Mais um livro que já gostei na décima página! Um livro tão pequeno e aparentemente tão simples, mas tão forte e cheio de significados. Como um livro de criança! mas um livro de criança para adultos..eu fiquei em dúvida se esse livro é sobre uma história de amor, ou sobre uma história de terror, mas é algo tão próximo dos dois como a vida real! O livro começa com uma conversa entre um casal muito apaixonado, sobre as vontades carnais intrínsecas do ser humano para com outros, e a dúvida, se isso é algo que interfere no amor deles ou não. Em uma das provocações a mulher conta sobre uma fantasia sexual que teve anos atrás em uma viagem, e, sem deixar transparecer, o marido, transtornado de ciúmes, sai de casa quando a mulher adormece. E aí começa uma aventura MÓRBIDA, muito louca, curiosamente sedutora e muito poética, como todo o livro. O homem vai parar em um estranho ritual que vai tirar seu próprio sono pelas próximas noites, um jogo muito interessante de consciência e dependência amorosa. A escrita traz descrições tão minuciosas que eu me sentia quase como um personagem de jogo andando pelas ruas com ele e entrando nos cômodos junto, a todo momento os sonhos sendo confundidos com a realidade. Muito interessante de ver como ele desenvolve uma raiva pela esposa por algo que acontece nos sonhos que ela conta a ele, e como essa confusão acontece na vida real! Achei de um humor, tragicômico, muito inteligente e muito afunilado, que me fazia dar um sorrisinho de canto, e dar mais valor a eles, já que eram poucos. Uma grande diferença pro livro passado, com um humor tão escancarado! Enfim, uma história sobre vingança, mas principalmente mascarada pelo medo. E não é isso tudo que é o amor?
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Os olhos sorriam travessuras e prazer.?

Why_Ali 11/01/2022

Livro muito fluindo, possui uma visão sobre a perspectiva do casamento e dos desejos sobre pontos de vistas diferente entre os personagens.

Sílvia 31/12/2021

Pérola
Sonho? O que acontece? O que é? Quantas vezes queremos jogar tudo para o alto? Jogar tudo fora? E quantas vezes agimos para que tal fato aconteça? Onde o destino interfere? Ele existe/acontece de fato? Vários tipos de mulheres , a enlutada, a internada, a culpada, a livre, a libidinosa. Muito bom, não esperava gostar tanto.

Well 24/12/2021

Os sonhos alteram nossa realidade?
Publicado em 1926, no auge da psicanálise na Europa, a obra desse autor austríaco traz um enredo simples e poucas páginas, mas em compensação deixa uma sensação esquisita ao final de sua leitura.

A história de Fridolin e sua esposa Albertie, um casal burguês da Viena dos anos vinte segue sua nmvida normalmente, até que ela lhe conta sobre uma certa fantasia.

A partir daí, ele se vê enredado em um universo de mistério, fantasia, bacanal em um clube secreto e as peripécias mentais que tornam tudo muito mais sombrio.

O interessante desse livro é justamente o acontece-não-acontece. Tudo parece que foi inventado pelos personagens, num misto de fantasia, sonho e realidade. O médico Fridolin segue como o principal perturbado por tudo isso. Ao atender o chamado de um paciente à noite, ele se aventura neste universo onde a morte e o desejo orbitam a mesmo espaço. As características psicológicas do protagonista beiram à fantasias de sua mente, mas com uma análise mais apurada, percebemos que muito daquilo tem uma aura do inconsciente envolvido.

A parte da Albertine é uma das melhores, cheia de nuances e percepções dela, do narrador e as tiradas pelo leitor, que fica naquele impasse de quem acreditar. Não chega a ser um livro de mistério clássico, não. Mas as coisas aqui não tem a conotação que diz ter. Para os personagens ao fim da obra, a realidade comum parece que nunca mais será a mesma, ou até será... Mas não no inconsciente dos envolvidos.

Alguns dizem que Freud era um grande admirador de Schnitzler, mas me parece que era o autor que era admirador do psicanalista. Ele construiu um romance curto, coeso e muito bem construído.
Para o leitor, é uma história envolvente, as vezes lenta, as vezes mais rápida, mas nunca sem perder a dinamicidade das camadas de significação que autor habilmente implantou em sua obra.

Ler este livro fará até mesmo você se questionar sobre a origem dos seus sonhos e encarar sua realidade de maneira duvidosa. Seria um sonho tudo que vivemos?

Wonderland of Books 12/12/2021

Interessante
Achei essa leitura bem interessante. Rápido e fácil de ler.
Achei um pouco confuso no começo, mas depois peguei o ritmo da leitura e gostei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5