Breve Romance de Sonho

Resenhas - Breve Romance de Sonho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 09/01/2019

Sonho vs realidade
Volúpia, anseios, vingança, revelação, tentação, ilusão e realidade: essas palavras descrevem a trama e a narrativa do conto de Arthur Schnitzler, onde o personagem principal, Fridolin, vive uma vida transcendente entre o real e o irreal. Através da narrativa onisciente, o leitor consegue penetrar nos pensamentos mais profundo de Fridolin como, por exemplo, sua dúvida sobre a traição de sua esposa Albertine com um homem dinamarquês, visto em um hotel enquanto viajavam. Também presenciamos com os olhos de Fridolin um baile de máscaras lascivo e sombrio, como se tivesse saído das profundezas do inconsciente humano.
"Os olhos de Fridolin vagavam sedentos por aquelas figuras, das exuberantes às esbeltas, das tenras às de mais vistoso desabrochar; o que cada nudez permanecesse um segredo, os grandes olhos por trás das máscaras negras como enigmas insolúveis a fitá-lo, isso transformava o indivisível prazer do olhar num tormento insuportável do desejo." (pág. 50)
Enquanto isso, tentamos junto com o personagem a desvendar os mistérios envolvidos na trama e a descobrir, quem sabe, as verdades que se escondem dentro e fora da mente humana.

Mari 21/01/2022

Mais um livro que já gostei na décima página! Um livro tão pequeno e aparentemente tão simples, mas tão forte e cheio de significados. Como um livro de criança! mas um livro de criança para adultos..eu fiquei em dúvida se esse livro é sobre uma história de amor, ou sobre uma história de terror, mas é algo tão próximo dos dois como a vida real! O livro começa com uma conversa entre um casal muito apaixonado, sobre as vontades carnais intrínsecas do ser humano para com outros, e a dúvida, se isso é algo que interfere no amor deles ou não. Em uma das provocações a mulher conta sobre uma fantasia sexual que teve anos atrás em uma viagem, e, sem deixar transparecer, o marido, transtornado de ciúmes, sai de casa quando a mulher adormece. E aí começa uma aventura MÓRBIDA, muito louca, curiosamente sedutora e muito poética, como todo o livro. O homem vai parar em um estranho ritual que vai tirar seu próprio sono pelas próximas noites, um jogo muito interessante de consciência e dependência amorosa. A escrita traz descrições tão minuciosas que eu me sentia quase como um personagem de jogo andando pelas ruas com ele e entrando nos cômodos junto, a todo momento os sonhos sendo confundidos com a realidade. Muito interessante de ver como ele desenvolve uma raiva pela esposa por algo que acontece nos sonhos que ela conta a ele, e como essa confusão acontece na vida real! Achei de um humor, tragicômico, muito inteligente e muito afunilado, que me fazia dar um sorrisinho de canto, e dar mais valor a eles, já que eram poucos. Uma grande diferença pro livro passado, com um humor tão escancarado! Enfim, uma história sobre vingança, mas principalmente mascarada pelo medo. E não é isso tudo que é o amor?
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Os olhos sorriam travessuras e prazer.?

Why_Ali 11/01/2022

Livro muito fluindo, possui uma visão sobre a perspectiva do casamento e dos desejos sobre pontos de vistas diferente entre os personagens.

Sílvia 31/12/2021

Pérola
Sonho? O que acontece? O que é? Quantas vezes queremos jogar tudo para o alto? Jogar tudo fora? E quantas vezes agimos para que tal fato aconteça? Onde o destino interfere? Ele existe/acontece de fato? Vários tipos de mulheres , a enlutada, a internada, a culpada, a livre, a libidinosa. Muito bom, não esperava gostar tanto.

Augusto 06/07/2019

Albertine e Dr. Free
Com o Carnaval se encerrando, o casal decide ir a um baile de máscaras onde encontram dois dominós vermelhos. Assim se inicia um dos maiores e melhores textos da literatura austríaca. Os contratontos entre rotina e liberdade, vida e morte, abordados de diferentes perspectivas. Recomendadíssimo.

Ester Azevedo 25/01/2021

Gostei muito. Divertido e inusitado.
"Para sempre, ele quis acrescentar, mas antes ainda que houvesse pronunciado as palavras, ela colocou-lhe um dedo nos lábios e, como se o fizesse para si mesma, sussurrou: "Melhor não perguntar ao futuro"."
Breve romance de sonho, Arthur Schnitzer

O que dizer? Divertido e inusitado, o livro trás uma análise interessante sobre um homem em casamento estremecido por segredos.
??

Joselene.Monteiro 28/07/2020

Publicada em 1926, “Breve romance de sonho” é a obra mais célebre do poeta, dramaturgo e romancista austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), conhecida sobretudo por ter inspirado o roteiro do filme “De olhos bem fechados” (1999), de Kubrick.

O enredo se desenrola em Viena. Um casal, depois de um baile de carnaval, dialoga sobre a experiência de flertar com outras pessoas. “Perguntas inocentes, mas perscrutadoras, respostas astuciosas e ambíguas eram trocadas; a nenhum dos dois escapava que o outro não fazia uso de toda a honestidade, de modo que ambos se sentiam dispostos a pequenas vinganças”. Nessa conversa acabam por revelar desejos ocultos, que, mesmo parecendo pouco influenciar em seu cotidiano feliz, mapeiam territórios secretos aos quais suas ações (reais ou sonhadas) podem arrastá-los. Diante de uma fantasia revelada por Albertine, a esposa, o marido, Fridolin, fica mordido de ciúmes. Ele, que é médico, sai para atender o chamado de um paciente moribundo e dali segue errante pela noite em busca de uma aventura que satisfaça seu desejo de vingança. Acompanhamos, então, Fridolin em sua perambulação por cenários oníricos em uma busca por prazer, que o conduz a um tormento insuportável do desejo, uma trama que mescla morte e erotismo.

A narrativa nos prende não somente pelo mistério, mas também pelos questionamentos que humano (ou felino) algum pode responder sem embaraço. “A vida somente pode ser posta em jogo por dever [...], nunca por capricho, paixão ou apenas para medir-se com o destino?” A realidade de uma noite — ou mesmo de toda uma vida — necessariamente significa a verdade mais íntima de alguém? Algum sonho pode ser totalmente sonho?

site: https://www.instagram.com/genieozepelinho/

1 | 2 | 3 | 4 | 5