Endurance

Endurance Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

isadora.borsato 02/05/2022

Viagem extraordinária para o leitor, mas certamente foi de terror indescritível para os tripulantes daquela expedição.
Comandados pelo grande Shackleton - e não é título demasiado para o homem que convenceu os outros de atravessar a Antártica a pé - tinha a ambição de explorar o continente gelado, de ponta a ponta. Contudo, seus planos acabaram sendo frustrados pelos vastos percalços que surgiram e que o forçaram a mudança de seu objetivo principal, substituindo por uma meta mais urgente: a sobrevivência.
Diante de tantos infortúnios, aqueles homens conseguiram perseverar sob a liderança firme e clara de Shackleton, a qual, inegavelmente, foi essencial para mantença da sanidade de todos aqueles que ficaram presos no gelo por meses, em situações precárias.
Shackleton foi um verdadeiro líder, cuja confiança e lealdade eram indubitáveis, fato afirmado, inclusive, por seus próprios homens que lhe confiaram a vida.
Uma história que parece fantasia e que, em situações normais, diriam que é impossível, mas há indivíduos no mundo que são capazes de fazer o inimaginável e, melhor ainda, conseguem compelir que outros também executem tal façanha, sendo Sir Ernest Shackleton um desses indivíduos.
02/05/2022minha estante
Tenho esse livro faz anos e ainda não li ele... Preciso começar urgente pelo jeito ?

isadora.borsato 02/05/2022minha estante
Simm, vale a pena, até chorei no final ahaah

Lucas 23/04/2022

Liderança
Livro incrível, uma história única de liderança perseverança.
Mesmo sem cumprir o objetivo a missão foi completamente incrível.

Letícia.vilches 20/04/2022

Adoro ler sobre este tema.
É incrível imaginar a coragem destes homens! Numa época onde era ainda bem precária as roupas, ferramentas, aquecimento, ......
A incrível viagem de Shackleton você acompanha o relato de uma das viagens antárticas mais famosa da história.
Apesar de ter gostado do livro não é o meu preferido.
No Reino do gelo e meu amado O último lugar da terra são sem dúvida melhores, apesar de contar histórias diferentes.

Maria Izabel 17/04/2022

Maravilhoso o livro . Que respeito e carinho que tenho shakleton. Cada membro da tripulação ganhou o meu amor. Uma história fantástica de sobrevivência, amor ao próximo e carinho que nas horas difícil a união era maior.
Renata 17/04/2022minha estante
Uauuu! Coloquei na minha lista

Maria Izabel 17/04/2022minha estante
Leia apenas falo isso

Maria 17/04/2022minha estante
Quero ler esse livro . Pelo descrição a história deve ser linda

João 15/04/2022

Propaganda é a alma do negócio
Li que esse era o melhor livro do mundo. Não é. Mas no fim ele ganha um pouco de fôlego e termina bem.

Renato. 09/04/2022

Superação
Eles se depararam com um inferno de gelo...e continuaram prosseguindo. Até o fim! Impressionante como o ser humano pode se superar diante de desafios impossíveis de vencer. A vontade de sobreviver aliada ao forte espírito de liderança do capitão foram o que sustentou esse desafio terrível que enfrentaram.

Will 03/04/2022

O título não poderia ser mais adequado
Tomei conhecimento do naufrágio após a descoberta do navio Endurance em março de 2022. Como grande fã do Titanic, não perdi tempo e logo que soube de um tal Ernest Shackleton comecei a ler este incrível livro, ou por quê não dizer diário de bordo?

Sem dar spoilers, o livro detalha todo o período que segue a fatídica viagem, desde as preparações na Inglaterra até o resgate da tripulação, porém senti bastante falta de um relato mais detalhado de um pós-resgate.

Não que isso deixe o livro ruim ou sem sentido, longe disso, mas creio que essas informações são fundamentais para ecoar no imaginário do leitor como os sobreviventes dessa gigantesca aventura foram reinseridos na sociedade. Eu particularmente precisei recorrer a outras fontes para acabar com a curiosidade gerada pela falta dessa informação que certamente não desabona a obra, mas com certeza a complementaria.

A viagem, os desafios, as superações e os detalhes dos diários me fascinaram do começo ao fim da obra, aliás, estava lendo outro incrível livro que precisei parar por uns dias ao me ver imerso nesta obra maravilhosa de Alfred Lansing.

Shackleton certamente é um exemplo indiscutível de liderança, inspiração, autocontrole, pensamento crítico, analítico e um ser humano com uma alma incrível, capaz de se pôr no lugar do outro e lutar até o fim por ele.

A tripulação por sua vez, reflete seu guia e se mostra incrivelmente resiliente, suportando minuto a minuto as inúmeras provações a qual se sujeitou por quase 500 dias. A obra é, sem dúvidas, uma das mais incríveis histórias que já li e passa a figurar entre os meus livros preferidos.

Obs.: Durante a leitura, vale muito a pena acompanhar a rota usando o aplicativo (ou site) do Google Earth e buscar as imagens dos locais por onde passaram e até do navio, que como disse no início, já foi descoberto e está incrivelmente preservado no fundo do Mar de Weddell, na Antártica.

site: https://www.youtube.com/watch?v=RaKqeabcfc8

Acácio 15/03/2022

Fantástico! Uma grande aventura e lição de liderança
É incrível como a história dá errado o suficiente para se tornar épica e certo o suficiente para sobreviverem e poderem contá-la.
O roteiro todo é conhecido: é como ler a Bíblia: você não se surpreende com a morte e ressurreição de Cristo. No entanto, da mesma forma, você aprecia cada passagem do livro absorvendo conhecimento metafórico e profundo.
A incrível viagem de Shackleton é uma leitura leve e divertida que nos leva a tirar lições profundas sobre liderança, trabalho em equipe e superação.

Henrique Moutinho 02/03/2022

Chegar a Antártica já é um feito notável. Assumir desafios como atravessá-la é ainda mais surpreendente. Mas sobreviver a uma séria de contratempos é inimaginável. Apesar disso, o livro não é muito cativante, é difícil sentir qualquer afinidade com qualquer personagem. Isso se deve, provavelmente, a fidelidade aos diários dos membros da tripulação, que guiam o livro do início ao fim. Não é um romance, é quase uma biografia.

Bianca.Herr 30/01/2022

Incrível
Com certeza um dos livros mais incríveis que já li na vida. Uma mistura de angústia pungente com a alegria das coisas mais insignificantes, porém preciosas.
Um mergulho profundo nas altas latitudes medidas no sextante, na escassez de tudo, mas na abundância de liderança de um bom mestre.
Banquisas de gelo, pinguins, trenós, gordura de foca, bolinhos de pemmican e muita - muita mesmo - esperança.
Poderia descrever A Incrível Viagem de Shackleton como o pico de ansiedade, a tensão última antes do alívio, da morte, do gozo. A chegada no cume para deparar-se com um precipício, mas voltando as costas para o vento de popa e deixando-se levar às cegas junto ao desconhecido.
Barbudos, sujos e exaustos:
- Vocês estão bem?
- Todos bem - responderam.

Jennifer Martins 23/01/2022

Realmente incrível
Em alguns momentos me vi irritada pela minuciosidade na descrição dos fatos, muitas vezes repleta de jargões náuticos e por isso demorei a concluir o livro, mas tudo fez sentido ao final da história. Cada detalhe era para enfatizar o quão extraordinária e inacreditável é o feito realizado por Shackleton e seus homens.
Intercalei a leitura com o audiobook e a narração do Marcos Breda fez toda a diferença. Recomendo!

kiki.marino 03/01/2022

Uma dessas fantásticas e reais histórias de sobrevivência que supera qualquer ficção . Liderados por Shackleton, 27 homens embarcam no "Endurance " para fazer um travessia inédita pela Antártica o que encontram no meio do caminho é a regra número 1 de quem navega no mar :sempre esperar o inesperado .Aqui encontraram placas de gelo que cercaram a embarcação ,que exerciam uma forte pressão na sua estrutura e fatalmente destruiram o barco de madeira considerado na época o mais resistente.

Shackleton era um homem preparado e atento na logística depois de outrora expedições fracassadas e com mortos, está viagem significava muito para seu ego e ambições de glória ,fama e dinheiro. Aqui vemos a faceta humana de mostrar frieza análise e determinação em salvar as vidas dos membros da expedições acima de tudo.

Nela é contada os vários estágios mentais de pessoas vivendo em grupo e tentando sobreviver a condições cada vez mais inóspitas. Da excitação inicial adaptação, medo,esperança desespero e puro instinto de sobrevivência ao custo de esgotamento mental e físico. Para enfim chegar ao miraculoso resgate num época sem tecnologia.

Una história admirável , embora o estilo narrativo do autor não seja empolgante, ele fez um amálgama geral de cada personalidade na expedicao de anedotas e curiosidades, senti falta de alguma profundidade, mesmo na descrição de Shackleton, enaltecendo e criando a figura de um herói e sublineando o homem. Assim como a repercussão na família e imprensa na época ou fotos e informações para o leitor dos pós fatos após o resgate da tripulação.
Ainda sim um bom livro do gênero de não ficção .

gmilitz 29/12/2021

A Incrível Viagem de Shackleton
Uma expedição ambiciosa que por força da natureza dera errado, mas no final, acabou saindo muito mais grandiosa do que o que fora planejado.

Shackleton, um homem determinado, líder nato. Queria cruzar o continente de gelo a pé, com uma tripulação de 27 homens, mas acabou encalhado no mar de Weddel. A partir disso começam suas dificuldades, a dificuldade e responsabilidade de trazer sua tripulação sã e salva para a civilização, estando possivelmente em um dos lugares mais inóspitos do mundo.

Sem palavras para descrever esse livro, é sensacional. A determinação da tripulação em continuar viva é de outro mundo, não consigo me imaginar passando pelas mesmas situações que eles e saindo ileso. Impossível não se emocionar com o final do livro. Vale a leitura, vale a degustação do livro, vale a releitura.

"-Meu nome é Shackleton - respondeu em voz baixa "

Bvitro 28/11/2021

Bravura
Coragem, valentia e força, são os ingredientes que fazem parte deste livro de seu início ao fim.
Que jornada meus amigos, tamanho são os percaussos na história que você acaba desacreditando da sorte.
A narrativa é de certa forma angustiante durante a maioria da leitura, porém somos recompensados por um ótimo enredo, no que diz respeito aos fatos e sentimentos de todos que fazem parte da história.
Recomendo a leitura desta façanha, ainda mais por ser baseada em fatos reais.

Tha 10/11/2021

Até onde você iria para salvar sua vida?
Sabe quando você está num dia ruim e pensa ?nossa não poderia ficar pior?? Esse livro é uma história real de que tudo que está ruim pode ficar 10x pior. Mas acima de tudo é um livro que te ensina muito sobre resiliência! Te ensina que mesmo no meio de tantas coisas ruins acontecendo nos podemos ter forças para começar novamente e sempre ter esperança de que na próxima vez tudo dará certo!

Confesso que demorei muito pra terminar o livro porque em várias partes a escrita fica pesada/maçante, além de possuir vários termos técnicos sobre barcos e navios o que deixa a leitura mais pesada. Mas continuei a leitura assim mesmo e me surpreendi demais.

Me fez refletir, o quanto eu faria pra sobreviver? Com certeza eu não aguentaria nem metade do que os homens nessa expedição aguentaram e sempre com fé e esperança de que no fim tudo daria certo. E cada dia que passava a situação ficava pior e pior. Teve vários momentos durante a leitura que eu pensei ?desse capítulo eles não passam, eles vão morrer?. Mas o poder da resiliência era muito maior.

Recomendo demais a leitura!