A mulher que escreveu a Bíblia

A mulher que escreveu a Bíblia Moacyr Scliar

Resenhas - A Mulher que Escreveu a Bíblia

Manu 16/07/2021

SUPER RECOMENDO!!!
Quando li a primeira vez a alguns anos gravei cada pedacinho desse livro na Alma, ele é forte, intenso, inteligente, divertido, feminino, selvagem...eu sou amante desse livro!!
É uma leitura prazerosa e incontrolável...flui em cada página com intensidade!
LEIAM é maravilhoso!!

DIRCE 17/05/2009

A Ogra
O Dó!!!! Ainda bem que o autor recompensou tanta feiúra dotando a protagonista de uma inteligência impar, e é por meio dos olhos dessa protagonista brilhante e sem papas na língua que, pude desfrutar de uma leitura deliciosa e hilária, além de poder relembrar episódios bíblicos há muito esquecidos.

Silvio 20/02/2021

Há zilhões de livros por aí, porém nem tantos originais. Muitos são cópias uns dos outros, bases para outros ainda; alguns são misturas de outros e assim por diante. Este me pareceu ser bem original, nunca li nada semelhante.
O autor mexe com vários segmentos da sociedade, tais como amor, amizade, preconceito, falso moralismo. A sociedade valoriza a beleza física feminina, não a cultura, a inteligência e outras qualidades tais. A protagonista - feia em demasia, coitada!!, embora soubesse ler e escrever, coisa muito rara na época e impossível às mulheres, era desprezada por todos, inclusive por outra mulheres. Tão feia que fez o grande, poderoso e sábio rei broxar (nesse momento "quamurridirri".
Ela até tenta implantar a "democracia petista" (ou seria comunismo?) sexual; as mulheres do rei deveriam ter direito a número mínimo de fodas; as que não atingissem tal número teriam direito a um cruzeiro pelo Caribe ... ahahahahah....Chegou a pensar que, talvez, o rei fosse montar um harém em um paraíso fiscal... putz....ahahahahah...

Moacyr Scliar faz uma crítica/sátira à Bíblia, mais especificamente ao Velho Testamento e ao grande e sábio Rei Salomão. Se um fanático religioso ler esse livro, irá até o túmulo do autor para "rematá-lo".
Ótimo livro, recomendo, mas não para religiosos fanáticos.

Ju.amorim 01/06/2020

Um dos mais divertidos que já li
Livro fluido, irreverente e muito divertido! Nunca tinha lido nada do autor e fiquei com vontade de emendar mais um! Trata de religião, história e conceitos de beleza com uma ironia que nos gruda às páginas.

Mari 10/06/2021

Livros que li para o Sebo Marimaah
Ao contrário do que pensei, esse foi um livro divertidíssimo.
Todos os conflitos que a personagem passa são interessantes e válidos de analise.
Esse não é um livro sobre religião, é um livro sobre uma mulher que, aos trancos e barrancos, descobre o que quer.
Dito isso, devo registrar, que não seria uma leitura para qualquer pessoa, para valer a pena se envolver nesse conteúdo, o coração tem que estar aberto para absorver os detalhes e a mente tem que estar preparada pra tirar proveito das informações... Caso contrário você não vai gostar.

23/04/2023

A mulher que escreveu a Bíblia - Moacyr Scliar
Esse livro foi uma grande surpresa. Dessas leituras que a gente começa a ler sem saber a história e se apaixona.

A partir dos olhos de uma mulher, a história da humanidade será (re)contada com a escrita de um importante livro. O mais tocante é ver essa narrativa sob a visão de uma mulher em tempos em que a única perspectiva para esse sexo era um bom casamento. Porém, apesar desse contexto, a protagonista conseguia enxergar além, criticar e buscar mudanças. Tipo de mulher que incomoda.

O que mais gostei no livro foi a autenticidade da personagem. O autor deu vida a ela. As palavras não eram dele, eram dela. Perspicácia e inteligência marcam a trajetória da mulher que escreveu a Bíblia.

Depois dessa leitura irei procurar outros livros de Scliar.

Claudio 09/04/2023

Subversão Bíblica
Eu adoro uma subversão bíblica! Num livro que lembra Saramago, a história dessa mulher ?feia? se desenvolve com muito humor pra contar como supostamente uma das mulheres do rei Salomão escreveu o Livro.
A leitura flui, a trama é muito bem montada e a personagem-título é sensacional.
Desses livros que dão pena de terminar.

Ricardo.Borges 04/11/2022

Curioso
Não é primeira (e nem melhor)história que leio em que os personagens são sacadora de famosas histórias bíblicas.
Desde o evangelho segundo Jesus Cristo (Saramago) até versões de Baltazar dos três Reis magos, ou até mesmo a versão de Maria Madalena idealizada por Dan Brown, estes textos são férteis por vários motivos, mas, acho que o principal seja o próprio afastamento histórico do tempo.
Este livro é bem escrito, com vários momentos irônicos e bem ?adaptados? ao nosso tempo, com pitadas de sarcasmo, humor e ?luxúria? que seriam impensáveis nas histórias originais.
Vale pela curiosidade.

Ribeiro 26/01/2022

uma leitura interessante
Pensar na possibilidade da Bíblia ter sido escrita por uma mulher é no mínimo interessante. Moacyr Scliar recria essa atmosfera no livro "A mulher que escreveu a Bíblia". Achei curioso o fato de nossa personagem escriba às vezes ser uma mulher desvairada, consumida pelo desejo, às vezes ser centrada e sabiamente contemplativa em diversas situações que demandavam raciocínio crítico.

Há uma relação entre o professor que ensina a voltar às vidas passadas de seus pacientes e Salomão, uma pessoa sábia e compenetrada. A paciente que descobriu ser a mulher que escreveu a Bíblia e foi esposa de Salomão. O pastorzinho e o ajudante de fazendeiro.

A mulher deseja e ao mesmo tempo quer ser desejada. A inteligência conquista, mas será que ela consegue sustentar essa conquista? Nossa escriba descobre a resposta para tal questão apenas ao final do livro, como dizem por aí: "antes tarde do que nunca".

Marina 21/12/2022

A mulher que?
Fez sua história? Moacyr scliar teve muita criatividade com essa narrativa, misturando uma parte da história com a sua ficção, mas senti falta de partes do desfecho ou de mais nexo com o início do livro.
É um livro cômico, leve, mas nem de perto o melhor do ano.

Helena Gáti 24/09/2020

Um livro muito autêntico, leve e divertido! Em A mulher que escreveu a Bíblia, Moacyr Scliar constrói uma narrativa fluida e muito bem humorada sobre uma mulher que, ao consultar um terapeuta de vidas passadas, descobre que foi uma das setecentas esposas de Salomão, porém com um detalhe, era a mais feia de todas. Com uma linguagem moderna que faz com que o leitor queira ler tudo de uma vez, a obra conta a trajetória dessa mulher cuja habilidade de ler e escrever lhe proporciona o importante trabalho de escrever a suposta história da humanidade

Erika.Almeida 29/05/2020

"A mulher que escreveu a Bíblia" de Moacyr Scliar chegou na noite de sexta, me fez companhia por todo o sábado e já estou com saudade. Leitura leve, bem humorada, por vezes, escrachada. Ao mesmo tempo, um texto inteligente, com suas sutilezas e boas entrelinhas.
Drica Feitosa 29/05/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler este! Obrigada pela resenha...

Erika.Almeida 29/05/2020minha estante
??

Dani Pontes 20/03/2021

Uma ode à feiura
Uma mulher a frente do seu tempo mas tudo q ela queria era dar umazinha...
Divertido e inspirado e uma delicia de ler!!

Ayanne 06/01/2021

Genial!
Minha primeira leitura de 2021 e não poderia ter sido melhor! Comecei a lê-lo sem noção alguma do que esperar, e que surpresa tive ao me pegar gargalhando e chorando de tanto rir!
Moacyr foi genial, a escrita é fantástica e mesmo eu não tendo conhecimento algum sobre a Bíblia consegui captar as principais referências e a genialidade do Moacyr ao escrever este livro. Muito bom!
Não sei porque esta obra ainda não foi adaptada para o cinema, eu só conseguia imaginar a Tatá Werneck no papel da mulher e o Rodrigo lombardi como o Salomão.
Alê | @alexandrejjr 08/01/2021minha estante
Pô, eu consigo ver essa adaptação numa minissérie, hein!

Silvio 20/02/2021minha estante
"eu só conseguia imaginar a Tatá Werneck no papel da mulher" ...A Tatá não é tão feia assim...rsrsrs
Também adoraria ver essa obra numa minissérie da vida!

Michele 08/11/2021minha estante
Meu deus, simmm