O Dever do Advogado

O Dever do Advogado Ruy Barbosa

Resenhas - O Dever do Advogado

v1toriasousa 09/01/2024

Ótimo
Excelente livro para estudantes de direito, principalmente para aqueles que tem aversão a advocacia criminal. O livro trata de forma literal o que traz no título: o dever do advogado. Em muitos momentos, somos revestidos de preconceitos em relação a várias situações que encaramos de forma passional, um exemplo é quando ocorre um crime moralmente repreendido pela maior parcela da sociedade. Encaramos que essa pessoa, que supostamente cometeu o crime, não é digna de defesa ou amparo, mas Ruy Barbosa e Evaristo Costa nos trazem a visão de que para que o direito alcance a justiça que ele objetiva, é necessário que todas as partes de um processo tenham a proteção dos seus direitos garantidos. Isso é o que forma uma sociedade que habita em um Estado de Direito.
Lara.Balbina 28/01/2024minha estante
Daniel já leu esse?

v1toriasousa 14/02/2024minha estante
Sim linda

Br_biah 17/12/2023

O direito a defesa acima de qualquer julgamento
O dever do advogado, assim como julgo o dever de todos os operadores do direito e pessoas físicas, é analisar as provas, estudá-las a fundo até que não se haja questionamentos e objeções, sendo assim possível julgar se o réu é culpado ou não. E mais, independente que ele seja ou não, cabe a lei julgá-lo e setenciá-lo. A autotutela não é concebida e o direito a defesa é para todos.
Isso não quer dizer propriamente que o culpado será absolvido pela defesa, mas sim que, o processo e a senteça deverá ser justa ao delito cometido, assim como dizia Beccaria.
Outro ponto, ser este possuidor do direito de ter um advogado não significa que todos deverão obrigatoriamente defender sua causa ou pessoa. Há preceitos morais que devem ser respeitados, portanto, julgará apto a prosseguir e aceitar o caso, quem entender que esses preceitos não foram violados. Em outras palavras, o advogado tem livre arbitrio para dizer qual causa assumirá e qual não.
O que está fora de cogitação é dizer que este, por mais que tenha cometido crimes hediondos, é indigno de defesa. Por mais que seus crimes se voltem contra dilemas sociais e da natureza jurídica.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto?.(Rui Barbosa)"

É um ótimo livro, principalmente para quem cursa direiro ou já é formado na área, pois faz com que, mesmo que não concordemos com, a princípio, tais posições, seremos passíveis de mudar de opnião. E assim será, ao menos foi comigo.

Bruna2188 15/11/2023

Leitura obrigatória
Eu sempre me questionei qual seria meu limite quando precisasse defender alguém, e apesar de óbvio, é complicado internalizar que a lei se sobrepõe aos valores morais defendidos pelo advogado. A necessidade de defesa é inerente a todo indivíduo, e esse embate é um questionamento que ultrapassa décadas. ? O dever do advogado? é uma obra escrita por um dos maiores juristas brasileiros, um livro de leitura rápida, com várias referências a pensadores clássicos, mas que não deixa de ser uma leitura complicada, pois, obviamente, estamos falando da forma de escrita do século passado.

talita.finamore 26/07/2023

Uma leitura primordial que abrange a importância de saber lidar com os mais diversos tipos de casos na área jurídica.

Natalia1729 06/07/2023

Leitura necessária e importante
Um livro muito bom e traz diversos apontamentos que mesmo tendo sido escrito anos atrás ainda se faz necessário e atual para os profissionais do direito e interessados na área.
No decorrer do livro nos deparamos com lições valorosas sobre qual o papel do advogado enquanto profissional e reitera a importância de agir de maneira honesta, ética e buscar o melhor para o seu cliente.
Mesmo sendo um livro considerado antigo tem uma leitura consideravelmente fácil e bem fluida, é um livro que traz muitos ensinamentos.

melisse1 02/03/2023

N entendi nada, me senti uma burraKKKKKKKKKKKMMMMMKKKKKMKKKKMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMKkkkllllk
Tay Spatafora 02/03/2023minha estante
Kkkkkk

Charlie Gabriel 02/02/2023

Uma lição mesmo que para mim já fosse conhecida mas é normal ver em leigos e em ignorantes o entender de um acusado já ser culpado então indefensável, mas ver isso de supostos estudantes, que vandalizam outros advogados por defende acusados de crimes bárbaros ? Pra que julgamento então se vc já deu a sentença? Essa é uma das lições tratadas na carta de Ruy Barbosa.
A edição além da carta trás uma mini biografia do mesmo e uma introdução dos problemas políticos da polarização política da época.

Gabriel.Benedicto 22/01/2023

DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA
O livro, que na realidade consiste em uma carta, demonstra a importância da advocacia, especialmente quanto à advocacia criminal, em casos criminais midiáticos, onde o advogado acaba sendo julgado pela mídia e pela população em geral por defender um acusado. Leitura obrigatória para estudantes de Direito e advogados.
Embora o livro seja bem curto, a leitura acaba sendo um pouco densa, dado o período em que o livro fora escrito pelo Mestre Rui Barbosa.

Lays 02/01/2023

A advocacia merece respeito
Esse livro mudou minha opinião sobre a advocacia. Estou no terceiro período de Direito e muitas vezes no início do curso pensei sobre certos casos e se defenderia os mesmos. Este livro trás uma questão ética que circunda todos das carreiras jurídicas em especial o advogado. Apesar de eu almejar a carreira pública como promotora de justiça, esse é um livro que deveria ser lido por todos os integrantes da área judicial, pois, é uma obra essencial para o respeito da profissão essencial da advocacia.

rodrigueswlucas 04/11/2022

Escrito por um dos maiores expoentes da advocacia brasileira, essa obra mostra-nos que todos merecem uma defesa técnica e livre de juízo de valor pelo patrono da causa.

Apesar de curto o texto tem valor inexprimível para a compreensão do verdadeiro papel do advogado.

Ferreiro 25/08/2022

Obra essencial para o estudante de Direito
A presente obra faz uma reflexão sobre ética e moral na atuação jurídica, pois argumenta sobre o papel essencial do advogado na defesa da justiça pela busca da verdade.

Suzana Mendonça 20/07/2022

Dignidade da defesa
O livro é disposto no formato de consulta formulada por um advogado acerca da continuidade ou não da defesa de pessoa considerada sua adversária. Por meio de uma carta, a resposta precisa e técnica de Ruy Barbosa chama atenção por ser extremamente atual, para além de técnica e precisa, revelando a importância do direito de defesa

Lidiany.Mendes 18/04/2022

Leitura necessária
O livro é composto por um prefácio escrito por Evaristo de Morais Filho que enaltece a importância da resposta dada por Ruy Barbosa diante de uma consulta feita por Evaristo de Morais em 18 de outubro de 1911. Ruy Barbosa, inegavelmente um dos maiores juristas brasileiros de todos os tempos, escreve uma verdadeira obra de deontologia jurídica, destacando o dever do advogado diante de uma defesa criminal. O mestre cita casos e exemplos que corroboram sua argumentação com brilhantismo. Leitura mais que necessária para estudantes e advogados.

Ani 14/01/2022

"A defesa não quer panegírico da culpa, ou do culpado. Sua função consiste em ser, ao lado do acusado, inocente, ou criminoso, a voz dos seus direitos legais."

Ericles Santos 15/07/2021

Qual o dever do advogado?
Em palavras curtas, defender o réu com imparcialidade, ainda que este seja o seu adversário nos mais vastos campos. É o que Ruy Barbosa ensina