O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe † O Corvo

Jeff 30/09/2021

POE é incrível, sem palavras para descrever a genialidade desse cara. Recomendo demais a leitura, fantástico como sempre.

Jamillikkj 17/03/2024

O corvo
Craa, quando procurei pelo poema "O Corvo" de Edgar Allan Poe, me deparei com as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa ( fui totalmente inocente, até mesmo achei que fosse livro) As nuances e diferenças entre as duas traduções, além de outras disponíveis na internet, tornaram a escolha da versão mais adequada um desafio. Acabei optando pela tradução de Fernando Pessoa, devido ao seu estilo único e sua habilidade em capturar a essência do original. No entanto, reconheço que ambas as traduções têm seus méritos e oferecem uma perspectiva interessante sobre a obra de Poe.

?E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais. Seu olhar tem a medonha cor de um demónio que sonha, E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais, E a minh'alma dessa sombra, que no chão há mais e mais, Libertar-se-á... nunca mais?

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 25/10/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Sobre a história: o poema traz um narrador que perdeu sua amada, e numa noite ouve barulhos parecidos com batidas na porta, mas quando abre a porta, só vê a escuridão da noite. O barulho persiste até que ele percebe que sua origem é na janela, e vai abri-la, sendo surpreendido por um corvo, o dono das batidas, que entra pela janela aberta.

Até aí, tudo bem, mas talvez vocês saibam que corvos são animais considerados inteligentes, capazes de aprender a realizar algumas tarefas, entre elas, "falar" como um papagaio. Então, eis que o narrador começa a conversar com o corvo, mas parece que aquela ave só sabe dizer uma frase: "Nunca mais!". E o diálogo acaba não seguindo o rumo que o narrador gostaria.

Já mencionei certa vez que admiro muito quem consegue juntar a narração de uma história com a criação de versos e de poesia, e só por isso "O Corvo" já me agradou. E com uma premissa interessante, o que tive foi uma leitura rápida mas marcante.

A edição traz duas traduções: a de Machado de Assis (escritor brasileiro que viveu entre 1839 e 1908), que me pareceu usar um vocabulário mais rebuscado ao traduzir, mas também usou alguns termos mais interessantes; e a segunda versão que foi feita pelo poeta português Fernando Pessoa ( 1888 - 1935) que me passou a impressão de proporcionar uma leitura mais fluida, o que pode ter ocorrido por eu já estar familiarizada com a historia.

Após "O Corvo" em sua edição original e com as duas traduções, há um artigo de Charles Baudelaire (tradutor das obras de Poe e "um dos principais divulgadores de sua obra na Europa"), que fala um pouco sobre o escritor, desde a aparência e o formato de sua cabeça, tão reproduzida em ilustrações, até sobre aspectos de suas obras, e por estar participando do "12 meses de Poe", foi possível concordar com várias partes do que Charles Baudelaire diz, além de ir identificando os contos a que ele estava se referindo ao longo da leitura do artigo.

Além disso e de ilustrações bem interessantes feitas por ilustrações de Édouard Manet, há mais alguns extras que não vou comentar para não tirar a graça para quem ainda vai ler. É uma ótima edição, com uma capa super bonita, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho (aspecto que pode variar dependendo do dispositivo em que se está lendo) e uma boa revisão.

E é isso! Fica a minha recomendação de leitura para quem é fã do autor e para quem ainda não leu nada dele mas quer conhecer sua escrita (uma dica: leia o poema mais de uma vez, ficará mais fácil captar detalhes e aproveitar a leitura).

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-corvo-edgar-allan-poe.html
Bruno.Oliveira 12/04/2017minha estante
ficou bom mais gostaria que alguem fizessem o resumo do texto muinto obrigado :)

Saturnotemanéis 29/01/2024

Peguei na tradução do Machado de Assis, o que dá um outro brilhantismo, mas acho que Edgar Allan Poe realmente não é pra mim.

Na Literatura Selvagem 18/12/2016

O corvo diz: Nevermore...
Considerado um dos poemas mais famosos da literatura clássica moderna, O corvo, escrito por Edgar Allan Poe ganhou uma versão em ebook que pode ser encontrada no site da Editora Darkside Books, e você pode baixá-la gratuitamente. Além da versão original em inglês, o ebook nos presenteia com duas de suas incríveis traduções, uma delas pelo grandioso Machado de Assis e a outra por Fernando Pessoa, e eu não saberia dizer qual das duas é mais fiel à narrativa em sua língua original [meu inglês não é dado a essas coisas], mas em ambas percebemos o cuidado estético de tradução, a fim de passar ao leitor a essência soturna do poema.

Edgar Allan Poe foi um dos grandes nomes da literatura americana, escreveu poesia, contos policiais e de horror, sendo mais reconhecido por estes últimos. Teve uma vida breve regada a infortúnios, que acabam por se espelhar em sua obra. Sua morte até hoje é cercada de mistério devido à situação calamitosa em que foi encontrado na rua, dias antes de falecer num hospital...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/05/o-corvo-diz-nevermore.html

Helô 02/11/2018

Melhor terror clássico
Esse é o tipo de livro que o autor expõe sua opinião sobre o assunto e explica porque tem medo,fazendo ele ser único .

Bia 28/04/2021

Li mas n sei se li mesmo
Nossa, será se entendi certo!? Que poema rebuscado, foi difícil. Reli e li varias vezes, mas agora senti saudade da época da escola em que a professora ia explicando estrofe pro estrofe. Dei 4 estrelas pra não abaixar a nota da obra, mas vou reler futuramente.

Mel Rabelo 03/11/2021

Um poema sobre luto e representado pelo corvo, que é visto por muitos povos como uma conexão entre o nosso mundo e o espiritual.
Buscando alguma resposta sobre sua amada Lenora, o personagem principal vai pedir ao corvo respostas mas só recebe negativos ‘’Nunca mais’’, acabando com cada uma de suas esperanças e terminando pior do que estava antes.

galaxnity 10/09/2023

Nossa... eu acho que nunca mais serei a mesma, esse poema eh incrível, eu amei, se tornou um dos meus favoritos, eu lia e parecia que foi escrito pra mim, eu acabei de terminar de ler e tudo oq eu li parecia que era pra mim, se encaixou perfeitamente na minha situação, ate a cor da cortina eh a mesma... mudou tanto a minha percepção, eu recomendo muito

Pedro 04/08/2022

NÃO TENHO PALAVRAS
O conto é curto, apenas leiam!
O MELHOR QUE EU JÁ LI (até hoje), LEIAM E "Nunca Mais" esqueçam é isso. Qualquer coisa que eu falasse aqui não iria expressar o prazer triste e o ritmo suave que esse conto carrega!
Oficialmente Testemunha de Poe! kkkkkkkkkkk

Luiza3234 29/07/2023

Que coisa perfeita estou sem palavras
Poemas que tiraram minha atenção do mundo, so conseguia prestar atenção no livro e nada mais. Ao falar de Edgar Allan Poe, so esperamos o melhor, e é o que eu tenho a dizer desse livro, é curto mais perfeito, levei poucos minutos para ler, mas foram poucos minutos muito bem gastos. Recomendo pra todos que querem ler uma boa poesia.

IsabellaVica 09/02/2023

Assim como todos os livros do Poe, o corvo é sensacional! Leitura bem rápida o que não torna um livro cansativo.

Maria 26/05/2023

Fui surpreendida muito positivamente por isso aqui, ameiiiii! achei super spooky vibes, halloween, corvos são um amorin, af amei mas queria outro fim kkkkk